3 E aconteceuqueelas se prostituíram no Egito, desdemuitojovens se envolveramcomtodotipo de perversão. Naquelasterrasviramseuscorposseremtocadoslascivamente; seusseiosforamafagados e desvirginados.
4 A maisvelhachamava-se Aholá, Oolá, e o nome de suairmãera, Aholivá, Oolibá. Elas me pertenciam e geraramfilhas e filhosmeus. Quanto ao significado de seusnomes: Oolá, TabernáculoDela, é Samaria; e Oolibá, MeuTabernáculo, é Jerusalém.
5Oolá se entregou à prostituiçãoenquantoeraminha; ela se encheu de cobiça e lascíviaporseusvizinhos e amantes da Assíria:6guerreirosvestidos de vermelho, governadores e comandantes, todoselescavaleirosjovens e elegantes.
7Assim, Oolá, se deixouenvolverpelaprostituição, entregando-se a todoseles, homensquefaziamparte da elitedosassírios; contaminando-se tambémcomcadaídolocultuadoporquem se apaixonava.
8Eladecidiunãoabandonar a suavidapromíscua e libertinainiciada no Egito; desde a primeirajuventudeconheceumuitoshomens e deitou-se comtodosque a seduziram; estesacariciaramseusseiosvirgens e a envolveram em suaspráticasidólatras, corruptas e devassas.
10Então, eleslhearrancaram as roupas, deixando-a nua; sequestraramseusfilhos e suasfilhas e, no fim, a mataram ao fio da espada. O quelherestoufoiapenas má famaentretodas as mulheres da terra; e um castigoseverolhefoiimposto.
11Ora, suairmãOolibáviutudoisso, masmesmoassim, também se deixouseduzir em suapaixãolasciva e cobiçosa; entregando-se desenfreadamente à prostituição, foiaindamaispervertidaquesuairmã.
12 Do mesmomodoquesuairmã, tambémdesejouardentemente os afagosdosassírios; dosgovernadores e magistrados, seusvizinhos e guerreirosvestidos em uniformesmilitaresque a impressionavam; todoselesjovens e elegantescavaleiros.
14Contudo, Oolibáafundouaindamais em suavidaímpia e libertina. Contemploufiguras de homensdesenhadosnasparedes, figuras de caldeus em vermelhoforte,15usandocinturões e esvoaçantesturbantes na cabeça; todoslhepareciampríncipes, semelhantesaosoficiaisresponsáveispeloscarros de guerra da Babilônia; homensbabilônios, nascidos na Caldeia.
17Então os babilôniosvieramprocurá-la, e se divertiramcomela no leitodosamores, e a contaminaramcom a cobiça, a lascívia e a prostituição. Entretanto, depois de haversidocontaminadaporeles, Oolibátentou se afastardelesfrustrada e desolada.
18Todavia, elaprosseguiucominsensatez em suavidapromíscua e expôstoda a suanudez e malignidadepublicamente; então, enojado e triste, decidi me afastardela do mesmomodocomo Eu tinha me afastado de suairmã.
19Apesar de tudo, ela ia multiplicandosualascívia e libertinagemcadavezmais, à medidaque se lembravadosdias da suajuventude, quandoiniciousuavida de prostituição no Egito.
22Portanto, assimdizYahweh, o SoberanoSENHOR: Eisqueincitareiteusamantescontra ti mesma, aqueles de quem te afastasteenauseada, e os trareiparaatacá-te de todos os lados:23 os babilônios e todos os caldeus, homens de Pecode, Soa e Coa, e comelestodos os assírios; rapazes de beloportefísico, todoselesgovernadores e comandantes; príncipes e homens de prestígio, todoselesoficiaismilitares, bemtrajados, galantes, montados em seusgarbososcavalos.
24Elesvirãocontra ti comarmas, carros e carroçasmilitares, e comumamultidão de guerreiros; portodos os ladostomarãoposiçãocontra ti, e estarãomunidos de grandes e pequenosescudos, e fortescapacetes de guerra. Então Eu te entregarei a eles a fim de quesejascastigada; e eisqueelesexecutarão o teujuízo de acordocom o costumedeles.
25Dirigireicontra ti toda a ira do meuzelo e, enfurecidos, elessaberãocomotratá-te. Eisquecortarãofora o teunariz e as tuasorelhas, e as pessoasqueforemdeixadasparatrásserãoexterminadas ao fio da espada. Em seguidalevarãocativos os teusfilhos e tuasfilhas, e quemrestarseráaniquiladopelofogomonstruoso.
