1 A palavraveio a Jeremias a respeito de todo o povo de Judá no quartoano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, quefoi o primeiroano de Nabucodonosor, rei da Babilônia.
2 O que o profetaJeremiasanunciou a todo o povo de Judá e aoshabitantes de Jerusalémfoiisto:3 “Durantevinte e trêsanos a palavra do SENHORtemvindo a mim, desde o décimoterceiroano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenhoanunciado a vocês, diaapósdia, masvocêsnão me deramouvidos.
4 “Embora o SENHORtenhaenviado a vocês os seusservos, os profetas, diaapósdia, vocêsnão os ouviramnemlhesderamatenção5quandodisseram: ‘Converta-se cada um do seucaminhomau e de suasmásobras, e vocêspermanecerão na terraque o SENHORdeu a vocês e aosseusantepassadosparasempre.
8 “Portanto, assimdiz o SENHORdosExércitos: ‘Vistoquevocêsnãoouviram as minhaspalavras,9convocareitodos os povos do norte e o meuservoNabucodonosor, rei da Babilônia’, declara o SENHOR, ‘e os trareiparaatacarestaterra, os seushabitantes e todas as nações ao redor. Eu os destruireicompletamente e os farei um objeto de pavor e de zombaria, e umaruínapermanente.
12 “ ‘Quando se completarem os setentaanos, castigarei o rei da Babilônia e a suanação, a terradosbabilônios, porcausa de suasiniquidades’, declara o SENHOR, ‘e a deixareiarrasadaparasempre.
15Assim me disse o SENHOR, o Deus de Israel: “Pegue de minhamãoestecálicecom o vinho da minhaira e façacomquebebamdeletodas as nações a quem eu o envio.
17Entãopeguei o cálice da mão do SENHOR, e fizcomquedelebebessemtodas as nações às quais o SENHOR me enviou:18Jerusalém e as cidades de Judá, seusreis e seuslíderes, parafazerdelesumadesolação e um objeto de pavor, zombaria e maldição, comohojeacontece;19 o faraó, o rei do Egito, seusconselheiros e seuslíderes, todo o seupovo20 e todos os estrangeirosque lá residem; todos os reis de Uz; todos os reisdosfilisteus: de Ascalom, Gaza, Ecrom e o povoquerestou em Asdode;21Edom, Moabe e os amonitas,22 os reis de Tiro e de Sidom; os reisdasilhas e dasterras de além-mar;23Dedã, Temá, Buz e todos os querapam a cabeça;24 e os reis da Arábia e todos os reisdosestrangeirosquevivem no deserto;25todos os reis de Zinri, de Elão e da Média;26 e todos os reis do norte, próximos ou distantes, um apósoutro; e todos os reinos da face da terra. Depois de todoseles, o rei de Sesaquetambémbeberá do cálice.
27 “A seguirdiga-lhes: Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: Bebam, embriaguem-se, vomitem, caiam e nãomais se levantem, porcausa da espadaqueenvio no meio de vocês.
29Começo a trazerdesgraçasobre a cidadequeleva o meunome; e vocêssairiamimpunes? De maneiraalgumaficarãosemcastigo! Estoutrazendo a espadacontratodos os habitantes da terra”, declara o SENHORdosExércitos.
30 “E você, profetizetodasestaspalavrascontraeles, dizendo: “O SENHORruge do alto; troveja de suasantamorada; rugepoderosamentecontra a suapropriedade. Elegritacomo os quepisam as uvas; gritacontratodos os habitantes da terra.
31 Um tumultoressoaaté os confins da terra, pois o SENHORfazacusaçõescontra as nações e julgatoda a humanidade: eleentregará os ímpios à espada”, declara o SENHOR.
33Naqueledia, os mortospeloSENHORestarão em todolugar, de um lado ao outro da terra. Ninguémprantearáporeles, e nãoserãorecolhidos e sepultados, masservirão de estercosobre o solo.
34Lamentem-se e gritem, pastores! Rolem no pó, chefes do rebanho! Porquechegouparavocês o dia da matança e da suadispersão; vocêscairão e serãoesmigalhadoscomovasosfinos.
Nenhum comentário ainda.