1 E faleceuSamuel, e todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na suacasa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2 E havia um homem em Maom, quetinha as suaspossessões no Carmelo; e eraestehomemmuipoderoso, e tinhatrêsmilovelhas e milcabras, e estavatosquiando as suasovelhas no Carmelo.
3 E era o nomedestehomemNabal, e o nome de suamulher, Abigail; e era a mulher de bomentendimento e formosa, porém o homemeraduro e malignonasobras; e era da casa de Calebe.
4 E ouviuDavi, no deserto, queNabaltosquiava as suasovelhas,5 e enviouDavidezjovens, e disseaosjovens: Subi ao Carmelo e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meunome, comoestá.
7Agora, pois, tenhoouvidoquetenstosquiadores; ora, os pastoresquetensestiveramconosco; agravonenhumlhesfizemos, nemcoisaalgumalhesfaltoutodos os diasqueestiveram no Carmelo.
8Pergunta-o aosteusjovens, e eles to dirão; estesjovens, pois, achemgraça a teusolhos, porqueviemos em bomdia; dá, pois, a teusservos e a Davi, teufilho, o queachares à mão.
13PeloquedisseDaviaosseushomens: Cada um cinja a suaespada. E cada um cingiu a suaespada, e cingiutambémDavi a sua; e subiramapósDaviunsquatrocentoshomens, e duzentosficaramcom a bagagem.
14Porém um dentre os jovens o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: EisqueDavienvioumensageirosdesde o deserto a saudar o nossoamo; porémele se lançou a eles.
15Todavia, aqueleshomenstêm-nossidomuitobons, e nuncafomosagravadosdeles, e nadanosfaltou em todos os diasqueconversamoscomeles, quandoestávamos no campo.
17Olha, pois, agora, e vê o quehás de fazerporque já de tododeterminadoestá o malcontra o nossoamo e contratoda a suacasa, e ele é um talfilho de Belial, quenão há quemlhepossafalar.
18Então, Abigail se apressou, e tomouduzentospães, e doisodres de vinho, e cincoovelhasguisadas, e cincomedidas de trigotostado, e cemcachos de passas, e duzentaspastas de figospassados, e os pôssobrejumentos,19 e disseaosseusjovens: Ideadiante de mim, eisquevosseguirei de perto. Isso, porém, nãodeclarou a seumaridoNabal.
25Meusenhor, agoranãofaçaestehomem de Belial, a saber, Nabal, impressão no seucoração, porquetal é elequal é o seunome. Nabal é o seunome, e a loucuraestácomele, e eu, tuaserva, não vi os jovens de meusenhor, queenviaste.
26Agora, pois, meusenhor, vive o SENHOR, e vive a tuaalma, que o SENHOR te impediu de virescomsangue e de que a tuamão te salvasse; e, agora, taisquaisNabalsejam os teusinimigos e os queprocurammalcontra o meusenhor,27 e agoraesta é a bênçãoquetrouxe a tuaserva a meusenhor; dê-se aosjovensqueandamapós as pisadas de meusenhor.
28Perdoa, pois, à tuaservaestatransgressão, porquecertamentefará o SENHORcasafirme a meusenhor, porquemeusenhorguerreia as guerras do SENHOR, e não se temachadomal em ti portodos os teusdias.
29 E, levantando-se algumhomempara te perseguir e paraprocurar a tuamorte, então, a vida de meusenhorseráatada no feixedosquevivemcom o SENHOR, teuDeus; porém a vida de teusinimigos se arrojará ao longe, como do meio do côncavo de umafunda.
30 E há de serque, usando o SENHORcom o meusenhorconformetodo o bemque já temdito de ti e te tiverestabelecidochefesobreIsrael,31então, meusenhor, não te seráportropeço, nemporpesar no coração o sanguequesemcausaderramaste, nemtampouco o haver-se salvadomeusenhor a si mesmo; e, quando o SENHORfizerbem a meusenhor, lembra-te, então, da tuaserva.
34Porque, na verdade, vive o SENHOR, Deus de Israel, que me impediuque te fizessemal, que se tu não te apressaras e me nãovieras ao encontro, nãoficaria a Nabal, até à luz da manhã, nemmesmo um menino.
36 E, vindoAbigail a Nabal, eisquetinha em suacasa um banquete, comobanquete de rei; e o coração de Nabalestavaalegrenele, e ele já muiembriagado, peloquenãolhedeu a entenderpalavraalguma, pequenanemgrande, até à luz da manhã.
37Sucedeu, pois, quepelamanhã, havendo já saído de Nabal o vinho, suamulherlhedeu a entenderaquelaspalavras; e se amorteceunele o seucoração, e ficouelecomopedra.
39 E, ouvindoDaviqueNabalmorrera, disse: Benditoseja o SENHOR, quepleiteou o pleito da minhaafronta da mão de Nabal e deteve a seuservo do mal, fazendo o SENHORtornar o mal de Nabalsobre a suacabeça. E mandouDavifalar a Abigail, paratomá-la porsuamulher.
42 E Abigail se apressou, e se levantou, e montounumjumentocom as suascincomoçasqueseguiam as suaspisadas; e elaseguiu os mensageiros de Davi e foisuamulher.
Nenhum comentário ainda.