1DisseJeová a Moisés no monteSinai:2Falaaosfilhos de Israel e dize-lhes: Quandoentrardes na terraquevoshei de dar, a terraterá o descanso de um sábado a Jeová.
3Seisanossemearás o teucampo, e seisanospodarás a tuavinha, e recolherás os seusfrutos;4mas, no sétimoano, haverásábado de descansosolenepara a terra, sábado de Jeová: nãosemearás o teucampo, nempodarás a tuavinha.
10Santificareis o anoquinquagésimo e proclamareisliberdadeportoda a terra a todos os seushabitantes: ano de jubileuseráparavós. Voltareis, cada um à suapossessão, e voltareis, cada um para a suafamília.
11Essequinquagésimoanoseráparavósano de jubileu; nãosemeareis, nemsegareis o quenascer de si mesmonesteano, nemcolhereisnele as uvas da vinhanãopodada.
20 Se disserdes: Quecomeremos no sétimoano? Eisquenãohavemos de semear, nemrecolher o que a terranosproduzir;21então, vosmandarei a minhabênção no sextoano, e a terraproduziráfrutobastantepara os trêsanos.
26 Se alguémnãotiverremidor, maselemesmo se tornarrico e achar o bastantecomque a remir,27contará os anosdesdequefez a venda, e o queficar do preço da comprarestituirá ao homem a quem a vendeu; e voltará à suapossessão.
28Mas, se as suaspossesnãolhepermitiremreavê-la, o queelevendeuficará na mão de quem o comprouaté o Ano do Jubileu; no Ano do Jubileusairá do poderdeste, e aquelevoltará à suapossessão.
29 Se um homemvenderumacasa de moradianumacidademurada, poderáremi-la dentrodumanointeirodepoisque a casa se vendeu; por um anointeiroterá o direito de a remir.
30 Se a casanãoforremidadentro do prazo de um anointeiro, a casaqueestá na cidademuradaficará em perpetuidadepertencente a quem a comprou, pelassuasgerações; nãosairá do poderdele no Ano do Jubileu.
31Mas as casasdasaldeiasquenãotêmmuros ao redorserãoestimadascomo os campos do país: poderãoserremidas, e sairão do poder do comprador no ano do jubileu.
33 Se um doslevitasremirumacasa, a casaque se vendeu (e a cidade da suapossessão), sairá do poder do comprador no Ano do Jubileu; pois as casasdascidadesdoslevitassão a suapossessãoentre os filhos de Israel.
45Tambémdosfilhosdosestrangeirosqueperegrinamentrevós, deles os comprareis, e bemassimdassuasfamíliasqueestãoconvosco, as quaiselesgeraram na vossaterra; e serão a vossapossessão.
46Deixá-los-eisporherança a vossosfilhosdepois de vós, parateremcomopossessão; dessestomareis os vossosescravosparasempre, massobrevossosirmãos, os filhos de Israel, nãodominareiscomrigor, unssobre os outros.
47 Se o estrangeiro ou peregrinojunto a ti se tornarrico, e teuirmão se tornarpobrejunto a ele e forvendido ao estrangeiro ou ao peregrinoqueestácontigo, ou a um membro da família do estrangeiro,48depois de se vender, podeserremido. Um de seusirmãospoderemi-lo:49seutio, ou o filho de seutio, poderemi-lo, ou qualquerparentechegado da suafamília o podefazer; se ele se tivertornadorico, poderemir-se a si mesmo.
50Comaqueleque o comproufará a contadesde o ano em que se lhevendeu a si mesmoaté o Ano do Jubileu; e o preço da suavendaseráconforme o númerodosanos; conforme os diasdumjornaleiroestarácomele.
Nenhum comentário ainda.