4 E os seusnomeseram: Aolá, a maisvelha, e Aolibá, suairmã; e foramminhas, e tiveramfilhos e filhas; e, quantoaosseusnomes, Samária é Aolá, e Jerusalém é Aolibá.
5Oraprostituiu-se Aolá, sendominha; e enamorou-se dosseusamantes, dosassírios, seusvizinhos,6que se vestiam de azul, governadores e magistrados, todosmanceboscobiçáveis, cavaleirosmontados a cavalo.
8 E nãodeixou as suasimpudicícias, quetrouxe do Egito; poismuitos se deitaramcomela na suamocidade, e apalparam os seios da suavirgindade, e derramaramsobreela a suaimpudicícia.
10Estes se descobriram a suavergonha; levaram-lhe os filhos e as filhas; e a elamataram-na à espada; e ela se tornou um provérbioentre as mulheres; poissobreelaexecutaramjuizos.
12Enamorou-se dosfilhos da Assíria, dosgovernadores e dosmagistradosseusvizinhos, vestidoscomprimor, cavaleirosqueandammontados em cavalos, todosmanceboscobiçáveis.
14 E elaaumentou as suasimpudicícias; porqueviuhomenspintados na parede, imagensdoscaldeus, pintadas de vermelho,15com os seuslomboscingidos, tendolargosturbantessobre as cabeças, todoscom o parecer de príncipes, semelhantesaosfilhos de Babilônia em Caldéia, terra do seunascimento.
17Entãovieram a ela os filhos de Babilôniapara o leitodosamores, e a contaminaramcom as suasimpudicícias; e ela se contaminoucomeles; então a suaalmadeles se alienou.
18Assimpôs a descoberto as suasdevassidões, e descobriu a suavergonha; então a minhaalma se alienoudela, assimcomo já se alienara a minhaalma de suairmã.
19Todaviaelamultiplicou as suasprostituições, lembrando-se dosdias da suamocidade, em que se prostituira na terra do Egito,20apaixonando-se dosseusamantes, cujascarneseramcomo as de jumentos, e cujofluxoeracomo o de cavalos.
22Porisso, ó Aolibá, assimdiz o SenhorDeus: Eisque eu suscitareicontra ti os teusamantes, dosquais se alienara a tuaalma, e os trareicontra ti de todos os lados:23 Os filhos de Babilônia, e todos os caldeus de Pecode, e de Soá, e de Coa, juntamentecomtodos os filhos da Assíria, manceboscobiçáveis, governadores e magistrados, todoselespríncipes e homens de renome, todoselesmontados a cavalo.
24 E virãocontra ti comarmas, carros e carroças, e comajuntamento de povos; e se porãocontra ti em redorcompaveses, e escudos, e capacetes; e lhesentregarei o julgamento, e te julgarãosegundo os seusjuizos.
25 E poreicontra ti o meuzelo, e usarão de indignaçãocontigo. Tirar-te-ão o nariz e as orelhas; e o que te ficar de restocairá à espada. Tomarão os teusfilhos e as tuasfilhas, e o que em ti ficarseráconsumidopelofogo.
27Assimfareicessar em ti a tualuxúria e a tuaprostituiçãotrazida da terra do Egito; de modoquenãolevantarás os teusolhosparaeles, nem te lembrarásmais do Egito.
28Poisassimdiz o SenhorDeus: Eisque te entrego na mãodosqueodeias, na mãodaqueles de quemestáalienada a tuaalma;29 e eles te tratarãocomódio, e levarãotodo o fruto do teutrabalho, e te deixarãonua e despida; e descobrir-se-á a vergonha da tuaprostituição, e a tualuxúria, e as tuasdevassidões.
35Portanto, assimdiz o SenhorDeus: Como te esqueceste de mim, e me lançasteparatrásdastuascostas, tambémcarregaráscom a tualuxúria e as tuasdevassidões.
37Poisadulteraram, e sangue se achanassuasmãos; com os seusídolosadulteraram, e atélhesofereceram em holocausto, paraseremconsumidos, os seusfilhos, que de mimgeraram.
38 E aindaisto me fizeram: contaminaram o meusantuário no mesmodia, e profanaram os meussábados39Porquanto, havendosacrificadoseusfilhosaosseusídolos, vinham ao meusantuário no mesmodiapara o profanarem; e eisqueassimfizeram no meio da minhacasa.
40Alémdistomandaramvirunshomens de longe, aosquaisforaenviado um mensageiro, e eisquevieram. Poramordeles te levaste, pintaste os teusolhos, e te ornaste de enfeites,41 e te assentastesobre um leito de honra, diante do qualestavaumamesapreparada; e pusestesobreela o meuincenso e o meuóleo.
42Ouvia-se ali a voz de umamultidãosatisfeita; e comhomens de classebaixaforamtrazidosbeberrões do deserto; e elespuserambraceletesnasmãosdasmulheres, e coroas de esplendornassuascabeças.
45 De maneiraquehomensjustossão os que as julgarãocomo se julgam as adúlteras, e como se julgam as quederramam o sangue; porqueadúlterassão, e sangue há nassuasmãos.
Nenhum comentário ainda.