2Disse o rei a Joabe, general do seuexército: Corretodas as tribos de Israel, desde Dã atéBerseba, e fazeiresenha do povo, paraque eu saiba o número do povo.
3Joaberespondeu ao rei: QueiraJeová, teuDeus, multiplicar o povocemvezesmais do queagora é, e veja-o o rei, meusenhor! Masporquetemprazernisso o rei, meusenhor?
4Todavia, a palavra do reiprevaleceucontraJoabe e contra os generais do exército. Saiu da presença do reiJoabe, com os generais do exército a contar o povo de Israel.
6 Em seguida, foram a Gileade e à terra de Tatim-Hodchi; foram a Dã-Jaã, dalivirando-se paraSidom,7chegaram à fortaleza de Tiro, e a todas as cidadesdosheveus e doscananeus; e acabaram a viagem no Neguebe de Judá, em Berseba.
10 O coração de Davi o acusou, depois de terelenumerado o povo. DisseDavi a Jeová: Muitopequei no quefiz; porémagora, Jeová, rogo-te queperdoes a iniquidade do teuservo, porqueprocedimuitonesciamente.
11Levantando-se Davipelamanhã, veio a palavra de Jeová ao profetaGade, vidente de Davi, dizendo:12Vai e fala a Davi: AssimdizJeová: Trêscoisas te ofereço; escolhequaldelasqueresque te faça.
13Gade, indotercomDavi, lhointimou e disse: Queresque te venhamseteanos de fome na tuaterra? Ou queresfugirportrêsmesesdiantedosteusinimigos, enquantoestes te perseguirem? Ou quehajaportrêsdiaspeste na tuaterra? Delibera, agora, e vê querespostahei de levar a quem me enviou.
16Quando o Anjoestendeu a mãosobreJerusalémpara a destruir, arrependeu-se do malJeová e disse ao Anjoqueexterminava ao povo: Basta; detém, agora, a tuamão. O Anjo de Jeováestavajunto à eira de Araúna, jebuseu.
17Davi, quandoviu ao Anjoqueferiu o povo, falou a Jeová: Eisque eu pequei e eu procediperversamente, porémestasovelhasquefizeram? Seja a tuamãocontramim e contra a casa de meupai.
21Perguntou: Porquevem o rei, meusenhor, tercom o seuservo? RespondeuDavi: Paracomprar de ti a eira, paraedificar um altar a Jeová, a fim de quecessedentre o povo a praga.
22Araúnadisse a Davi: Tome, e sacrifique o rei, meusenhor, o quebemlheparecer; eis os boispara o holocausto, e os trilhos, e os aparelhosdosboispara a lenha.
24Então, disse o rei a Araúna: Não; porém to comprareipeloquevale; nãooferecerei a Jeová, meuDeus, holocaustosque me nãocustemnada. ComprouDavi a eira e os boisporcinquentasiclos de prata.
Nenhum comentário ainda.