1 No quartoano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, no primeiroano de Nabucodonosor, rei da Babilônia, estapalavraveio a Jeremias a respeito de todo o povo de Judá;2 e o profetaJeremiasanunciou-a a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém, dizendo:3Por um período de vinte e trêsanos, desde o décimoterceiroano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje, a palavra do SENHORtemvindo a mim, e eu a tenhoanunciado a vós, falando-vosinsistentemente. Masvósnãotendesdadoouvidos.
4Também o SENHORvosenvioucominsistênciatodos os seusservos, os profetas, masnãodestesouvidosneminclinastes os ouvidosparaouvir,5quandovosdiziam: Convertei-vosagoracada um do seumaucaminho e da maldadedassuasações; e habitareis na terraque o SENHORdeu a vós e a vossospais, desde os temposantigos e parasempre.
8Portanto, assimdiz o SENHORdosExércitos: Vistoquenãodestesouvidos às minhaspalavras,9chamareitodos os povos do norte, diz o SENHOR, comotambémNabucodonosor, rei da Babilônia, meuservo, e os trareisobreestaterra, sobre os seusmoradores e sobretodasestasnações em redor; eu os destruireitotalmente e fareique se tornemobjeto de terror, de zombaria e de perpétuadesolação.
12Acontecerá, porém, quequando se cumprirem os setentaanos, castigarei a maldade do rei da Babilônia e a suanação, diz o SENHOR. Tambémtornarei a terradosbabilônios em assolaçãoparasempre.
17Entãotomei o cálice da mão do SENHOR e fizcomquetodas as nações a quem o SENHOR me enviou o bebessem:18Jerusalém, as cidades de Judá e seusreis e príncipes, parafazerdelesdesolação e objeto de horror, zombaria e maldição, comohoje se vê;19 o faraó, rei do Egito, e seusservos e príncipes, e todo o seupovo;20 e toda a populaçãoestrangeira, e todos os reis da terra de Uz, e todos os reis da terradosfilisteus, Asquelom, Gaza, Ecrom e o queresta de Asdode;21 e Edom, Moabe e os amonitas;22 e todos os reis de Tiro e de Sidom, e os reisdasterras de além-mar;23Dedã, Temá, Buz e todos os querapam os cabelos da cabeça;24todos os reis da Arábia e da populaçãoestrangeiraquehabita no deserto;25todos os reis de Zinri, de Elão e da Média;26todos os reis do norte, os de perto e os queestãolonge, cada um deles, e todos os reinosqueestãosobre a face da terra. O rei de Sesaquebeberádepoisdeles.
27Poislhesdirás: Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: Bebei e embebedai-vos, vomitai e caí, e nãovolteis a voslevantar, porcausa da espadaqueenviareientrevós.
29Pois se trago a calamidadeatésobre a cidadeque se chamapelomeunome, pensaisqueficareisimpunes? Nãoficareisimpunes, poisenvio a espadasobretodos os moradores da terra, diz o SENHORdosExércitos.
30 Tu, pois, lhesprofetizarástodasessaspalavras e lhesdirás: O SENHORruge do alto, e da suasantamorada o seutrovãoseráouvido. Rugiráfortementecontra a suahabitação; darábrados, como os quepisam as uvas, contratodos os moradores da terra.
31 O estrondochegaráaté a extremidade da terra, porque o SENHORtemcontendacontra as nações, entrará em juízocomtodohomem. Quantoaosímpios, ele os entregará à espada, diz o SENHOR.
33Naqueledia, os queforemmortospeloSENHORestarãodesdeumaextremidade da terraaté a outra; nãoserãopranteados, nemrecolhidos, nemsepultados; masserãocomoestercosobre a superfície da terra.
34Chorai, pastores, e clamai; revolvei-vos na cinza, vósquesois os principais do rebanho; pois já chegou o dia de serdesmortos, e eu vosdespedaçarei, e vósentãocaireiscomocarneirosescolhidos.
Nenhum comentário ainda.