1Então, chamouJosué os rubenitas, os gaditas e a meiatribo de Manassés2 e lhesdisse: Vóstendesobservadotudo o queMoisés, servo de Jeová, vosordenou e tendesobedecido à minhavoz em tudoquantovosordenei.
4TendoJeová, vossoDeus, dadodescanso a vossosirmãos, comolhesfalou, agoratornai-vos e idepara as vossastendas, para a terra da vossapossessão, queMoisés, servo de Jeová, vosdeualém do Jordão.
5Cuidai, entretanto, diligentemente de cumprir o queMoisés, servo de Jeová, vosordenou, a saber, o mandamento e a lei de amar a Jeová, vossoDeus, de andar em todos os seuscaminhos, de cumprir os seusmandamentos, de vosunir a ele e de o servir de todo o vossocoração e de toda a vossaalma.
7Ora, Moiséstinhadadoherança, em Basã, à meiatribo de Manassés, porém à outrametadeJosuédeuherançaentreseusirmãos, além do Jordão, para o ocidente. Também, quandoJosué os envioupara as suastendas, os abençoou8 e disse-lhes: Voltaipara as vossastendas, levandomuitasriquezas, muitíssimogado, prata, ouro, cobre, ferro e muitíssimosvestidos; reparticomvossosirmãos o despojodosvossosinimigos.
9 Os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésvoltaram e separaram-se dosfilhos de Israel, em Siló, queestá na terra de Canaã, parairem à terra de Gileade, à terra da suapossessão, queobtiveram, segundo a ordem de Jeová, porintermédio de Moisés.
10Tendochegado à regiãopróxima ao Jordão, a qualestá na terra de Canaã, os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésedificaramali um altarjunto ao Jordão, um grandíssimoaltar.
11 Os filhos de Israelouviramdizer: Eisque os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésedificaram um altar na fronteira da terra de Canaã, na regiãopróxima ao Jordão, da bandaquepertenceaosfilhos de Israel.
13Aosfilhos de Rúben, aosfilhos de Gade e à meiatribo de Manassés, à terra de Gileade, enviaram os filhos de IsraelFineias, filho do sacerdoteEleazar,14 e, comele, dezpríncipes, um príncipe de famíliaparacadaumadastribos de Israel; e cada um delesera o cabeçadassuasfamíliasentre os milhares de Israel.
15Foramtercom os filhos de Rúben, com os filhos de Gade e com a meiatribo de Manassés, à terra de Gileade, e disseram-lhes:16Assimdiztoda a congregação de Jeová: Quetransgressão é estaquecometestescontra o Deus de Israel, paradeixardeshoje de seguir a Jeová, vistoqueedificastes um altar, paravosrebelardescontraJeová?
17Acaso, nos há sidopequenademais a iniquidade de Peor, de queatéhojenãonostemospurificado, apesar de tervindoumapragasobre a congregação de Jeová,18paraquevós, hoje, deixeis de seguir a Jeová? VistoquerebelaishojecontraJeová, amanhã se irarácontratoda a congregação de Israel.
19Todavia, se a terra da vossaherançaforimunda, passaipara a terra da possessão de Jeová, onde se acha o seutabernáculo, e tendeherançaentrenós; porémnãovosrebeleiscontraJeová, nemrebeleiscontranós, edificando-vos um altarafora o altar de Jeová, nossoDeus.
20NãocometeuAcã, filho de Zera, transgressão no tocante ao anátema, e nãocaiuirasobretoda a congregação de Israel? E aquelehomemnãopereceu só na suainiquidade.
21Então, os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésresponderamaoscabeçasdosmilhares de Israel:22Jeová, Deusdosdeuses, Jeová, Deusdosdeuses, o sabe, e o saberáIsrael, se em rebeldia ou se portransgressãocontraJeová (nãonossalves tu hoje)23edificamos um altarparadeixarmos de o seguir; ou paraoferecermossobreessealtarholocaustos, ou oferta de cereais, ou paraoferecermossobreelesacrifícios de ofertaspacíficas (Jeovámesmo de nósrequeira.)
24 e se, antes, pelocontrário, o nãofizemoscomcuidado e de propósito, pensando: No futuro, vossosfilhospoderiamdizer a nossosfilhos: QuetendesvóscomJeová, Deus de Israel?
25PoisJeovápôs o Jordãoportermoentrenós e vós, ó filhos de Rúben e ó filhos de Gade; nãotendesparte em Jeová. Assim, vossosfilhosfarãoque os nossosdeixem de temer a Jeová.
26Porisso, dissemos: Preparemosparaedificarmos um altar, nãoparaholocaustos, nemparasacrifícios;27porémentrenós e vós e entre as nossasgeraçõesdepois de nósservirá de testemunhoparapodermoscumprir o serviço de Jeovádiantedelecom os nossosholocaustos, com os nossossacrifícios e com as nossasofertaspacíficas; a fim de que, no futuro, nãodigamvossosfilhosaosnossos: Nãotendesparte em Jeová.
28Portantodissemos: Quandoassimdisserem no futuro a nós ou às nossasgerações, responderemos: Vede o modelo do altar de Jeováquenossospaisfizeram, nãoparaholocaustos, nemparasacrifícios; mas é testemunhoentrenós e vós.
29Longe de nós o rebelarmo-noscontraJeová e deixarmoshoje de o seguir, edificando um altarparaholocaustos, paraofertas de cereais ou parasacrifícios, afora o altar de Jeová, nossoDeus, queestádiante do seutabernáculo.
30QuandoFineias, o sacerdote, e os príncipes da congregação, e os cabeçasdosmilhares de Israelqueestavamcomeleouviram as palavrasque os filhos de Rúben, os filhos de Gade e os filhos de Manassésfalaram, ficaramsatisfeitos.
31RespondeuFineias, filho do sacerdoteEleazar, aosfilhos de Rúben, aosfilhos de Gade e aosfilhos de Manassés: Hoje, sabemosqueJeováestá no meio de nós, porquenãocometestesestatransgressãocontraele; agora, livrastes os filhos de Israel da mão de Jeová.
32Fineias, filho do sacerdoteEleazar, e os príncipes, deixando os filhos de Rúben e os filhos de Gade, voltaram da terra de Gileade, para a terra de Canaã, aosfilhos de Israel e deram-lhesconta de tudo.
33Comissoficaramsatisfeitos os filhos de Israel, quebendisseram a Deus e nãofalarammais de subir a pelejarcontraeles, paradestruírem a terra em quehabitavam os filhos de Rúben e os filhos de Gade.
Nenhum comentário ainda.