1Disse o SENHOR a Moisés, no monteSinai:2Falaaosfilhos de Israel e dize-lhes: Quandoentrardes na terra, quevosdou, então, a terraguardará um sábado ao SENHOR.
6Mas os frutos da terra em descansovosserãoporalimento, a ti, e ao teuservo, e à tuaserva, e ao teujornaleiro, e ao estrangeiroqueperegrinacontigo;7 e ao teugado, e aosanimaisqueestão na tuaterra, todo o seuprodutoserápormantimento.
10Santificareis o anoquinquagésimo e proclamareisliberdade na terra a todos os seusmoradores; ano de jubileuvosserá, e tornareis, cada um à suapossessão, e cada um à suafamília.
26 Se alguémnãotiverresgatador, porémvier a tornar-se próspero e achar o bastantecomque a remir,27então, contará os anosdesde a suavenda, e o queficarrestituirá ao homem a quemvendeu, e tornará à suapossessão.
28Mas, se as suaspossesnãolhepermitiremreavê-la, então, a queforvendidaficará na mão do compradoraté ao Ano do Jubileu; porém, no Ano do Jubileu, sairá do poderdeste, e aqueletornará à suapossessão.
29Quandoalguémvenderumacasa de moradia em cidademurada, poderáresgatá-la dentro de um ano a contar de suavenda; durante um ano, serálícito o seuresgate.
30 Se, passando-se-lhe um ano, nãoforresgatada, então, a casaqueestiver na cidadequetemmuroficará em perpetuidade ao que a comprou, pelassuasgerações; nãosairá do poderdele no Jubileu.
33 Se o levitanãoresgatar a casaquevendeu, então, a casacomprada na cidade da suapossessãosairá do poder do comprador, no Jubileu; porque as casasdascidadesdoslevitassão a suapossessão no meiodosfilhos de Israel.
40Comojornaleiro e peregrinoestarácontigo; até ao Ano do Jubileu te servirá;41então, sairá de tuacasa, ele e seusfilhoscomele, e tornará à suafamília e à possessão de seuspais.
45Também os comprareisdosfilhosdosforasteirosqueperegrinamentrevós, deles e dassuasfamíliasqueestiveremconvosco, quenasceram na vossaterra; e vosserãoporpossessão.
46Deixá-los-eisporherançaparavossosfilhosdepois de vós, para os haveremcomopossessão; perpetuamente os fareisservir, massobrevossosirmãos, os filhos de Israel, nãovosassenhoreareiscomtirania, um sobre os outros.
47Quando o estrangeiro ou peregrinoqueestácontigo se tornarrico, e teuirmãojuntodeleempobrecer e vender-se ao estrangeiro, ou peregrinoqueestácontigo, ou a alguém da família do estrangeiro,48depois de haver-se vendido, haveráaindaresgateparaele; um de seusirmãospoderáresgatá-lo:49seutio ou primo o resgatará; ou um dosseus, parente da suafamília, o resgatará; ou, se lograrmeios, se resgatará a si mesmo.
50Comaqueleque o comprouacertarácontasdesde o ano em que se vendeu a eleaté ao Ano do Jubileu; o preço da suavendaserásegundo o númerodosanos, conforme se paga a um jornaleiro.
Nenhum comentário ainda.