1 A palavraqueveio a Jeremiasacerca de todo o povo de Judá, no quartoano de Jeoaquim, rei de Judá (queera o primeiroano de Nabucodonosor, rei de Babilônia);2palavraque o profetaJeremiasfalou a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém:3Desde o anotreze de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje, período de vinte e trêsanos, temvindo a mim a palavra de Jeová e tenho-vosfalado, levantando-me cedo e falando-vos; porémnãotendesescutado.
4Jeovávostemenviado a vóstodos os seusservos, os profetas, levantando-se e enviando-os; porémvósnãotendesescutado, neminclinado os vossosouvidos,5dizendo-vosJeová: Retirai-vos, cada um do seumaucaminho e da maldadedosseusfeitos, e habitai na terraqueJeovávosdeu a vós e a vossospaisdesde os temposantigos e parasempre;6nãovadesapósoutrosdeuses, para os servirdes e para os adorardes, nem me provoqueis à iracom as obrasdasvossasmãos; e nãovosfareimalalgum.
8Portanto, assimdizJeovádosExércitos: Porquantonão me tendesescutado,9eisqueenviarei e tomareitodas as famílias do Norte, dizJeová, comotambémenviarei o meuservoNabucodonosor, rei de Babilônia, e os trareicontraestaterra, e contra os seushabitantes, e contratodasestasnações ao redor; eu os destruirei de todo e fareiquesejamobjeto de espanto, de assobios e de perpétuasdesolações.
12Findosqueforem os setentaanos, castigarei o rei de Babilônia e aquelanação, dizJeová, porcausa da suainiquidade, e bemassim a terradoscaldeus; e fareidelaperpétuasdesolações.
13Trareisobreaquelaterratodas as minhaspalavrasquetenhoproferidocontraela, a saber, tudo o queestáescritonestelivro, queprofetizouJeremiascontratodas as nações.
17Tomei da mão de Jeová o cálice e fizquebebessemtodas as nações às quaisJeová me enviou,18 a saber, a Jerusalém, às cidades de Judá, aosseusreis e aosseuspríncipes, parafazerdelesumadesolação, um espanto, um assobio e umamaldição, comohoje se vê;19 a Faraó, rei do Egito, aosseusservos, aosseuspríncipes e a todo o seupovo;20 a todo o povomisto, a todos os reis da terra de Uz, a todos os reis da terradosfilisteus, a Asquelom, a Gaza, a Ecrom e ao queresta de Asdode;21 a Edom, a Moabe e aosfilhos de Amom;22 a todos os reis de Tiro, a todos os reis de Sidom e aosreis da ilhaqueestáalém do mar;23 a Dedã, a Tema, a Buz e a todos os quetêm os cabeloscortados em redondo;24 a todos os reis da Arábia e todos os reis do povomistoquehabita no deserto;25 a todos os reis de Zinri, a todos os reis de Elão e a todos os reisdosmedos;26 a todos os reis do Norte, aos de longe e aos de perto, assim a um como a outro, e a todos os reinos da terraqueestãosobre a face da terra. O rei de Sisaquebeberádepoisdeles.
27Dir-lhes-ás: AssimdizJeovádosExércitos, Deus de Israel: Bebei, e embriagai-vos, e vomitai, e nuncamaisvoslevanteis, porcausa da espadaque eu enviareientrevós.
29Poiseisque, com a cidadeque é chamada do meunome, eu voucomeçar a trazer o mal, e haveisvós de ficar de todoimpunes? Nãoficareisimpunes, porque eu vouchamarumaespadaquevenhasobretodos os habitantes da terra, dizJeovádosExércitos.
30Portanto, profetizacontraelestodasestaspalavras e dize-lhes: Jeovárugirá lá do alto e, desde a suasantamorada, faráouvir a suavoz; rugiráfortementecontra a suahabitação; contratodos os habitantes da terradará um brado, como os quepisam as uvas.
31 É chegado o estrondoaté os confins da terra, porqueJeovátemumacontrovérsiacom as nações, entra em juízocomtodacarne; quantoaosiníquos, já os entregou à espada, dizJeová.
33 Os mortos de Jeová se estenderão, naqueledia, desdeuma à outraextremidade da terra; nãoserãopranteados, nemrecolhidos, nementerrados; servirão de estercosobre a face da terra.
34Uivai, pastores, e clamai; revolvei-vos em cinzas, vósquesois os principais do rebanho; poisestãocumpridos os vossosdias em quehaveis de sermortos, e far-vos-ei em pedaços, e caireiscomovasoprecioso.
Nenhum comentário ainda.