1 O SENHORdisse a Moisés no monteSinai:2Falaaosisraelitas e dize-lhes: Quandotiverdesentrado na terraque eu vosdou, a terraguardará um sábadopara o SENHOR.
3Duranteseisanossemearás a tuaterra, podarás a tuavinha e colherás os seusfrutos;4mas no sétimoanohaverásábado de descansosolenepara a terra, um sábadopara o SENHOR; nãosemearás o teucampo, nempodarás a tuavinha.
6Mas os frutos do sábado da terraserãovossoalimento; teu, do teuescravo, da tuaescrava, do teudiarista, do estrangeiroquevivecontigo,7 do teugado e dosanimaisselvagens na tuaterra; todo o produtodelaserávossoalimento.
10 E declarareissanto o quinquagésimoano, e proclamareisliberdade na terra a todos os seushabitantes. Essevosserá um ano de jubileu, poiscada um de vósretornará à suapropriedade, e cada um à suafamília.
11Esseanoquinquagésimoseráparavósjubileu; nãosemeareis, nemcolhereis o quenelenascerpor si mesmo, nemcolhereisnele as uvasdasvidesnãotratadas,12porque é jubileu; serásantoparavós; comereis o quebrotarnoscampos.
16Quantomaiorfor o número de anos, maisaumentarás o preço; e quantomenorfor o número de anos, maisabaixarás o preço; pois o queeleestá te vendendo é o número de colheitas.
26 E, se alguémnãotiver um resgatador, maselemesmotiverenriquecido e reunido o suficienteparaseuresgate,27contará os anosdesde a venda e restituirá ao homem a quem a vendeu o quepassar do preço da venda; e retornará à suapropriedade.
28Mas, se suaspossesnãoforemsuficientesparareavê-la, aquiloquetivervendidoficarácom o compradoraté o ano do jubileu; e, no ano do jubileu, sairá da possedeste, e aquelequevendeuretornará à suapropriedade.
30Mas, se, após um anointeiro, nãotiversidoresgatada, a casa em cidademuradapertencerá, em definitivo, a quem a comprou e à suadescendência; nãodeixará de sersua no jubileu.
31Todavia, as casasdospovoadossemmuros ao redorserãoconsideradascomo a queestá no campo; poderãoserresgatadas e deixarão de ser do comprador no jubileu.
33 E, se alguémcomprarumacasadoslevitas, a casacomprada na cidade de suapropriedadedeixará de ser do comprador no jubileu, porque as casasdascidadesdoslevitassãopropriedadesdeles no meiodosisraelitas.
45Também os comprareisdentre os filhosdosestrangeirosquevivementrevós, e dentre as suasfamíliasqueestiveremconvosco, queelestiveremgerado na vossaterra. Serãovossapropriedade,46 e os deixareiscomoherançapara os vossosfilhos, para os herdaremcomopropriedade. Dentreesses, tomareis os vossosescravosparasempre; massobrevossosirmãos, os israelitas, nãodominareiscomrigorunssobre os outros.
47 Se um estrangeiro ou peregrinoqueestivercontigotornar-se rico, e teuirmãoqueestácomeleempobrecer e vender-se a esseestrangeiro ou peregrino, ou a algumparentedesseestrangeiro,48poderáserresgatadodepoisquetiversidovendido. Um de seusirmãospoderáresgatá-lo;49atéseutio, ou o filho de seutio, ou qualquerparentepróximopoderáresgatá-lo; ou, se eletiver se tornadorico, poderáresgatar a si mesmo.
50 E fará a contacomaqueleque o comprou, desde o ano em que se vendeu a eleaté o ano do jubileu; e o preço do seuresgate se baseará no número de anos, conforme o salário de um diarista.
Nenhum comentário ainda.