8 O seuhábito de se entregarcomoprostitutanãoficou no Egito, quandoelasaiu de lá. No Egitoela se entregavaaoscarinhosdosegípcios; elestiraram a virgindade de Oolá, queficouimpuracomtodaessaimoralidade.
10Elesmostraram ao mundo a suanudez, arrancando a suaroupa. Levarampresosseusfilhos e filhas e, depois, a mataram à espada. Assim, a suatristefamaficouconhecidapelasoutrasmulheres, a infielquefoicastigadacomjustiça!
11 “Suairmã, Oolibá, mesmovendo o tristefim de suairmã, continuoucometendo os mesmospecados. Na verdade, na suaprostituiçãoelafoiaindamaisdepravada do que a suairmã.
14 “MasOolibárebaixou-se aindamaisquesuairmã, poisapaixonou-se pordesenhos na parede, figuras de caldeus, combelosuniformesvermelhos,15cintoslargos e turbantes de panofinocobrindosuascabeças. Eramfiguras de altosoficiais da Babilônia.
17Então os babilôniosforamprocurá-la e se deitaramcomela, deixandoOolibámaisimpura do queantes. Mas, depois de se entregar a seusamantes, Oolibáficoucomódiodeles e os abandonoucomnojodeles.
22 “Porisso, assimdiz o Soberano, o SENHOR: Transformarei em inimigos os seusantigosamantes, quevocêabandonoudepois de se entregar a eles. Eles a cercarão, vindocontravocêportodos os lados.
23Virão os babilônios e todos os caldeus, os homens de Pecode, de Soa e de Coa. Virãojuntocomeles os assírios, belospríncipes e governadores, soldadosfamosos, todosmontados em cavalos.
24Elesvirão do norteparaatacarvocêcomcarros de guerra, carroçascheias de armas e um grandeexército. Vocêserácercadaporsoldadosbemarmados, protegidosporescudos e capacetes. Elescumprirão o meujulgamento à suamaneira, matando e destruindosempiedade.
25Mostrareitoda a ira do meuzeloatravésdeles; seusantigosamantes a destruirão, cheios de ódio! Elescortarão o seunariz e suasorelhas; quemescaparcomvida, serámortologodepois do cerco. Levarãoseusfilhos e filhasparalongecomoescravos. O quesobrardessadestruição, acabarásendoqueimado!
29Elesvãocastigarvocê, carregados de ódio. Roubarãotodas as suasriquezaspelasquaisvocêtrabalhou. Eles a deixarãodespida, nua e envergonhadadiante de todo o mundo. Todosficarãoconhecendosuaprostituição e suaimoralidade.
32 “Assimdiz o Soberano, o SENHOR: “Vocêterá o mesmodestino de suairmã — a destruiçãocompleta, a destruiçãototal. O mundointeirorirá de você, porqueserámuitogrande o castigoquevaireceber.
34Vocêbeberá da taça do meufuror, beberáaté a últimagota. Mastigará os cacos, e comelesrasgará os seusprópriosseios, no maiscompletodesespero. Eu, o Soberano, o SENHOR, falei!
35 “Agora, assimdiz o Soberano, o SENHOR: Esteserá o resultado de vocêter me esquecido e desprezado: pagarácaropelosseuspecados de traição e imoralidade.
37Sãoculpadas ao mesmotempo de adultério e assassinato! Elas me traíramcomseusídolos e assassinaramseusfilhos — meusfilhostambém — oferecendo-os comosacrifíciosaosseusídolos.
40 “Alémdisso, mandaramvir de longehomens de outrasnações, embaixadores de naçõespoderosas. Mandaramgrupospedindoqueviessem a Jerusalém e Samaria. Paraficarmaisatraentespara os convidados, vocêstomarambanho, pintaram os olhos e se enfeitaramcomjoias.
42 “Do seuquartovinha o barulho de umafestaimoral, comhomensbêbados e rudestrazidos do deserto se divertindo, colocandopulseiras e coroaspreciosasnasmãos e cabeçasdasduasirmãs.
Nenhum comentário ainda.