2DisseAbraão ao seumaisantigoservo da casa, quegovernavatudo o quepossuía: Põe a mãoporbaixo da minhacoxa,3paraque eu te façajurarpeloSENHOR, Deus do céu e da terra, quenãotomarásesposaparameufilhodasfilhasdoscananeus, entre os quaishabito;4masirás à minhaparentela e daítomarásesposaparaIsaque, meufilho.
7 O SENHOR, Deus do céu, que me tirou da casa de meupai e de minhaterranatal, e que me falou, e jurou, dizendo: À tuadescendênciadareiestaterra, eleenviará o seuanjo, que te há de preceder, e tomarás de lá esposaparameufilho.
13Eisqueestou ao pé da fonte de água, e as filhasdoshomensdestacidadesaemparatirarágua;14 dá-me, pois, que a moça a quem eu disser: inclina o cântaroparaque eu beba; e ela me responder: Bebe, e dareiainda de beberaosteuscamelos, seja a quedesignastepara o teuservoIsaque; e nissovereiqueusaste de bondadeparacom o meusenhor.
22Tendo os camelosacabado de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meiosiclo de peso e duaspulseiraspara as mãosdela, do peso de dezsiclos de ouro;23 e lheperguntou: De quem és filha? Peço-te que me digas. Haverá em casa de teupailugar em que eu fique, e a comitiva?
27 E disse: Benditoseja o SENHOR, Deus de meusenhorAbraão, quenãoretirou a suabenignidade e a suaverdade de meusenhor; quanto a mim, estando no caminho, o SENHOR me guiou à casadosparentes de meusenhor.
30Pois, quandoviu o pendente e as pulseirasnasmãos de suairmã, tendoouvido as palavras de Rebeca, suairmã, quedizia: Assim me falou o homem, foiLabãotercomele, o qualestava em pé juntoaoscamelos, junto à fonte.
32Então, fezentrar o homem; descarregaram-lhe os camelos e lhesderamforragem e pasto; deu-se-lheáguaparalavar os pés e tambémaoshomensqueestavamcomele.
37 E meusenhor me fezjurar, dizendo: Nãotomarásesposaparameufilhodasmulheresdoscananeus, em cujaterrahabito;38porémirás à casa de meupai e à minhafamília e tomarásesposaparameufilho.
40Ele me disse: O SENHOR, em cujapresença eu ando, enviarácontigo o seuAnjo e levará a bomtermo a tuajornada, paraque, da minhafamília e da casa de meupai, tomesesposaparameufilho.
42Hoje, pois, cheguei à fonte e dissecomigo: ó SENHOR, Deus de meusenhorAbraão, se me levas a bomtermo a jornada em quesigo,43eis-me agorajunto à fonte de água; a moçaquesairparatirarágua, a quem eu disser: dá-me um pouco de água do teucântaro,44 e ela me responder: Bebe, e tambémtirareiáguapara os teuscamelos, sejaessa a mulherque o SENHORdesignoupara o filho de meusenhor.
45Consideravaainda eu assim, no meuíntimo, quandosaiuRebecatrazendo o seucântaro ao ombro, desceu à fonte e tirouágua. E eu lhedisse: peço-te que me dês de beber.
48 E, prostrando-me, adorei ao SENHOR e bendisse ao SENHOR, Deus do meusenhorAbraão, que me haviaconduzidopor um caminhodireito, a fim de tomarpara o filho do meusenhorumafilha do seuparente.
49Agora, pois, se haveis de usar de benevolência e de verdadeparacom o meusenhor, fazei-mo saber; se não, declarai-mo, paraque eu vá, ou para a direita ou para a esquerda.
52Tendoouvido o servo de Abraãotaispalavras, prostrou-se em terradiante do SENHOR;53 e tiroujoias de ouro e de prata e vestidos e os deu a Rebeca; tambémdeuricospresentes a seuirmão e a suamãe.
54Depois, comeram, e beberam, ele e os homensqueestavamcomele, e passaram a noite. De madrugada, quando se levantaram, disse o servo: Permitique eu volte ao meusenhor.
64TambémRebecalevantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo,65 e perguntou ao servo: Quem é aquelehomemquevempelocampo ao nossoencontro? É o meusenhor, respondeu. Então, tomouela o véu e se cobriu.
67Isaqueconduziu-a até à tenda de Sara, mãedele, e tomou a Rebeca, e estalhefoipormulher. Ele a amou; assim, foiIsaqueconsoladodepois da morte de suamãe.
Nenhum comentário ainda.