5Oolá se prostituiuenquantoeraminha. Ela se enamorou de seusamantes, os assírios, seusvizinhos,6que se vestiam de azul, governadores e magistrados, todosjovensatraentes, cavaleirosmontados em seuscavalos.
8Elanãodeixou a suaprostituição, quetrouxe do Egito; poismuitos se deitaramcomela na suajuventude, apalparam os seusseiosvirgens e a trataramcomoprostituta.
10Elesdescobriram a vergonhadela; levaramseusfilhos e suasfilhas e a matarampelaespada. Ela se tornou um provérbioentre as mulheres, poisjuízofoiexecutadosobreela.
12Ela se enamoroudosassírios, dosgovernadores e dosmagistrados, seusvizinhos, vestidoscomprimor, cavaleirosqueandammontados em cavalos, todosjovensatraentes.
14Elaaumentou a suaprostituição, porqueviuhomenspintados na parede, imagensdosbabilônios, pintadas de vermelho,15comcinturões na cintura e turbantescompridos na cabeça, todoscom a aparência de príncipes, semelhantesaosbabilônios na Caldeia, terra do seunascimento.
19Maselamultiplicousuasprostituições, lembrando-se dosdias da suajuventude, em quehavia se prostituído na terra do Egito,20apaixonando-se porseusamantes, cujosmembroseramcomo os de jumentos, e cujofluxoeracomo o de cavalos.
22 Ó Oolibá, porisso o SENHORDeusdizassim: Levantareicontra ti os teusamantes, dosquais te afastaste, e os trareicontra ti portodos os lados:23 os babilônios, e todos os caldeus de Pecode, e de Soá, e de Coa, juntamentecomtodos os assírios, jovensatraentes, governadores e magistrados, todoselespríncipes e homens de renome, todoselesmontados em cavalos.
24Elesvirãocontra ti comarmas, carros e carroças, e commultidão de povos. Eles te cercarãocomescudosgrandes e pequenos, e capacetes; eu lhesentregarei o julgamento, e eles te julgarãosegundo o seujuízo.
25 Eu poreicontra ti o meuzelo, e elesagirãocomfurorcontigo. Tirarãoteunariz e as orelhas; e o querestarcairápelaespada. Tomarãoteusfilhos e tuasfilhas, e quemrestarserádestruídopelofogo.
28Poisassimdiz o SENHORDeus: Eu te entrego na mãodosqueodeias, na mãodaqueles de quem te afastaste;29 e eles te tratarãocomódio, levarãotodo o fruto do teutrabalho e te deixarãonua e despida. A vergonha da tuaprostituição, a tualuxúria e as tuasprostituiçõesserãodescobertas.
37Poisadulteraram, e há sanguenassuasmãos; adulteraramcom os seusídolos, e até os seusfilhos, geradosparamim, sacrificaramaosídolosparaseremconsumidos.
40Alémdisso, mandaramviralgunshomens de longe, aosquaishaviasidoenviado um mensageiro, e elesvieram. Poramordeles te banhaste, pintaste os olhos e te ornaste de enfeites;41 e te assentastesobre um leito de honra, diante do qualestavaumamesapreparada; e puseste o meuincenso e o meuóleosobreela.
42Ouvia-se ali a voz de umamultidãosatisfeita; e foramtrazidosbeberrões do desertocomhomens de classebaixa; e elespuserambraceletesnosbraçosdasmulheres e coroas de esplendorsobresuascabeças.
Nenhum comentário ainda.