1EntãoJosuéchamou os rubenitas, os gaditas e a meiatribo de Manassés,2 e disse-lhes: TudoquantoMoisés, servo do Senhor, vosordenou, tendesobservado, bemcomotendesobedecido à minhavoz em tudoquantovosordenei.
4Agora o SenhorvossoDeusdeudescanso a vossosirmãos, comolhesprometera; voltai, pois, agora, e idepara as vossastendas, para a terra da vossapossessão, queMoisés, servo do Senhor, vosdeualém do Jordão.
5Tão-somentetendecuidado de guardarcomdiligência o mandamento e a leiqueMoisés, servo do Senhor, vosordenou: queameis ao SenhorvossoDeus, andeis em todos os seuscaminhos, guardeis os seusmandamentos, e vosapegueis a ele e o sirvaiscomtodo o vossocoração e comtoda a vossaalma.
7Ora, Moisésderaherança em Basã à meiatribo de Manassés, porém à outrametadeJosuédeuherançaentreseusirmãos, a oeste do Jordão. E quandoJosué os envioupara as suastendas os abençoou8 e lhesdisse: Voltaipara as vossastendascomgrandesriquezas: commuitíssimogado, comprata e ouro, comcobre e ferro, e commuitíssimosvestidos; e reparticomvossosirmãos o despojodosvossosinimigos.
9Assimvoltaram os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meiatribo de Manassés, separando-se dosfilhos de Israel em Siló, queestá na terra de Canaã, parairem à terra de Gileade, à terra da suapossessão, de queforamfeitospossuidores, segundo a ordem do Senhorporintermédio de Moisés.
10Tendochegado à regiãojunto ao Jordão, ainda na terra de Canaã, os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésedificaramali, à beira do Jordão, um altar de grandesproporções.
11 E os filhos de Israelouviramdizer: Eisque os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésedificaram um altar na fronteira da terra de Canaã, na regiãojunto ao Jordão, da bandaquepertenceaosfilhos de Israel.
13Então os filhos de Israelenviaramaosfilhos de Rúbenaosfilhos de Gade e à meiatribo de Manassés, à terra de Gileade, Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote,14 e comeledezpríncipes, um príncipe de cadacasapaterna de todas as tribos de Israel; e eleseram os cabeçasdassuascasaspaternasentre os milhares de Israel.
15Foram, pois, tercom os filhos de Rúben e os filhos de Gade e a meiatribo de Manassés, à terra de Gileade, e lhesdisseram:16Assimdiztoda a congregação do Senhor: Quetransgressão é estaquecometestescontra o Deus de Israel, deixandohoje de seguir ao Senhor, edificando-vos um altarparavosrebelardeshojecontra o Senhor?
17Acasonos é pouca a iniqüidade de Peor, de queaindaaté o dia de hojenãonostemospurificado, apesar de tervindoumapragasobre a congregaçao do Senhor,18paraquehojequeiraisabandonar ao Senhor? Seráque, rebelando-voshojecontra o Senhor, amanhãele se irarácontratoda a congregação de Israel.
19 Se é, porém, que a terra da vossapossessão é imunda, passaipara a terra da possessão do Senhor, ondehabita o tabernáculo do Senhor, e tomaipossessãoentrenós; masnãovosrebeleiscontra o Senhor, nemtampoucovosrebeleiscontranós, edificando-vos um altarafora o altar do SenhornossoDeus.
20NãocometeuAcã, filho de Zerá, transgressão no tocante ao anátema? e nãoveioirasobretoda a congregação de Israel? de modoquenãopereceuele só na sua iniqüidade.
21Entãoresponderam os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meiatribo de Manassés, e disseramaoscabeçasdosmilhares de Israel:22 O Poderoso, Deus, o Senhor, o Poderoso, Deus, o Senhor, ele o sabe, e Israelmesmo o saberá! Se foi em rebeldia, ou portransgressãocontra o Senhornãonossalveshoje;23 se nósedificamos um altar, paranostornar de após o Senhor, ou parasobreeleoferecerholocausto e oferta de cereais, ou sobreeleoferecersacrifícios de ofertaspacíficas, o Senhormesmo de nós o requeira;24 e se antes o nãofizemoscomreceio e de propósito, dizendo: Amanhãvossosfilhospoderiamdizer a nossosfilhos: Quetendesvóscom o SenhorDeus de Israel?
25Pois o Senhorpôs o Jordãoportermoentrenós e vós, ó filhos de Rúben e ó filhos de Gade; nãotendesparte no Senhor. Assimbempoderiamvossosfilhosfazercomque os nossosfilhosdeixassem de temer ao Senhor.
26Peloquedissemos: Edifiquemosagora um altar, nãoparaholocausto, nemparasacrifício,27masparaque, entrenós e vós, e entre as nossasgeraçõesdepois de nós, nossirva de testemunhoparapodermosfazer o serviço do Senhordiantedelecom os nossosholocaustos, com os nossossacrifícios e com as nossasofertaspacíficas; paraquevossosfilhosnãodigamamanhã a nossosfilhos: Nãotendesparte no Senhor.
28Peloquedissemos: Quandoamanhãdisseremassim a nós ou às nossasgerações, entãodiremos: Vede o modelo do altar do Senhorque os nossospaisfizeram, nãoparaholocaustonemparasacrifício, porémparasertestemunhoentrenós e vós,29Longeesteja de nósquenosrebelemoscontra o Senhor, ou quehoje o abandonemos, edificandoaltarparaholocausto, oferta de cereais ou sacrifício, afora o altar do SenhornossoDeus, queestáperante o seutabernáculo.
30Quando, pois, Finéias, o sacerdote, e os príncipes da congregação, os cabeçasdosmilhares de Israelqueestavamcomele, ouviram as palavrasquelhesdisseram os filhos de Rúben os filhos de Gade e os filhos de Manassés, ficaramsatisfeitos.
31EntãodisseFinéias, filho de Eleazar, o sacerdote, aosfilhos de Rúbenaosfilhos de Gade e aosfilhos de Manassés: Hojesabemosque o Senhorestá no meio de nós, porquantonãocometestestaltransgressãocontra o Senhor; agoralivrastes os filhos de Israel da mão do Senhor.
32 E Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, e os príncipes, deixando os filhos de Rúben e os filhos de Gade, voltaram da terra de Gileadepara a terra de Canaã, aosfilhos de Israel, e trouxeram-lhes a resposta.
33 E comisso os filhos de Israelficaramsatisfeitos; e louvaram a Deus, e nãofalarammais de subir a guerrearcontraeles, paradestruírem a terra em quehabitavam os filhos de Rúben e os filhos de Gade.
Nenhum comentário ainda.