2Então o reisubiu ao templo do SENHORacompanhadoportodos os sacerdotes e profetas, pelopovotodo de Jerusalém e de Judá, desde os maisjovensaté os maisvelhos. O reileu em altavoztodas as palavras do Livro da Aliançaquetinhasidoachado no templo do SENHOR.
3 O rei se colocou em pé junto à colunareal, diante do povo e, na presença do SENHOR, ele e o povofizeramumapromessasincera ao SENHOR de queobedeceriam ao SENHOR e de todo o coração e de toda a almapraticariam os seusmandamentos e as suasleis, confirmando as palavras da aliançaescritasnaquelelivro.
4Então o reideuordens ao sumosacerdoteHilquias e aosoutrossacerdotes, e tambémaosguardas do templo, paraqueretirassem do templo do SENHORtodos os objetosqueeramusados na adoração de Baal, de Aserá, do Sol, da Lua e dasestrelas. O reiqueimoutudoissonoscampos do vale de Cedrom, fora de Jerusalém, e levou as cinzasparaBetel.
5Elematou os sacerdotesdosdeusesfalsosnomeadospelosreisanteriores de Judá, poisessessacerdotestinhamqueimadoincensonosaltaresidólatrasnascolinasdascidades de Judá e arredores de Jerusalém, aquelessacerdotesquehaviamoferecidoincenso a Baal, ao Sol, à Lua, às estrelas e aosplanetas e a todos os exércitoscelestiais.
6Tambémtirou do templo do SENHOR a imagemvergonhosa de Aserá e a levouparafora de Jerusalémpara o córrego de Cedrom; alielequeimouessaimagem e a reduziu a cinzas, queforamjogadassobre os túmulos do povo.
8 O reiJosiastrouxe de volta a Jerusalémtodos os sacerdotesquemoravam em outrascidades de Judá, e derruboutodos os altaresidólatrasquehavianasmontanhasondeeleshaviamqueimadoincenso. Derrubou, inclusive, aquelesqueestão em lugarestãoafastadoscomoGeba e Berseba. Alémdisso, eledestruiualtaresidólatrascolocados na entrada do palácio de Josué, o governador de Jerusalém. Essepalácioestavalocalizado à esquerda de quementrapelaporta da cidade.
9Emboraessessacerdotes, queeramconhecidoscomosacerdotesdosaltos, nãooferecessemsacrifícios no altar do SENHOR em Jerusalém, elescomiampãessemfermentojuntocom os outrossacerdotes.
10Depois o reiprofanou o altar de Tofete, quefica no valedosfilhos de Hinom, de maneiraqueninguémmaispodiausaressealtarparasacrificarseufilho ou suafilha ao deusMoloque.
11Eleretirou os cavalosque os reis de Judáhaviamdedicado à adoração do sol e queimou os carros, quetambémhaviamsidoconsagrados à adoração do sol, localizadosperto da entrada do templo. Essaentradaficavapróxima do quartel de um oficialchamadoNatã-Meleque.
12 O reitambémderrubou os altaresque os reis de Judáhaviamconstruídosobre o terraço do palácio, em cima da sala de Acaz, e destruiu os altaresqueManasséstinhaconstruídonosdoispátios do templo do SENHOR. O reiesmigalhouessesaltares e espalhou os pedaçospelovale de Cedrom.
13 O reitambémprofanou os altaresidólatrasquehavianosmontes ao ladoleste de Jerusalém, e ao sul do monte da Destruição, queSalomão, rei de Israel, haviaconstruídoparaAsterote, a detestáveldeusadossidônios, paraCamos, o detestáveldeusdosmoabitas, e paraMoloque, o detestáveldeusdosamonitas.
15Josiastambémderrubou o altar de Betel, o altaridólatraconstruídoporJeroboão, filho de Nebate, quelevouIsrael a pecar. As pedraselereduziu a pó e queimou o postesagrado de Aserá.
16QuandoJosiasolhou ao seuredor, notouquehaviadiversassepulturas na encosta da montanha. Entãoeledeuordensaosseushomensparaquetirassemdassepulturas os ossos e os queimassemsobre o altar de Betel, a fim de deixarimpuroessealtar, conforme a palavra do SENHORproclamadapelohomem de Deusquedeclarouqueessascoisasaconteceriam ao altar de Jeroboão.
17 “Quemonumento é aqueleali?”, perguntou o rei. E os homens da cidadelhedisseram: “É a sepultura do homem de Deusqueveio de Judá e anunciouqueaquiloque o reiacaba de fazeraconteceriaaqui ao altar de Betel!”
18Então o reiJosiasrespondeu: “Deixemquefiqueondeestá. Ninguémmexanosseusossos”. Assimnãoqueimaramaquelesossos, nem os ossos do profetaqueveio de Samaria.
19Comohaviafeito em Betel, Josiasprofanou e tiroutodos os altaresidólatrasnasmontanhas de toda a região de Samaria. Elestinhamsidoconstruídospelosdiversosreis de Israel, quecomissoprovocaram a ira do SENHOR.
20Josiasmatoutodos os sacerdotesdessesaltaresidólatrasalimesmo em seusprópriosaltares, e queimou os ossoshumanossobre os altares, paradeixá-losimpuros. Depois de tudoissovoltouparaJerusalém.
24Josiasexterminoutambém os médiuns, os queconsultavam os mortos, todotipo de ídolos do lar, outrosídolos e todos os outrosobjetos de adoraçãoquehavia em Judá e em Jerusalém. Elefezissoporquequeriaseguirtodas as exigênciasdasleisqueestavamescritas no livroque o sacerdoteHilquiasencontrou no templo do SENHOR.
25Nãohouvenenhumoutroreique se voltassepara o SENHOR de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças, e seguissetodas as leis de MoisésquantoJosias.
27Pois o SENHORtinhadito: “RetirareiJudá da minhapresença, assimcomofizcomIsrael; e nãoaceitarei a cidade de Jerusalémqueescolhi, e o templo do qual eu disse: ‘Aliestará o meunome’ ”.
29Naquelesdias o faraóNeco, rei do Egito, atacou o rei da Assíriajunto ao rioEufrates. O reiJosiasfoi ao encontrodeleparacombatê-lo; porém o faraóNeco o enfrentou e o matou em Megido.
30 Os oficiais de Josiaslevaram o seucorpo de voltanumcarro, de MegidoparaJerusalém, e o sepultaram no túmuloqueelehaviaescolhido. E o povoescolheuJeoacaz, filho de Josias, comoseunovorei.
31Jeoacaztinhavinte e trêsanos de idadequandosubiu ao trono e reinoutrêsmeses em Jerusalém. O nome de suamãeeraHamutal, filha de Jeremias; elaera de Libna.
33 O faraóNecomandouprendê-lo na cadeia de Ribla, em Hamate, paranãodeixarqueelereinasse em Jerusalém, e aindacobrou um imposto de Judá de trêstoneladas e meia de prata e trinta e cincoquilos de ouro.
34Então o reiegípcioescolheuEliaquim, filho de Josias, parareinar em Jerusalém; e trocou o nomedeleparaJeoaquim. Depoiselelevou o reiJeoacazpara o Egito, ondeestemorreu.
36Jeoaquimtinhavinte e cincoanos de idadequando se tornourei de Judá. Elereinouporonzeanos em Jerusalém. O nome de suamãeeraZebida, filha de Pedaías, natural de Ruma.
Nenhum comentário ainda.