1 A palavra de Jeováveio a mim, dizendo:2Filho do homem, houveduasmulheres, filhas de umamesmamãe;3elas se deram a fornicações no Egito; fornicaram na suamocidade. Ali, foramapertados os seuspeitos e aliforampisados os seios da suavirgindade.
4 Os nomesdelaseramOolá, a maisvelha, e Oolibá, suairmã; tornaram-se minhas e deram à luzfilhos e filhas. Quantoaosseusnomes, Samaria é Oolá, e Jerusalém é Oolibá.
5FornicouOolá, sendominha; apaixonou-se pelosseusamantes, pelosassírios, seusvizinhos,6que se vestiam de azul, governadores e sátrapas, todosmancebosapetecíveis, cavaleirosmontados a cavalo.
8Nemdeixou as suasfornicaçõesdesde os dias do Egito; poismuitos se deitaramcomela na suamocidade, pisaram os seios da suavirgindade e sobreeladerramaram a suafornicação.
10Estesdescobriram a suanudez; levaram-lhe os filhos e as filhas e mataram-na com a espada; ela se tornou um provérbioentre as mulheres, poisnelaexecutaramjuízos.
14 E aumentou as suasfornicações, porqueviuunshomenspintados na parede, imagensdoscaldeus, pintados de vermelho,15cingidos os seuslombos de cintos, tendolargastiarastingidassobre as cabeças, todospríncipes no parecer, à semelhançadosfilhos de Babilônia, na Caldeia, terra do seunascimento.
17Vieramtercomela os filhos de Babilôniapara a camadosamores e a contaminaramcom as suasfornicações; ela se contaminoucomeles, e depois a suaalma se alienoudeles.
22Portanto, ó Oolibá, assimdiz o SenhorJeová: Eisque eu suscitareicontra ti os teusamantes, dosquaisestáalienada a tuaalma, e fá-los-ei vircontra ti de todos os lados:23 os filhos de Babilônia e todos os caldeus, Pécode, e Soa, e Coa, juntamentecomtodos os assírios, mancebosapetecíveis, todosgovernadores e sátrapas, príncipes e homens de renome, todosmontados a cavalo.
24Virãocontra ti comarmas, carros e carroças e comumaassembleia de povos; por-se-ão contra ti ao redor, compavês, e escudo, e capacete; entregar-lhes-ei o juízo, e te julgarãoconforme os seusjuízos.
25Poreicontra ti o meuzelo, e eles te tratarãocomfuror; tirar-te-ão o nariz e as orelhas, e o que te ficar de restocairápelaespada. Levarãoteusfilhos e tuasfilhas, e o que em ti ficar, serádevoradopelofogo.
28Poisassimdiz o SenhorJeová: Eisque te entregareinasmãosdaqueles a quemodeias, nasmãosdaqueles de quemestáalienada a tuaalma;29eles te tratarãocomódio, e te levarãotodo o teutrabalho, e te deixarãonua e despida; a nudezdastuasfornicaçõesserádescoberta, tanto a tualuxúriacomo as tuasfornicações.
35Portantoassimdiz o SenhorJeová: Porque te esqueceste de mim e me lançasteparatrásdastuascostas, portantolevatambém a tualuxúria e as tuasfornicações.
37Poiscometeramadultério, e se achasanguenassuasmãos, e com os seusídoloscometeramadultério; tambémfizerampassarpelofogoparaeles, a fim de seremconsumidos, aosfilhosque me geraram.
39Pois, quandotinhamsacrificadoseusfilhosaosseusídolos, no mesmodia, entraram no meusantuáriopara o profanarem e eisqueassimfizeram no meio da minhacasa.
40Alémdissomandastesbuscarhomensquevieram de longe, aosquaisforaenviado um mensageiro, e eisquevieram; poramordosquais te lavaste, pintaste os teusolhos e te enfeitastedosteusadornos;41 e te sentastesobre um leitomagnífico, diante do qualestavaumamesapreparada, sobrequepuseste o meuincenso e o meuóleo.
42Ouvia-se comela a vozdumamultidãoquefolgava, e, na companhia de homens da classebaixa, foram do desertotrazidosunsbêbados, quepuserambraceletesnasmãosdelas e coroasformosas, nassuascabeças.
Nenhum comentário ainda.