3Com a sabedoriaedifica-se a casa e com o entendimento se estabelece;4 e peloconhecimentoencher-se-ão as câmaras de todas as riquezaspreciosas e deleitáveis.
12 Se disseres: Eisquenão o soubemos, porventura, não o consideraaquelequepesa os corações? Não o conheceaquelequeguarda a tuaalma? E nãoretribuiráele a cada um segundo as suasobras?
13Come, filhomeu, do mel, porque é bom; e do favoque é doce ao teupaladar;14Talconhecerásser a sabedoriapara a tuaalma; se a tiveresachado, então, haverágalardão, e nãoserácortada a tuaesperança.
15Não te ponhas em emboscada, homemperverso, contra a habitação do justo; nemassoles a suapousada,16Porque o justocaisetevezes e se torna a levantar, mas os perversossãoderrubadospelacalamidade.
17Não te regozijes, quandocair o teuinimigo, nem se alegre o teucoração, quandoforelederrubado,18paraqueJeovánão o veja, e queissolhedesagrade, e quetire de cimadele a suaira.
21Teme, filhomeu, a Jeová e ao rei e não te metascom os quegostam de mudanças,22porque, de repente, se levantará a suacalamidade, e quemsabe a destruição de ambos?
30Passeipelocampo do preguiçoso e pelavinha do homemfalto de entendimento;31eisquetudoestavacheio de espinhos, a suasuperfícieestavacoberta de urtigas, e o seumuro de pedraestavademolido.
Nenhum comentário ainda.