1Então, Josuéchamou os rubenitas, e os gaditas, e a meiatribo de Manassés2 e disse-lhes: TudoquantoMoisés, o servo do SENHOR, vosordenouguardastes, e à minhavozobedecestes em tudoquantovosordenei.
4 E agora o SENHOR, vossoDeus, deurepouso a vossosirmãos, comolhestinhaprometido: voltai-vos, pois, agora, e ide-vos a vossastendas, à terra da vossapossessão, queMoisés, o servo do SENHOR, vosdeudalém do Jordão.
5Tãosomentetendecuidado de guardarcomdiligência o mandamento e a leiqueMoisés, o servo do SENHOR, vosmandou: queameis ao SENHOR, vossoDeus, e andeis em todos os seuscaminhos, e guardeis os seusmandamentos, e vosachegueis a ele, e o sirvaiscomtodo o vossocoração e comtoda a vossaalma.
7PorquantoMoisésderaherança, em Basã, à meiatribo de Manassés; porém à outrametadedeuJosuéentreseusirmãos, daquém do Jordãopara o ocidente; e, enviando-os Josuétambém a suastendas, os abençoou8 e falou-lhes, dizendo: Voltais às vossastendascomgrandesriquezas, e commuitíssimogado, comprata, e comouro, e commetal, e comferro, e commuitíssimasvestes; reparticomvossosirmãos o despojodosvossosinimigos.
9Assim, os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meiatribo de Manassésvoltaram e partiramdosfilhos de Israel, de Siló, queestá na terra de Canaã, parairem à terra de Gileade, à terra da suapossessão, de queforamfeitospossuidores, conforme o dito do SENHOR, peloministério de Moisés.
10 E, vindoelesaoslimites do Jordão, queestão na terra de Canaã, ali os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meiatribo de Manassésedificaram um altarjunto ao Jordão, um altar de grandeaparência.
11 E ouviram os filhos de Israeldizer: Eisque os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meiatribo de Manassésedificaram um altar na frente da terra de Canaã, noslimites do Jordão, da bandadosfilhos de Israel.
13 E enviaram os filhos de Israelaosfilhos de Rúben, e aosfilhos de Gade, e à meiatribo de Manassés, para a terra de Gileade, Fineias, filho de Eleazar, o sacerdote,14 e dezpríncipescomele, de cadacasapaterna um príncipe, de todas as tribos de Israel; e cada um eracabeça da casa de seuspaisnosmilhares de Israel.
15 E, vindoeles, aosfilhos de Rúben, e aosfilhos de Gade, e à meiatribo de Manassés, à terra de Gileade, falaramcomeles, dizendo:16Assimdiztoda a congregação do SENHOR: Quetransgressão é esta, comquetransgredistescontra o Deus de Israel, deixandohoje de seguir ao SENHOR, edificando-vos um altar, paravosrebelardescontra o SENHOR?
17Foi-nospouco a iniquidade de Peor, de queaindaaté ao dia de hojenãoestamospurificados, aindaquehouvecastigo na congregação do SENHOR,18paraque, hoje, abandonais ao SENHOR? Seráque, rebelando-voshojecontra o SENHOR, amanhã se irarácontratoda a congregação de Israel.
19 Se é, porém, que a terra da vossapossessão é imunda, passai-vospara a terra da possessão do SENHOR, ondehabita o tabernáculo do SENHOR, e tomaipossessãoentrenós; masnãovosrebeleiscontra o SENHOR, nemtampoucovosrebeleiscontranós, edificando-vos um altar, afora o altar do SENHOR, nossoDeus.
20NãocometeuAcã, filho de Zerá, transgressão no tocante ao anátema? E nãoveioirasobretoda a congregação de Israel? Assimqueaquelehomemnãomorreu só na suainiquidade.
21Então, responderam os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meiatribo de Manassés, e disseramaoscabeçasdosmilhares de Israel:22 O Deusdosdeuses, o SENHOR, o Deusdosdeuses, o SENHOR, ele o sabe, e Israelmesmo o saberá; se foi em rebeldia ou portransgressãocontra o SENHOR, hojenãonospreserveis.
23 Se nósedificamosaltarparanostornar de após o SENHOR, ou parasobreeleoferecerholocausto e oferta de manjares, ou sobreelefazerofertapacífica, o SENHORmesmo de nós o requeira.
25Pois o SENHORpôs o Jordãoportermoentrenós e vós, ó filhos de Rúben e filhos de Gade; nãotendesparte no SENHOR. E assimbempoderiamvossosfilhosfazerdesistir a nossosfilhos de temer ao SENHOR.
26Peloquedissemos: Façamos, agora, e nosedifiquemos um altar, nãoparaholocausto, nemparasacrifício,27mas, paraqueentrenós e vós e entre as nossasgeraçõesdepois de nós, nosseja em testemunho, parapodermosfazer o serviço do SENHORdiantedelecom os nossosholocaustos, e com os nossossacrifícios, e com as nossasofertaspacíficas, e paraquevossosfilhosnãodigamamanhã a nossosfilhos: Nãotendesparte no SENHOR.
28Peloquedissemos: Quandoforque, amanhã, assimnosdigam a nós e às nossasgerações, então, diremos: Vede o modelo do altar do SENHORquefizeramnossospais, nãoparaholocausto, nemparasacrifício, porémparasertestemunhoentrenós e vós.
29Nuncatalnosaconteça, quenosrebelássemoscontra o SENHOR ou quehojenósabandonássemos ao SENHOR, edificandoaltarparaholocausto, oferta de manjares ou sacrifício, fora do altar do SENHOR, nossoDeus, queestáperante o seutabernáculo.
30Ouvindo, pois, Fineias, o sacerdote, e os príncipes da congregação, e os cabeçasdosmilhares de Israelquecomeleestavam as palavrasquedisseram os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e os filhos de Manassés, pareceubemaosseusolhos.
31 E disseFineias, filho de Eleazar, o sacerdote, aosfilhos de Rúben, aosfilhos de Gade, e aosfilhos de Manassés: Hoje, sabemosque o SENHORestá no meio de nós; porquantonãocometestestransgressãocontra o SENHOR; agora, livrastes os filhos de Israel da mão do SENHOR.
32 E voltouFineias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os príncipes, dosfilhos de Rúben e dosfilhos de Gade, da terra de Gileade à terra de Canaã, aosfilhos de Israel; e trouxeram-lhes a resposta.
33 E pareceu a respostaboaaosolhosdosfilhos de Israel, e os filhos de Israellouvaram a Deus; e nãofalarammais de subircontraeles em exército, paradestruírem a terra em quehabitavam os filhos de Rúben e os filhos de Gade.
Nenhum comentário ainda.