1Palavraqueveio a Jeremiasacerca de todo o povo de Judá, no anoquarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, anoqueera o primeiro de Nabucodonosor, rei da Babilônia,2 a qualanunciouJeremias, o profeta, a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém, dizendo:3Durantevinte e trêsanos, desde o décimoterceiro de Josias, filho de Amom, rei de Judá, atéhoje, temvindo a mim a palavra do SENHOR, e, começando de madrugada, eu vo-la tenhoanunciado; masvósnãoescutastes.
4Também, começando de madrugada, vosenviou o SENHORtodos os seusservos, os profetas, masvósnão os escutastes, neminclinastes os ouvidosparaouvir,5quandodiziam: Convertei-vosagora, cada um do seumaucaminho e da maldadedassuasações, e habitai na terraque o SENHORvosdeu e a vossospais, desde os temposantigos e parasempre.
8Portanto, assimdiz o SENHORdosExércitos: Vistoquenãoescutastes as minhaspalavras,9eisquemandareibuscartodas as tribos do Norte, diz o SENHOR, comotambém a Nabucodonosor, rei da Babilônia, meuservo, e os trareicontraestaterra, contra os seusmoradores e contratodasestasnações em redor, e os destruireitotalmente, e os poreiporobjeto de espanto, e de assobio, e de ruínasperpétuas.
12Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setentaanos, castigarei a iniquidade do rei da Babilônia e a destanação, diz o SENHOR, comotambém a da terradoscaldeus; fareidelesruínasperpétuas.
13Fareique se cumpramsobreaquelaterratodas as minhasameaçasqueprofericontraela, tudoquantoestáescritonestelivro, queprofetizouJeremiascontratodas as nações.
15Porqueassim me disse o SENHOR, o Deus de Israel: Toma da minhamãoestecálice do vinho do meufuror e darás a beberdele a todas as nações às quais eu te enviar.
17Recebi o cálice da mão do SENHOR e dei a beber a todas as nações às quais o SENHOR me tinhaenviado:18 a Jerusalém, às cidades de Judá, aosseusreis e aosseuspríncipes, parafazerdelesumaruína, objeto de espanto, de assobio e maldição, comohoje se vê;19 a Faraó, rei do Egito, a seusservos, a seuspríncipes e a todo o seupovo;20 a todomisto de gente, a todos os reis da terra de Uz, a todos os reis da terradosfilisteus, a Asquelom, a Gaza, a Ecrom e ao resto de Asdode;21 a Edom, a Moabe e aosfilhos de Amom;22 a todos os reis de Tiro, a todos os reis de Sidom e aosreisdasterrasdalém do mar;23 a Dedã, a Tema, a Buz e a todos os quecortam os cabelosnastêmporas;24 a todos os reis da Arábia e todos os reis do misto de gentequehabita no deserto;25 a todos os reis de Zinri, a todos os reis de Elão e a todos os reis da Média;26 a todos os reis do Norte, os de perto e os de longe, um apósoutro, e a todos os reinos do mundosobre a face da terra; e, depois de todoseles, ao rei da Babilônia.
27Poislhesdirás: Assimdiz o SENHORdosExércitos, o Deus de Israel: Bebei, embebedai-vos e vomitai; caí e nãotorneis a levantar-vos, porcausa da espadaqueestouenviandopara o vossomeio.
29Poiseisque na cidadeque se chamapelomeunomecomeço a castigar; e ficareisvós de todoimpunes? Não, nãoficareisimpunes, porque eu chamo a espadasobretodos os moradores da terra, diz o SENHORdosExércitos.
30 Tu, pois, lhesprofetizarástodasestaspalavras e lhesdirás: O SENHOR lá do altorugirá e da suasantamoradafaráouvir a suavoz; rugiráfortementecontra a suamalhada, combradoscontratodos os moradores da terra, como o eia! dosquepisam as uvas.
31Chegará o estrondoaté à extremidade da terra, porque o SENHORtemcontendacom as nações, entrará em juízocontratodacarne; os perversosentregará à espada, diz o SENHOR.
33 Os que o SENHORentregar à mortenaqueledia se estenderão de uma a outraextremidade da terra; nãoserãopranteados, nemrecolhidos, nemsepultados; serãocomoestercosobre a face da terra.
34Uivai, pastores, e clamai; revolvei-vos na cinza, vós, donosdosrebanhos, porque já se cumpriram os vossosdias de matardes e dispersardes, e vósmesmoscaireiscomojarrospreciosos.
Nenhum comentário ainda.