2 O reifoi ao templo do SENHOR, acompanhado de todos os homens de Judá, os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, do maisjovem ao maisvelho; e leuparaelestodas as palavras do livro da aliança, quehaviasidoachado no templo do SENHOR.
3Então o rei se colocou em pé junto à coluna e fezumaaliançadiante do SENHOR, de andarcom o SENHOR e guardar os seusmandamentos, os seustestemunhos e os seusestatutos, de todo o coração e de toda a alma, confirmando as palavrasdessaaliança, queestavamescritasnaquelelivro; e todo o povofirmoucompromissocomessaaliança.
4 O reitambémmandouque o sumosacerdoteHilquias, os sacerdotes da segundaordem e os guardas da entradatirassem do templo do SENHORtodos os objetosquehaviamsidofeitosparaBaal, Aserá e todo o exército do céu, e os queimoufora de Jerusalém, noscampos de Cedrom, e levou as cinzasdelesparaBetel.
5Destituiu os sacerdotesidólatrasque os reis de Judáhaviamconstituídoparaqueimaremincensosobre os altaresdascolinasnascidades de Judá e ao redor de Jerusalém, comotambém os quequeimavamincenso a Baal, ao sol, à lua, aosplanetas e a todo o exército do céu.
6Tirou do templo do SENHOR o poste-ídolo, levando-o parafora de Jerusalém, até o ribeiro de Cedrom; ali o queimou e o reduziu a pó; e jogou o pó sobre as sepulturasdosfilhos do povo.
8Tiroutodos os sacerdotesdascidades de Judá e profanou os altaresdascolinas em que os sacerdotesqueimavamincenso, desdeGebaatéBerseba; e derrubou os altares da entrada, perto da porta de Josué, o chefe da cidade, do ladoesquerdo de quementra na cidade.
11Tirou os cavalosque os reis de Judáhaviamconsagrado ao sol, à entrada do templo do SENHOR, perto da sala do oficialNatã-Meleque, quefica no pátio, e queimou os carros do sol.
12 O reitambémderrubou os altaresqueestavamsobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judáhaviamfeito, comotambém os altaresqueManassésfizeranosdoispátios do templo do SENHOR. Depois de despedaçá-los, tirou-os dali e jogou o entulho no ribeiro de Cedrom.
13 O reiprofanoutambém os altaresdascolinasqueestavam a leste de Jerusalém, à direita do monte da Destruição, os quaisSalomão, rei de Israel, haviaedificado a Astarote, abominaçãodossidônios, a Camos, abominaçãodosmoabitas, e a Milcom, abominaçãodosamonitas.
15Eletambémderrubou o altarqueficava em Betel e o altarfeitoporJeroboão, filho de Nebate, quehavialevadoIsrael a pecar. Elequeimou o altar, reduzindo-o a pó, e queimou o poste-ídolo.
16Olhando ao redor, Josiasviu as sepulturasqueestavamali no monte e mandoutirar os ossosquenelas se encontravam; e os queimousobreaquelealtar, e assim o profanou, conforme a palavra do SENHORproclamadapelohomem de Deusquepredisseessascoisas.
17Entãoperguntou: Quemonumento é estequevejo? Os homens da cidaderesponderam: É a sepultura do homem de Deusqueveio de Judá e predisseessascoisasqueacabas de fazercontraestealtar de Betel.
18EntãoJosiasdisse: Deixai-o comoestá; ninguémmexanosseusossos. Elesdeixaram os seusossoscomoestavam, juntamentecom os do profetaquehaviavindo de Samaria.
19Josiastiroutambémtodos os santuáriosdosaltaresdascolinasquehavianascidades de Samaria, que os reis de Israelhaviamfeitoparaprovocar o SENHOR à ira, e lhesfezconformetudo o quehaviafeito em Betel.
24Alémdisso, Josiasextirpou os adivinhos, os feiticeiros, os ídolos do lar, os outrosídolos e todas as abominaçõesque se viam na terra de Judá e em Jerusalém, paraconfirmar as palavras da lei, queestavamescritas no livroque o sacerdoteHilquiashaviaencontrado no templo do SENHOR.
25Antes de Josiasnãohouvereisemelhante a ele, que se convertesse ao SENHOR de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças, conformetoda a lei de Moisés; e nunca se levantououtrosemelhantedepoisdele.
27 O SENHORdisse: Eu tambémexpulsareiJudá da minhapresença, comoexpulseiIsrael, e rejeitareiestacidade de Jerusalémqueescolhi, comotambém o templo do qual eu prometi: O meunomepermaneceráaliparasempre.
29Duranteseureinado, o faraóNeco, rei do Egito, atacou o rei da Assíria, no rioEufrates. E o reiJosiasfoiconfrontá-lo, e o faraóNeco o matou em Megido, logoque o avistou.
30Seusservos o levarammortonumcarro, de MegidoparaJerusalém, onde o sepultaram no seusepulcro. E o povo da terratomouJeoacaz, filho de Josias, ungiram-no e o proclamaramrei em lugar de seupai.
33 O faraóNecomandouprendê-lo em Ribla, na terra de Hamate, paraquenãoreinasse em Jerusalém; e exigiu do país um imposto de cemtalentos de prata e um talento de ouro.
34 O faraóNecotambémconstituiuEliaquim, filho de Josias, rei em lugar de seupaiJosias, e mudou o seunomeparaJeoaquim. MaslevouconsigoJeoacaz ao Egito, ondemorreu.
35Jeoaquimentregou ao faraó a prata e o ouro; masexigiu do paísumataxa, paradaressaquantiaconforme a ordem do faraó. Exigiuprata e ouro do povo da terra, conformesuasposses, paraentregar ao faraóNeco.
Nenhum comentário ainda.