1 No nonoano do seureinado, no diadez do décimomês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, atacouJerusalémcomtodo o seuexército e a sitiou; levantaramrampas de ataque ao redordela.
3 No dianove do quartomês, quando a fome na cidadeeratãointensaquenãohaviamaisalimentopara o povo da terra,4 os muros da cidadeforamquebrados, e todos os soldadosfugiram de noitepelocaminho da portaentre os doismuros, a qualestavajunto ao jardim do rei, porque os babilôniossitiavam a cidade em toda a volta e o reifugiu em direção à Arabá.
8 No diasete do quintomês do décimononoano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei da Babilônia, foiparaJerusalém9 e queimou o templo do SENHOR e o palácioreal; queimoutambémtodas as casas de Jerusalém e todas as casasvistosas.
11EntãoNebuzaradã, capitão da guarda, levoucativos o restante do povoquehaviaficado na cidade e os que já haviam se rendido ao rei da Babilônia, bemcomo o restante da multidão.
13Alémdisso, os babilôniosdestruíram as colunas de bronzequeficavam no templo do SENHOR, comotambém os suportes e o tanque de bronzequeestavam no templo do SENHOR, e levaramessebronzeparaBabilônia.
14Tambémpegaram as caldeiras, as pás, os apagadores, as vasilhas e todos os utensílios de bronzecomque se ministrava,15comotambém os braseiros e as bacias; tudo o queera de ouro, o capitão da guardalevou em ouro, e tudo o queera de prata, em prata.
17 A altura de umacolunaera de dezoitocôvados, e havia um capitel de bronzesobreela, cujaalturaera de trêscôvados; em redor do capitelhaviaumarede e romãs, tudo de bronze; e a outracolunacom a redeeraigual.
19Levou um oficial da cidade, responsávelpelossoldados de combate, e cincooficiais do reiqueaindaestavam na cidade, comotambém o secretário do exército, responsávelpeloalistamentodoscidadãos da terra, e sessentahomens do povo da terraqueestavam na cidade.
22Quanto ao povoquehaviaficado na terra de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, que o haviadeixadoficar, constituiuGedalias, filho de Aicam, filho de Safã, comogovernador.
23QuandoIsmael, filho de Netanias, Joanã, filho de Careá, Seraías, filho de Tanumete, o netofatita, e Jazanias, filho do maacatita, os capitães do exército e os seussubordinadossouberamque o rei da BabilôniahaviaconstituídoGedaliascomogovernador, foramfalarcomGedalias em Mispá.
25Mas, no sétimomês, Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, da descendênciareal, veiocomdezsoldados, e feriram e mataramGedalias, comotambém os judeus e os babilôniosqueestavamcomele em Mispá.
27Depoisdisso, no trigésimosétimoano do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no diavinte e sete do décimosegundomês, Evil-Merodaque, rei da Babilônia, no primeiroano de seureinado, libertou da prisãoJoaquim, rei de Judá;28Ele o tratoubondosamente e concedeu-lhelugar de maiorhonra do que o dosreisqueestavamcomele na29Eletambémmandoutrocarsuasvestes de prisão, e elecomeu da mesarealtodos os dias da suavida.
Nenhum comentário ainda.