1 O SENHORdisse a Moisés, no monteSinai:2 — Faleaosfilhos de Israel e diga-lhes: Quandoentrarem na terraque eu lhesdou, a própriaterraguardará um sábadodedicado ao SENHOR.
4Porém, no sétimoano, haverá um sábado de descansosolenepara a terra, um sábadodedicado ao SENHOR; nãosemeiem os seuscampos, nemfaçam a poda de suasvinhas.
5Nãofaçam a colheita do quenascerpor si mesmonosseuscampos, nemcolham as uvas de suasvinhasquenãoforampodadas; será um ano de descansosolenepara a terra.
6Masvocêspoderãocomer os frutos da terra em descanso — vocês, os seusescravos, as suasescravas, os seustrabalhadoresdiaristas e os estrangeirosquemoramcomvocês.
10Santifiquem o quinquagésimoano e proclamemliberdade na terra a todos os seusmoradores. Esseserá um ano de jubileuparavocês, e cada um de vocêsvoltará à suapropriedade, cada um de vocêsvoltará à suafamília.
15Vocêcomprará do seupróximocombase no númerodosanosdesde o últimoJubileu; e, segundo o númerodosanosdascolheitasaté o próximoJubileu, elevenderá a você.
20 Se vocêsperguntarem: “Quecomeremos no sétimoano, se nãopodemossemearnemfazer a colheita?”,21saibamque eu lhesdarei a minhabênção no sextoano, paraque a terraproduza o suficienteparatrêsanos.
25 — Se alguém do seupovoempobrecer e venderalgumapartedassuaspropriedades, entãovirá o seuresgatador, seuparente, e resgatará o queesseseuirmãovendeu.
26 Se alguémnãotiverresgatador, porémvier a tornar-se próspero e achar o bastantecomque a remir,27entãocontará os anosdesde a suavenda, e o queficarrestituirá ao homem a quemvendeu; e assimpoderávoltar à suapropriedade.
28Mas, se as suaspossesnãolhepermitiremreavê-la, então a propriedadequeforvendidaficará na mão do compradoraté o Ano do Jubileu; porém, no Ano do Jubileu, sairá do poderdeste, e aquelepoderávoltarpara a suapropriedade.
29 — Se alguémvenderumacasa de moradia em cidademurada, poderáresgatá-la antesque se complete um ano a contar de suavenda; durante um ano, serálícito o seuresgate.
30 Se, depois de passado um ano, nãoforresgatada, então a casaqueestiver na cidadequetemmuralhaspertencerá em definitivo ao que a comprou, de geração em geração; nãosairá do poderdele no Jubileu.
31Mas as casasdasaldeiasquenãotêmmuralhas ao redorserãoestimadascomo os campos da terra; paraelashaveráresgate, e sairão do poder do comprador no Jubileu.
33 Se o levitanãoresgatar a casaquevendeu, então a casacomprada na cidade da suapropriedadesairá do poder do comprador, no Jubileu; porque as casasdascidadesdoslevitassão a suapropriedade no meiodosfilhos de Israel.
35 — Se alguém do seupovo se tornarpobre e as suasmãos se enfraquecerem, entãovocêtem o dever de sustentá-lo; eleviverácomvocêcomoestrangeiro e peregrino.
40Trate-o como um trabalhadordiarista ou estrangeiroquemoracomvocê. Até o Ano do Jubileueletrabalharáparavocê;41entãoficarálivre de você, ele e os filhosdele, e voltará à suafamília e à propriedade de seuspais.
45Tambémpoderãocomprá-losdosfilhosdosestrangeirosqueperegrinamentrevocês, deles e dasfamíliasdelesqueestiveremcomvocês, quenasceram na terra de vocês; e eles se tornarãopropriedade de vocês.
46Vocêspoderãodeixá-loscomoherançapara os seusfilhosdepois de vocês, paraquesejampropriedadedeles. Vocêspoderãofazercomqueessessirvamperpetuamente, massobre os seusirmãos, os filhos de Israel, vocêsnãodevemdominarcomtiraniaunssobre os outros.
47 — Se um estrangeiro ou peregrinoquemora no meio do povoenriquecer, e se alguém do seupovotornar-se pobre e vender-se comoescravo a esseestrangeiro ou peregrinoquemora no meio do povo, ou a alguém da famíliadesseestrangeiro,48depois de haver-se vendido, haveráaindapossibilidade de resgateparaele. Um de seusparentespoderáresgatá-lo:49seutio ou primopoderáresgatá-lo; um outroparente da suafamíliatambémpoderáresgatá-lo; ou, se tivercondições, poderáresgatar a si mesmo.
50Comaqueleque o comprouacertarácontasdesde o ano em que se vendeu a eleaté o Ano do Jubileu; o preço da suavendaserásegundo o númerodosanos, conforme se paga a um trabalhadordiarista.
Nenhum comentário ainda.