4 A irmãmaisvelha se chamavaOolá, e a maisnova, Oolibá. Casei-me comelas, e me deramfilhos e filhas. Refiro-me a Samaria e Jerusalém, poisOolá é Samaria, e Oolibá, Jerusalém.
8Pois, quandoelasaiu do Egito, nãodeixouparatrás a prostituição. Continuoudepravadacomo em suajuventude, quando os egípciosdormiramcomela, acariciaramseusseios e a usaramcomoprostituta.
10Elesarrancaramsuasroupas, levaramseusfilhos e filhas e então a mataram. Depoisqueelarecebeuessecastigo, suareputaçãotornou-se conhecidaentretodas as mulheres da terra.
11 “Contudo, emboraOolibátenhavisto o queaconteceu à suairmãOolá, seguiupelomesmocaminho. Na verdade, foiaindamaisdepravada e se entregou ao desejo e à prostituição.
14 “Entãolevousuaprostituiçãoaindamaislonge e se apaixonouporfiguraspintadasnumaparede, figuras de oficiaisbabilônios, comuniformesvermelhoschamativos15 e combeloscintos e turbantes de tecidofino. Estavamvestidoscomooficiais da terra da Babilônia.
18 “Da mesmaforma, eu tivenojo de Oolibá e a rejeitei, comohaviarejeitadosuairmã, porqueela se exibiudiantedeles e a eles se entregouparasatisfazerseusdesejos.
23 Os babilôniosvirãocomtodos os caldeus de Pecode, Soa e Coa. E todos os assíriosvirãocomeles, jovensatraentes, capitães, comandantes, oficiaisdoscarros de guerra e outrosoficiais de altoescalão, todos a cavalo.
24Virão do nortecontravocêcomcarros de guerra, carroças e muitasarmas, preparadospara o ataque. Assumirãoposições de batalha e a cercarãocomsoldadosarmadoscomescudos e capacetes. E eu a entregarei a elesparasercastigada, paraquefaçamcomvocê o quequiserem.
25Voltareicontravocê a ira do meuciúme, e eles a tratarãocomcrueldade. Cortarãoforaseunariz e suasorelhas e matarão à espada os sobreviventes. Seusfilhosserãolevadoscomoprisioneiros, e tudoquerestarseráqueimado.
27Dessemodo, acabareicom a depravação e a prostituiçãoquevocêtrouxe do Egito. Nuncamaisvocêolharácomdesejoparaessascoisas, nem se lembrarámaiscomsaudade de seutempo no Egito.
40 “Vocês, irmãs, enviarammensageiros a terrasdistantesparaconseguirhomens. Quandoeleschegaram, vocêstomarambanho, pintaram os olhos e colocaramsuasjoiasmaisfinaspararecebê-los.
42 De seuquartovinhamsons de muitoshomensbebendo e se divertindo. Eramhomens do deserto, lascivos e beberrões, quecolocarampulseiras em seusbraços e lindascoroas em suacabeça.
Nenhum comentário ainda.