27Destamaneirahaverei de colocar um basta em tualascívia e a toda a prostituiçãoquecomeçaste a praticardesde o Egito. Entãodeixarás de olharcomcobiça e volúpiaparatodaessagente e seusídolos, nem te lembrarásmais do Egito.
28PoisassimprofetizaYahweh, o SENHORDeus: Eisque Eu mesmo te entregonasmãosdaquelesque tu odeias, daquelagente de quem te afastastedecepcionada e enojada.
29Eles te tratarãocomódio e maldade, e sequestrarãotudoaquilopeloquetrabalhaste a vidainteira. Em seguida te abandonarãosemtuasvestes, ferida e completamentenua, e a vergonha da tuaprostituiçãoseráexpostadiante de todos. Issotudo te sobreviráporcausa da tuacobiçalibidinosa e da tuapromiscuidadeabominável.
32Assimdiz o SoberanoSENHOR: Eisquebeberás do mesmocoposentenciado à tuairmã; copogrande e fundo; elecausarácomentáriosjocosos, ironias e atéescárnio; tãogrande é o copoquecontém o teujuízo!
33 Ao tomardeleficarásdominadapelaembriaguez e porumatristezasemprecedentes, porconta do conteúdodessecopo de desgraça e consternação, o mesmocopo de tuairmãSamaria.
34 Tu o beberás, o sorverásaté a últimagota, entãodespedaçarás o teucopo e com os cacosmutilarás os teusprópriosseios! E Tenhodito! Palavra de Yahweh, o EternoDeus.
35Sendoassim, eis o quedeclaraYahweh, o SoberanoSENHOR: Vistoqueesqueceste de mim e me deste as costas, tambémsofrerástodas as consequências da tualuxúria e dastuapromiscuidadeinsana!”
36Então o SENHORdisse-me ainda: “Ó queridofilho do homem, queres tu julgarOolá e Oolibá? Ora, confronta-as, pois, com as suaspráticasabomináveis,37poiselascometeram o piordosadultérios e há muitosangue em suasmãosculpadas; porquantoprostituíram-se comsuasimagenspagãs, a ponto de sacrificar os própriosfilhosquegeraramparameuprazer a taisídolosinúteis.
39 No mesmodia em quesacrificavamseusfilhos em holocausto a seusídolos, elasentravam no meusantuário a fim de profaná-lo. Foiassimqueprocederam na minhaCasa.
40Alémdisso, elasmandarammensageiros em busca de homensestrangeiros, quelhesaceitando o convite, vieram de terraslongínquas e, quandochegaram, eisque tu, ó Jerusalém, te banharasespecialmentepararecebê-los. Tambémhaviapintadoteusolhos e ornara-te paraelescombelasjóias.
41 E mais, te sentastesobre um vistososofá, tendo à tuafrenteumamesarequintada, na qualhaviaspreparadoincenso e óleopuros e sagradosquepertenciamsomente a mim.
42Ouvia-se ali a voz de umamultidãosatisfeita e despreocupada; homensvulgares, beberrões e aventureiros do desertoforamtambémconvidados, e elespuserambraceletesnosbraços de Oolá e Oolibá, estasduasmulheres. E ornamentaram as cabeçasdelascomcoroas de magníficoesplendor.
43Então Eu disse a respeitodaquelaqueforacompletamentedestruídapelosadultériosaosquais se entregou: Queagora a usemcomoprostituta; que um se contaminecom a imundícia do outro!
44Entãoeles se deitaramcomela, comoquem se deitacomumaprostitutaqualquer; assim os muitoshomens se deitaramcomOolá e Oolibá, mulheresmalignas e devassas.
45Todavia, homensjustos as julgarão e sentenciarão ao castigoquemerecem as mulheresquecometemadultério e derramamsangueinocente, porquantosãoprostitutas, e há muitosangue em suasmãosculpadas.
47Então o grandeexército as apedrejará e as retalhará ao fio da espada; matarãosempiedadeseusfilhos e suasfilhas, destruirãosuascasas e as queimarãoaté as cinzas.
48Destemodo, portanto, colocarei um pontofinal à lascívia e a perversão na terra, a fim de quetodas as mulheres, isto é, as nações, fiquemadvertidas e não se deixemseduzir e influenciarpelovossomauexemplo.
49Eisquesofrereissobre as vossascabeçastodas as consequências de vossoserros e pecadoshorrendos de idolatria! E todosvóssabereisque Eu SouYahweh, o EternoSENHORDeus.”
Nenhum comentário ainda.