6Elefoi e guerreoucontra os filisteus. Destruiu as muralhas de Gate, de Jabné e de Asdode. Construiucidades no território de Asdode e entre os filisteus.
10Tambémconstruiutorres no deserto e cavoumuitascisternas, porquetinhamuitogado, tanto na Sefelácomonascampinas. Tinhalavradores e vinhateiros, nosmontes e noscamposférteis, porqueeraamigo da agricultura.
11Uziastinha um exército de homenspreparadospara a guerra, quesaíampara a batalha em tropas, segundo a listafeitapeloescrivãoJeiel e pelooficialMaaseias, sob a direção de Hananias, um dosoficiais do rei.
13Debaixodassuasordens, havia um exércitoguerreiro de trezentos e setemil e quinhentoshomens, quefaziam a guerracomgrandepoder, paraajudar o reicontra os seusinimigos.
15 Em Jerusalémelefabricoumáquinas, inventadasporhomensperitos, queforamcolocadasnastorres e noscantosdasmuralhas, paraatiraremflechas e grandespedras. A fama de Uzias se espalhouatémuitolonge, porqueelefoimaravilhosamenteajudado, até se tornarmuitopoderoso.
16Mas, depoisqueUzias se tornoupoderoso, o coraçãodele se exaltoupara a suaprópriaruína. Elecometeuumatransgressãocontra o SENHOR, seuDeus, poisentrou no templo do SENHORparaqueimarincenso no altar do incenso.
18Elesenfrentaram o reiUzias e lhedisseram: — Nãocompete a você, Uzias, queimarincensodiante do SENHOR, masaossacerdotes, filhos de Arão, quesãoconsagradosparaesseserviço. Saia do santuário, porquevocêcometeuumatransgressão e issonãolhetraráhonra da parte do SENHORDeus.
19EntãoUzias se indignou. Eletinha o incensário na mãoparaqueimarincenso. No momento em queele se indignoucontra os sacerdotes, a lepralhesaiu na testa, alimesmo, na presençadossacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.
20Quando o sumosacerdoteAzarias e todos os sacerdotes se voltaramparaele, eisqueeleestavaleproso na testa. Entãoapressadamente o tiraramdali, e atéelemesmo se apressou em sair, vistoque o SENHOR o haviaferido.
21Assim, o reiUziasficouleprosoaté o dia da suamorte. E, porserleproso, morounumacasaseparada, porquefoiexcluído da Casa do SENHOR. E Jotão, seufilho, tinha a seuencargo o palácioreal, governando o povo da terra.
23Uziasmorreu e foisepultado no túmulo de seuspais, numcemitérioquepertenciaaosreis. Porquedisseram: “Eleeraleproso.” E Jotão, seufilho, reinou em seulugar.
Nenhum comentário ainda.