1Faloumais o SENHOR a Moisés no monteSinai, dizendo:2Falaaosfilhos de Israel e dize-lhes: Quandotiverdesentrado na terra, que eu vosdou, então, a terraguardará um sábado ao SENHOR.
6Mas a novidade do sábado da terravosseráporalimento, a ti, e ao teuservo, e à tuaserva, e ao teujornaleiro, e ao estrangeiroqueperegrinacontigo;7 e ao teugado, e aosteusanimaisqueestão na tuaterra, toda a suanovidadeserápormantimento.
10 E santificareis o anoquinquagésimo e apregoareisliberdade na terra a todos os seusmoradores; Ano de Jubileuvosserá, e tornareis, cada um à suapossessão, e tornareis, cada um à suafamília.
16Conforme a multidãodosanos, aumentarás o seupreço; e, conforme a diminuiçãodosanos, abaixarás o seupreço; porque, conforme o númerodasnovidades, é queele te vende.
26 E, se alguémnãotiverresgatador, porém a suamãoalcançar e achar o quebastapara o seuresgate,27então, contará os anosdesde a suavenda, e o queficarrestituirá ao homem a quem o vendeu, e tornará à suapossessão.
28Mas, se a suamãonãoalcançar o quebastapararestituir-lha, então, a queforvendidaficará na mão do compradoraté ao Ano do Jubileu; porém, no Ano do Jubileu, sairá, e eletornará à suapossessão.
29 E, quandoalguémvenderumacasa de moradia em cidademurada, então, a poderesgataratéque se cumpra o ano da suavenda; durante um anointeiro, serálícito o seuresgate.
30Mas, se, passando-se-lhe um anointeiro, aindanãoforresgatada, então, a casaqueestiver na cidadequetemmuro, em perpetuidade, ficará ao que a comprou, pelassuasgerações; nãosairá no jubileu.
33 E, havendofeitoresgate um doslevitas, então, a casacomprada e a cidade da suapossessãosairão no jubileu; porque as casasdascidadesdoslevitassão a suapossessão no meiodosfilhos de Israel.
45Também os comprareisdosfilhosdosforasteirosqueperegrinamentrevós, deles e dassuasgeraçõesqueestiveremconvosco, quetiveremgerado na vossaterra; e vosserãoporpossessão.
46 E possuí-los-eisporherançaparavossosfilhosdepois de vós, paraherdarem a possessão; perpetuamente os fareisservir, massobrevossosirmãos, os filhos de Israel, cada um sobre o seuirmão, nãovosassenhoreareisdelecomrigor.
47 E, quando a mão do estrangeiro e peregrinoqueestácontigoalcançarriqueza, e teuirmão, queestácomele, empobrecer e se vender ao estrangeiro ou peregrinoqueestácontigo, ou à raça da linhagem do estrangeiro,48depoisque se houvervendido, haveráresgateparaele; um de seusirmãos o resgatará:49 ou seutio ou o filho de seutio o resgatará; ou um dosseusparentes, da suafamília, o resgatará; ou, se a suamãoalcançarriqueza, se resgatará a si mesmo.
50 E contarácomaqueleque o comprou, desde o anoque se vendeu a eleaté ao Ano do Jubileu; e o dinheiro da suavendaseráconforme o númerodosanos, conforme os dias de um jornaleiroestarácomele.
Nenhum comentário ainda.