1Josuéconvocouentão os soldadosdastribos de Rúben e Gade e da meiatribo de Manassés,2dizendo o seguinte: “Vocêscumpriramtudo o queMoisés, servo do SENHOR, ordenou, e obedeceram à minhavoz em tudoqueordenei a vocês.
4Agoraque o SENHOR, o seuDeus, deusucesso e descansoaosseusirmãos, comohaviaprometido, podemvoltarpara o territórioquereceberam de Moisés, servo do SENHOR, do outrolado do rioJordão.
5Tenhamcuidado, porém, em obedecer a todos os mandamentosdadosporMoisés, servo do SENHOR, na Lei. Amem o SENHOR, o seuDeus, e sigam o planoqueeletempara a vida de vocês. Obedeçamaosseusmandamentos e procuremestarsemprepertodele! Sirvam ao SENHOR de todo o coração e de toda a alma!”
7Moiséstinhadado o território de Basã à meiatribo de Manassés, ao passoque a outrametade da tribohaviarecebidoterras a oeste do rioJordão, entreseusirmãosisraelitas. QuandoJosuédespediu as tropas, abençoou os homens,8dizendo: “Voltemparacasacomtodas as riquezasqueajuntaram: muitogado, prata, ouro, bronze, ferro e roupa — tudo em grandequantidade! Repartamtudocom os seusirmãos.
9Assim as tropasdastribos de Rúben, de Gade e da meiatribo de Manassésdeixaram os outrosisraelitas em Siló, em Canaã, e atravessaram o rioJordão, voltandopara as suasterras em Gileade, de quetomaramposse de acordocom a ordem do SENHOR, pormeio de Moisés.
10Assimquechegaramperto do rioJordão, enquantoaindaestavam na terra de Canaã, as tribos de Rúben, de Gade e a metade da tribo de Manassésconstruíram um altargrande e vistoso, junto ao Jordão.
11Quando os outrosisraelitasficaramsabendoque as tribos de Rúben, Gade e a meiatribo de Manasséshaviamedificado um altar na fronteira de Canaã, na regiãojunto ao rioJordão, do ladoquepertenceaosfilhos de Israel,12toda a assembleiaajuntou-se em Siló e se preparouparaguerrearcontraaquelastribosirmãs.
13Antes, porém, mandouumadelegaçãochefiadaporFineias, filho do sacerdoteEleazar, à terra de Gileade, às tribos de Rúben, de Gade e à meiotribo de Manassés.
15Quandocruzaram o rio, passandopara a terra de Gileade, disseram à tribo de Rúben, de Gade e à meiotribo de Manassés:16 “Assimdiz a congregação do SENHOR: ‘Quetransgressãovocêscometeramcontra o Deus de Israel, deixando de seguir ao SENHOR, e construindo um altarpara se rebelaremcontraele?
18Porquevocêstêm de fazernovarebeliãocontra o SENHOR, abandonando o SENHOR? “ ‘Vocêsbemsabemque se vocês se rebelaremhojecontra o SENHOR, eleficaráiradocomtoda a congregação de Israelamanhã.
19 Se vocêsachamqueprecisam de um altarporque o território de vocêsestáimpuro, é melhorquepassempara o nossolado do rioJordão, para a terraquepertence ao SENHOR, ondeele se fazpresenteentrenós no Tabernáculo. Vocêspoderãoviverjuntoconosco, e nósdaremosparte de nossasterras a vocês. Masnão se rebelemcontra o SENHOR, paratrazerdesgraçasobrenós, construindooutroaltarquenãoseja o altar do SENHOR, o nossoDeus.
20Não se esqueçam da terrívelexperiênciaquetivemoscomAcã, filho de Zerá, quandoelepecoucontra o SENHOR, em relação às coisasconsagradas. Nãofoi só elequesofreucastigo. A naçãointeirafoicastigadaporcausa do seupecado!’ ”21Então o povo de Rúben, de Gade e da meiatribo de Manassésrespondeuaoschefesdosgrupos de famílias de Israel:22 “O Poderoso, Deus, o SENHOR, o Poderoso, o SENHOR, elesabe! QueIsraelfiquesabendo! Se agimos em rebelião ou desobediênciaparacom o SENHOR, nãonosdeixemviverhoje.
23 Se construímos o altarparanosafastarmos do SENHOR e paraoferecermosofertasqueimadas e ofertas de cereais, ou ofertas de pazsobreele, que o próprioSENHORnospeçaparaprestarmoscontasdisso.
24Pelocontrário! Construímos o altarcomreceio de queamanhã os seusdescendentesdigamaosnossos: ‘Quedireitovocêstêm de prestarculto ao SENHOR, o Deus de Israel?
25 O SENHORpôs o rioJordãocomobarreiraentrenós e vocês, descendentes de Rúben e de Gade! Vocêsnãotêmparte no SENHOR!’ Assim os descendentes de vocêspoderiamlevar os nossosdescendentes a deixarem de adorar e servir ao SENHOR!
26 “Porissoresolvemosconstruir o altar, nãopara as ofertasqueimadasnemparasacrifícios,27masparaqueessealtarsirva de testemunhoentrenós e vocês e as geraçõesfuturas de quepodemosservir o SENHOR em seusantuáriocom as nossasofertasqueimadas, os nossossacrifícios e ofertas de paz. Então, amanhã, os seusdescendentesnãopoderãodizeraosnossos: ‘Vocêsnãotêmparte no SENHOR’.
28 “Nósdissemos: Se amanhãdisseremisso a nós e às nossasgeraçõesfuturas, entãoresponderemos: ‘Vejam a cópia do altar do SENHOR, que os nossospaisfizeram. Elenãofoiconstruídoparaofertasqueimadas, nemparasacrifícios, mascomotestemunhoentrenós e vocês’.
29 “Quenãopassepelasnossascabeçasnosrebelarmoscontra o SENHOR, ou que o abandonemos, construindo um altarparaapresentarofertasqueimadas, ofertas de cereais ou outrossacrifícios, além do altar do SENHOR, o nossoDeus, queestádiante do seuTabernáculo!”
30Quando o sacerdoteFineias e os altosoficiais da congregação de Israel, os chefes de milharesdosgrupos de famílias, ouviramissodastribos de Rúben, Gade e Manassés, alegraram-se muito!
31 E Fineias, filho do sacerdoteEleazarrespondeu às tribos de Rúben, Gade e Manassés: “Hojesabemosque o SENHORestá no meio de nós, porquevocêsnãoforaminfiéis ao SENHORcomotínhamospensado. Comissovocêslivraram os israelitas do castigo do SENHOR”.
32EntãoFineias, filho do sacerdoteEleazar, e os representantesenviadosvoltaram do encontrocom os homens de Rúben, de Gade em Gileade, e voltaram à terra de Canaã, ao povo de Israel, e deramrelatório de tudo o quetinhaacontecido.
33Estes se alegraramcom o relatório e louvaram a Deus! E deixaram de falar em fazerguerracontra as tribos de Rúben e Gade, paradestruírem a terra em quehabitavam.
34 O povo de Rúben e de Gadederam ao altar o nome de “Altar do Testemunho”, dizendo: “Estealtar é um testemunhoentrenós e eles de que o SENHOR é Deus”.
Nenhum comentário ainda.