3Com a sabedoriaedifica-se a casa, e com a inteligênciaela se firma;4peloconhecimento se encherão as câmaras de todasorte de bens, preciosos e deleitáveis.
12 Se disseres: Não o soubemos, não o perceberáaquelequepesa os corações? Não o saberáaquelequeatentapara a tuaalma? E nãopagaráele ao homemsegundo as suasobras?
15Não te ponhas de emboscada, ó perverso, contra a habitação do justo, nemassoles o lugar do seurepouso,16porquesetevezescairá o justo e se levantará; mas os perversossãoderribadospelacalamidade.
17Quandocair o teuinimigo, não te alegres, e não se regozije o teucoraçãoquandoeletropeçar;18paraque o SENHORnãovejaisso, e lhedesagrade, e desviedele a suaira.
30Passeipelocampo do preguiçoso e junto à vinha do homemfalto de entendimento;31eisquetudoestavacheio de espinhos, a suasuperfície, coberta de urtigas, e o seumuro de pedra, em ruínas.
33 Um poucoparadormir, um poucoparatosquenejar, um poucoparaencruzar os braços em repouso,34assimsobrevirá a tuapobrezacomo um ladrão, e a tuanecessidade, como um homemarmado.
Nenhum comentário ainda.