2 O reisubiu à Casa do SENHOR, e comeletodos os homens de Judá, todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menoraté ao maior; e leudiantedelestodas as palavras do Livro da Aliançaqueforaencontrado na Casa do SENHOR.
3 O rei se pôs em pé junto à coluna e fezaliançaante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seusmandamentos, os seustestemunhos e os seusestatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavrasdestaaliança, queestavamescritasnaquelelivro; e todo o povoanuiu a estaaliança.
4Então, o reiordenou ao sumosacerdoteHilquias, e aossacerdotes da segundaordem, e aosguardas da portaquetirassem do templo do SENHORtodos os utensíliosque se tinhamfeitoparaBaal, e para o poste-ídolo, e paratodo o exércitodoscéus, e os queimoufora de Jerusalém, noscampos de Cedrom, e levou as cinzasdelesparaBetel.
5Tambémdestituiu os sacerdotesque os reis de Judáestabeleceramparaincensaremsobre os altosnascidades de Judá e ao redor de Jerusalém, comotambém os queincensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aosmaisplanetas, e a todo o exércitodoscéus.
6Tambémtirou da Casa do SENHOR o poste-ídolo, quelevouparafora de Jerusalématé ao vale de Cedrom, no qual o queimou e o reduziu a pó, quelançousobre as sepulturas do povo.
8 A todos os sacerdotestrouxedascidades de Judá e profanou os altos em que os sacerdotesincensavam, desdeGebaatéBerseba; e derribou os altaresdasportas, queestavam à entrada da porta de Josué, governador da cidade, à mãoesquerdadaquelequeentravaporela.
11Tambémtirou os cavalosque os reis de Judátinhamdedicado ao sol, à entrada da Casa do SENHOR, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, a qualficava no átrio; e os carros do solqueimou.
12Também o reiderribou os altaresqueestavamsobre a sala de Acaz, sobre o terraço, altaresqueforamfeitospelosreis de Judá, comotambém os altaresquefizeraManassésnosdoisátrios da Casa do SENHOR; e, esmigalhados, os tiroudali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
13 O reiprofanoutambém os altosqueestavamdefronte de Jerusalém, à mãodireita do monte da Destruição, os quaisedificaraSalomão, rei de Israel, paraAstarote, abominaçãodossidônios, e paraQuemos, abominaçãodosmoabitas, e paraMilcom, abominaçãodosfilhos de Amom.
15Também o altarqueestava em Betel e o altoquefezJeroboão, filho de Nebate, quetinhafeitopecar a Israel, essealtarjuntocom o alto o reiderribou; destruiu o alto, reduziu a pó o seualtar e queimou o poste-ídolo.
16OlhandoJosias ao seuredor, viu as sepulturasqueestavamali no monte; mandoutirardelas os ossos, e os queimousobre o altar, e assim o profanou, segundo a palavra do SENHOR, queapregoara o homem de Deusquehaviaanunciadoestascoisas.
17Então, perguntou: Quemonumento é estequevejo? Responderam-lhe os homens da cidade: É a sepultura do homem de Deusqueveio de Judá e apregoouestascoisasquefizestecontra o altar de Betel.
19TambémtirouJosiastodos os santuáriosdosaltosquehavianascidades de Samaria e que os reis de Israeltinhamfeitoparaprovocarem o SENHOR à ira; e lhesfezsegundotodos os atosquetinhapraticado em Betel.
24AboliutambémJosias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominaçõesque se viam na terra de Judá e em Jerusalém, paracumprir as palavras da lei, queestavamescritas no livroque o sacerdoteHilquiasachara na Casa do SENHOR.
25Antesdele, nãohouvereiquelhefossesemelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seucoração, e de toda a suaalma, e de todas as suasforças, segundotoda a Lei de Moisés; e, depoisdele, nunca se levantououtroigual.
27Disse o SENHOR: Também a Judáremoverei de diante de mim, comoremoviIsrael, e rejeitareiestacidade de Jerusalém, queescolhi, e a casa da qual eu dissera: Estaráali o meunome.
29Nosdias de Josias, subiuFaraó-Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rioEufrates; e, tendosaídocontraele o reiJosias, Neco o matou, em Megido, no primeiroencontro.
30 De Megido, os seusservos o levarammorto e, numcarro, o transportaramparaJerusalém, onde o sepultaram no seujazigo. O povo da terratomou a Joacaz, filho de Josias, e o ungiu, e o fezrei em lugar de seupai.
31TinhaJoacazvinte e trêsanos de idadequandocomeçou a reinar e reinoutrêsmeses em Jerusalém. Suamãechamava-se Hamutal e erafilha de Jeremias, de Libna.
33PorémFaraó-Neco o mandouprender em Ribla, na terra de Hamate, paraquenãoreinasse em Jerusalém; e impôs à terra a pena de cemtalentos de prata e um de ouro.
34Faraó-Necotambémconstituiurei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de Josias, seupai, e lhemudou o nomeparaJeoaquim; porémlevouconsigopara o Egito a Joacaz, quealimorreu.
35Jeoaquimdeuaquelaprata e aqueleouro a Faraó; porémestabeleceuimpostosobre a terra, paradaressedinheirosegundo o mandado de Faraó; do povo da terraexigiuprata e ouro, de cada um segundo a suaavaliação, para o dar a Faraó-Neco.
36TinhaJeoaquim a idade de vinte e cincoanosquandocomeçou a reinar e reinouonzeanos em Jerusalém. Suamãe se chamavaZebida e erafilha de Pedaías, de Ruma.
Nenhum comentário ainda.