2 Um diaAbraãofalou ao servomaisantigo de suacasa, quetomavaconta de tudo: “Coloque a mãodebaixo da minhacoxa3 e jurepeloSENHOR, o Deus do céu e da terra, quenãodeixará o meufilhocasarcomumamoçadoscananeus, entre os quaisvivemos.
5 “Mas e se a moçaque eu escolhernãoquiservircomigoparaestaterra?” perguntou-lhe o servo. “Devoentãolevar o seufilho de volta à terra de onde o senhorveio?”
7 “O SENHOR, o Deus do céu, que me mandousair da casa do meupai e da minhaterranatal, e juroudarestaterraaosmeusdescendentes, enviará o seuanjoadiante de você. Eleprovidenciaráquevocêencontrealiumajovemparaser a mulher do meufilho.
14Voupedir a umadelas: ‘Porfavor, incline o seucântaroparaque eu bebaágua’, e, se elaresponder: ‘Beba. Tambémdareiáguaaosseuscamelos’, quesejaessa a moçaque o SENHORescolheupara o seuservoIsaque. Assimsabereique o SENHORfoibondosoparacom o meusenhor”.
20Elaprontamentedespejou a água do cântaro no bebedouro e correu de volta ao poçoparatirarmaiságua. E repetiuissoatéquetodos os camelostivessemsaciadosuasede.
22Quando os camelosacabaram de beber, o homemlhedeuumaargola de ouro de seisgramas e duaspulseiras de ouropesandocerca de cento e vintegramas,23 e perguntou: “Quem é o seupai? Seráque há lugar na casa de seupaiparareceber a mim e aosque me acompanham?”
26Então o homem se curvou e adorou ao SENHOR,27dizendo: “Benditoseja o SENHOR, o Deus do meusenhorAbraão, poisnãonegou a suabondade e a suafidelidade ao meusenhor. Quanto a mim, o SENHORguiou-me à casadosparentes do meusenhor”.
29Rebecatinha um irmãochamadoLabão. Elesaiuapressado à fonteondeestava o homem,30poistinhavisto a argola e as pulseirasnosbraços de suairmã, e tinhaouvido de Rebeca o que o homemlhetinhacontado. Labãofoiencontrá-lo em pé, junto à fonte, ao ladodoscamelos.
33Quandoserviram a comida, o homemdisse: “Nãopossocomer, enquantonãodisser o propósito da minhavinda”. DisseLabão: “Estácerto. Conte o motivo da suaviagem”.
35 O SENHORtemabençoadomuito ao meusenhor, e ele se tornou um grandehomem; Deusdeu a eleovelhas e bois, prata e ouro, servos e servas, camelos e jumentos.
37 E meusenhor me fezjurar, dizendo: ‘JurepeloSENHOR, o Deus do céu e da terra, quenãodeixará o meufilhocasarcomumamoçadoscananeus, entre os quaisvivemos,38masvocêirá à casa de meupai, e da minhafamília, procurarumaesposapara o meufilho’.
40 “Elerespondeu: ‘O SENHOR, em cujapresençatenhoandado, enviará um anjocomvocê e vocêterásucesso na suamissão, paraquevocêencontreumaesposaparaIsaqueentre os meusparentes, da família do meupai.
43Aquiestoupertodestafonte; se umajovemviertirarágua e eu lhedisser: “porfavor, dê-me um pouco da água do seucântaro”,44 e, se ela me responder: “Beba. Tambémdareiáguaaosseuscamelos”, sejaessa a moçaque o SENHORescolheupara o filho do meusenhor’.
45 “Enquanto eu estavaorando no meuíntimo, chegouRebecacomseucântaro no ombro. Eladesceu à fonte e tirouágua, e eu lhedisse: ‘Porfavor, dê-me um pouco de águaparabeber’.
47 “Entãoperguntei a ela: ‘Quem é o seupai?’ “Ela me respondeu: ‘Soufilha de Betuel, filho de Naor e de Milca’. “Entãocoloquei a argola em seunariz e as pulseiras em seusbraços,48 e me inclinei; adorei e bendisse ao SENHOR, o Deus do meusenhorAbraão, que me guiou na direçãocertaparalevarpara o filho do meusenhorumaparenta do seuirmão.
54Entãoele e os seusajudantescomeram e beberam, e passaram a noiteali. Ao se levantarembemcedo na manhãseguinte, o servo de Abraãodisse: “Deixem-me voltar ao meusenhor”.
64RebecatambémviuIsaque, desceu do camelo65 e perguntou ao servo: “Quem é aquelehomemquevempelocampo ao nossoencontro?” “É o meusenhor”, respondeu o servo. Entãoelatomou o véu e cobriu-se.
Nenhum comentário ainda.