1Depois, Agripadisse a Paulo: Permite-se-te que te defendas. Então, Paulo, estendendo a mão em suadefesa, respondeu:2Tenho-me porventuroso, ó reiAgripa, de queperante ti me haja, hoje, de defender de todas as coisas de quesouacusadopelosjudeus,3mormentesabendo eu quetensconhecimento de todos os costumes e questõesque há entre os judeus; peloque te rogoque me ouçascompaciência.
6 E, agora, pelaesperança da promessaqueporDeusfoifeita a nossospais, estouaqui e soujulgado,7 à qual as nossasdozetribosesperamchegar, servindo a Deuscontinuamente, noite e dia. Porestaesperança, ó reiAgripa, eu souacusadopelosjudeus.
9Bemtinha eu imaginadoquecontra o nome de Jesus, o Nazareno, devia eu praticarmuitosatos,10 o quetambémfiz em Jerusalém. E, havendorecebidopoderdosprincipaisdossacerdotes, encerreimuitosdossantosnasprisões; e, quando os matavam, eu dava o meuvotocontraeles.
11 E, castigando-os muitasvezesportodas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecidodemasiadamentecontraeles, aténascidadesestranhas os persegui.
12Sobre o que, indo, então, a Damasco, compoder e comissãodosprincipaisdossacerdotes,13 ao meio-dia, ó rei, vi no caminhoumaluz do céu, queexcedia o esplendor do sol, cujaclaridade me envolveu a mim e aosqueiamcomigo.
14 E, caindonóstodosporterra, ouviumavozque me falava e, em línguahebraica, dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues? Duracoisa te é recalcitrarcontra os aguilhões.
16Maslevanta-te e põe-te sobreteuspés, porque te apareciporisto, para te pôrporministro e testemunhatantodascoisasquetensvistocomodaquelaspelasquais te aparecereiainda,17livrando-te destepovo e dosgentios, a quemagora te envio,18paralhesabrires os olhos e dastrevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de querecebam a remissãodospecados e sorteentre os santificadospela fé em mim.
20Antes, anuncieiprimeiramenteaosqueestão em Damasco e em Jerusalém, e portoda a terra da Judeia, e aosgentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendoobrasdignas de arrependimento.
22Mas, alcançandosocorro de Deus, aindaaté ao dia de hojepermaneço, dandotestemunho, tanto a pequenoscomo a grandes, nãodizendonadamais do que o que os profetas e Moisésdisseramquedeviaacontecer,23isto é, que o Cristodeviapadecer e, sendo o primeiro da ressurreiçãodosmortos, deviaanunciar a luz a estepovo e aosgentios.
29 E dissePaulo: Prouvera a Deusque, ou porpouco ou pormuito, nãosomente tu, mastambémtodosquantoshoje me estãoouvindo se tornassemtaisqual eu sou, excetoestascadeias.
Nenhum comentário ainda.