1FaleceuSamuel; todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na suacasa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2Havia um homem, em Maom, quetinha as suaspossessões no Carmelo; homemabastado, tinhatrêsmilovelhas e milcabras e estavatosquiando as suasovelhas no Carmelo.
3Nabalera o nomedestehomem, e Abigail, o de suamulher; estaerasensata e formosa, porém o homemeraduro e maligno em todo o seutrato. Eraele da casa de Calebe.
4OuvindoDavi, no deserto, queNabaltosquiava as suasovelhas,5envioudezmoços e lhesdisse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meunome, comoestá.
7Tenhoouvidoquetenstosquiadores. Os teuspastoresestiveramconosco; nenhumagravolhesfizemos, e de nenhumacoisasentiramfaltatodos os diasqueestiveram no Carmelo.
8Perguntaaosteusmoços, e eles to dirão; achemmercê, pois, os meusmoços na tuapresença, porqueviemos em boahora; dá, pois, a teusservos e a Davi, teufilho, qualquercoisaquetiveres à mão.
13PeloquedisseDaviaosseushomens: Cada um cinja a suaespada. E cada um cingiu a suaespada, e tambémDavi, a sua; subiramapósDaviunsquatrocentoshomens, e duzentosficaramcom a bagagem.
14Nessemeiotempo, um dentre os moços de Nabal o anunciou a Abigail, mulherdeste, dizendo: Davienviou do desertomensageiros a saudar a nossosenhor; porémestedisparatoucomeles.
15Aqueleshomens, porém, nostêmsidomuitobons, e nuncafomosagravadosporeles e de nenhumacoisasentimosfalta em todos os dias de nossotratocomeles, quandoestávamos no campo.
17Agora, pois, considera e vê o quehás de fazer, porque já o malestá, de fato, determinadocontra o nossosenhor e contratoda a suacasa; e ele é filho de Belial, e não há quemlhepossafalar.
18Então, Abigailtomou, a todapressa, duzentospães, doisodres de vinho, cincoovelhaspreparadas, cincomedidas de trigotostado, cemcachos de passas e duzentaspastas de figos, e os pôssobrejumentos,19 e disseaosseusmoços: Ideadiante de mim, poisvosseguirei de perto. Porémnadadisseela a seumaridoNabal.
21Ora, Davidissera: Comefeito, de nada me serviuterguardadotudoquantoestepossui no deserto, e de nadasentiufalta de tudoquantolhepertence; ele me pagoumalporbem.
25Não se importe o meusenhorcomestehomem de Belial, a saber, comNabal; porque o quesignifica o seunomeele é. Nabal é o seunome, e a loucuraestácomele; eu, porém, tuaserva, não vi os moços de meusenhor, queenviaste.
26Agora, pois, meusenhor, tãocertocomovive o SENHOR e a tuaalma, fostepeloSENHORimpedido de derramarsangue e de vingar-te portuasprópriasmãos. ComoNabal, sejam os teusinimigos e os queprocuramfazermal ao meusenhor.
28Perdoa a transgressão da tuaserva; pois, de fato, o SENHOR te farácasafirme, porquepelejas as batalhas do SENHOR, e não se achemal em ti portodos os teusdias.
29 Se algumhomem se levantarpara te perseguir e buscar a tuavida, então, a tuavidaseráatada no feixedosquevivemcom o SENHOR, teuDeus; porém a vida de teusinimigos, este a arrojarácomo se a atirasse da cavidade de umafunda.
30 E há de serque, usando o SENHORcontigosegundotodo o bemquetemdito a teurespeito e te houverestabelecidopríncipesobreIsrael,31então, meusenhor, não te seráportropeço, nemporpesar ao coração o sangueque, semcausa, vieres a derramar e o te haveresvingadocom as tuasprópriasmãos; quando o SENHOR te houverfeito o bem, lembrar-te-ás da tuaserva.
34Porque, tãocertocomovive o SENHOR, Deus de Israel, que me impediu de que te fizessemal, se tu não te apressaras e me nãovieras ao encontro, nãoteriaficado a Nabal, até ao amanhecer, nem um sequer do sexomasculino.
36VoltouAbigail a Nabal. Eisqueelefazia em casa um banquete, comobanquete de rei; o seucoraçãoestavaalegre, e ele, já muiembriagado, peloquenãolhereferiuelacoisaalguma, nempouconemmuito, até ao amanhecer.
39OuvindoDaviqueNabalmorrera, disse: Benditoseja o SENHOR, quepleiteou a causa da afrontaquerecebi de Nabal e me deteve de fazer o mal, fazendo o SENHORcair o mal de Nabalsobre a suacabeça. MandouDavifalar a Abigailquedesejavatomá-la pormulher.
43TambémtomouDavi a Ainoã de Jezreel, e ambasforamsuasmulheres,44porqueSaultinhadadosuafilhaMical, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, o qualera de Galim.
Nenhum comentário ainda.