3Saulacampou no monteHaquila, em frente de Jesimom, junto ao caminho, porémDavificou no deserto. QuandoouviudizerqueSaulvinha à suaprocura no deserto,4enviouespias e soubequeSaul, de fato, tinhachegado.
5Davi se levantou e foi ao lugarondeSaulestavaacampado. Viu o lugarondedormiamSaul e Abner, filho de Ner, comandante do seuexército. Sauldormiadentro do acampamento, e o povoestavaacampado ao redordele.
6Daviperguntou a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: — Quemirácomigo ao arraial de Saul? Abisairespondeu: — Eu ireicomvocê.
7Assim, Davi e Abisaiforam, de noite, ao acampamento. E eisqueSaulestavadeitado, dormindo. A lançadeleestavafincada na terra, perto da suacabeça. Abner e o povoestavamdeitados ao redordele.
8EntãoAbisaidisse a Davi: — HojeDeusentregou o seuinimigonassuasmãos. Deixeque eu vá, agora, encravá-lo com a lança, ao chão, com um só golpe; nãoserápreciso um segundogolpe.
12EntãoDavipegou a lança e o jarro de águaqueestavamperto da cabeça de Saul, e elesforamembora. Ninguémviu, nemficousabendo, nemacordou. Todosdormiam, porquehaviacaídosobreeles um profundosono, vindo da parte do SENHOR.
14Entãogritoupara o povo e paraAbner, filho de Ner, dizendo: — Vocênãovairesponder, Abner? EntãoAbnerrespondeu: — Quem é você, queestá aí gritandopara o rei?
15Davirespondeu: — Vocênão é homem? E quem é igual a você em Israel? Entãoporquenãoprotegeu o seusenhor, o rei? Porquealguém do povofoiaté aí paramatar o rei, seusenhor.
16Não é bomissoquevocêfez! Tãocertocomovive o SENHORDeus, vocêsmerecemmorrer, vocêsquenãoprotegeramseusenhor, o ungido do SENHORDeus. Agoravejamondeestá a lança do rei e o jarro de águaqueestavaperto da cabeçadele.
19 E agora, ó rei, meusenhor, porfavorescute as palavrasdesteseuservo. Se é o SENHORDeusque o estáincitandocontramim, queeleaceiteumaoferta. Mas, se são os filhosdoshomens, quesejammalditosdiante do SENHOR! Porqueeles me expulsaramhoje, paraque eu nãotenhaparte na herança do SENHOR, comoquedizendo: “Vá e sirvaoutrosdeuses.”
20Agora, que o meusanguenãosejaderramadolongedestaterra do SENHOR. Porque o rei de Israelsaiu em busca de umapulga, comoquempersegueumaperdiznosmontes.
21EntãoSauldisse: — Pequei! Volte, meufilhoDavi, poisnãomaislhefareimal, porquehoje a minhavidafoipreciosaaosseusolhos. Eu tenhoagidocomo um louco e cometi um erromuitogrande.
23 E que o SENHORDeusrecompensecada um pelasuajustiça e lealdade. Porquehoje o SENHORDeus o haviaentregadonasminhasmãos, porém eu nãoquisestendê-lascontra o ungido do SENHOR.
25EntãoSauldisse a Davi: — Benditosejavocê, meufilhoDavi! Porquevocêfarágrandescoisas e certamenteserábem-sucedido. EntãoDaviseguiu o seucaminho, e Saulvoltouparacasa.
Nenhum comentário ainda.