3 E acampou-se Saul no outeiro de Haquila, queestá à entrada de Jesimom, junto ao caminho; porémDavificou no deserto e viuqueSaulvinhaapósele ao deserto.
5 E Davi se levantou e veio ao lugarondeSaul se tinhaacampado; viuDavi o lugaronde se tinhadeixadoSaul e Abner, filho de Ner, chefe do seuexército; e Saulestavadeitadodentro do lugardoscarros, e o povoestavaacampado ao redordele.
6 E respondeuDavi e falou a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, dizendo: Quemdescerácomigo a Saul ao arraial? E disseAbisai: Eu descereicontigo.
7Vieram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eisqueSaulestavadeitado, dormindodentro do lugardoscarros, e a sualançaestavapregada na terra à suacabeceira; e Abner e o povoestavamdeitados ao redordele.
8Então, disseAbisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nasmãos a teuinimigo; deixa-mo, pois, agora, encravarcom a lança de umavez na terra, e não o ferireisegundavez.
11 O SENHOR me guarde de que eu estenda a mãocontra o ungido do SENHOR; agora, porém, toma lá a lançaqueestá à suacabeceira e a bilha da água, e vamo-nos.
12Tomou, pois, Davi a lança e a bilha da água, da cabeceira de Saul, e foram-se; e ninguémhouveque o visse, nemque o advertisse, nemqueacordasse; porquetodosestavamdormindo, poishaviacaídosobreeles um profundosono do SENHOR.
15Então, disseDavi a Abner: Porventura, não és varão? E quem há em Israelcomo tu? Porque, pois, nãoguardaste tu o rei, teusenhor? Porque um do povoveioparadestruir o rei, teusenhor.
16Não é bomissoquefizeste; vive o SENHOR, quesoisdignos de morte, vósquenãoguardastes a vossosenhor, o ungido do SENHOR; vede, pois, agora, ondeestá a lança do rei e a bilha da água, quetinha à suacabeceira.
19Ouve, pois, agora, te rogo, ó rei, meusenhor, as palavras de teuservo: Se o SENHOR te incitacontramim, cheireele a oferta de manjares; porém, se são os filhosdoshomens, malditossejamperante o SENHOR; poiseles me têmrepelidohoje, paraque eu nãofiqueapegado à herança do SENHOR, dizendo: Vai, serve a outrosdeuses.
23 O SENHOR, porém, pague a cada um a suajustiça e a sualealdade; pois o SENHOR te tinhadadohoje na minhamão, porémnãoquisestender a minhamãocontra o ungido do SENHOR.
24 E eisque, assimcomofoi a tuavidahoje de tantaestimaaosmeusolhos, de outratantaestimaseja a minhavidaaosolhos do SENHOR, e ele me livre de todatribulação.
25Então, Sauldisse a Davi: Benditosejas tu, meufilhoDavi; poisgrandescoisasfarás e tambémprevalecerás. Então, Davi se foipeloseucaminho, e Saulvoltoupara o seulugar.
Nenhum comentário ainda.