1Então, Josuéchamou os rubenitas, os gaditas e a meiatribo de Manassés2 e lhesdisse: TendesguardadotudoquantovosordenouMoisés, servo do SENHOR, e também a mim me tendesobedecido em tudoquantovosordenei.
4Tendo o SENHOR, vossoDeus, dadorepouso a vossosirmãos, comolheshaviaprometido, voltai-vos, pois, agora, e ide-vospara as vossastendas, à terra da vossapossessão, queMoisés, servo do SENHOR, vosdeudalém do Jordão.
5Tendecuidado, porém, de guardarcomdiligência o mandamento e a leiqueMoisés, servo do SENHOR, vosordenou: queameis o SENHOR, vossoDeus, andeis em todos os seuscaminhos, guardeis os seusmandamentos, e vosachegueis a ele, e o sirvais de todo o vossocoração e de toda a vossaalma.
7Ora, Moisésderaherança em Basã à meiatribo de Manassés; porém à outrametadedeuJosuéentreseusirmãos, daquém do Jordão, para o ocidente. E Josué, ao despedi-lospara as suastendas, os abençoou8 e lhesdisse: Voltais às vossastendascomgrandesriquezas, commuitíssimogado, prata, ouro, bronze, ferro e muitíssimaroupa; reparticomvossosirmãos o despojodosvossosinimigos.
9Assim, os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésvoltaram e se retiraramdosfilhos de Israel em Siló, queestá na terra de Canaã, para se irem à terra de Gileade, à terra da suapossessão, de queforamfeitospossuidores, segundo o mandado do SENHOR, porintermédio de Moisés.
10Vindoelespara os limitespegados ao Jordão, na terra de Canaã, ali os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésedificaram um altarjunto ao Jordão, altargrande e vistoso.
11 Os filhos de Israelouviramdizer: Eisque os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassésedificaram um altardefronte da terra de Canaã, noslimitespegados ao Jordão, do ladodosfilhos de Israel.
13 E aosfilhos de Rúben, aosfilhos de Gade e à meiatribo de Manassésenviaram os filhos de Israel, para a terra de Gileade, Fineias, filho de Eleazar, o sacerdote,14 e dezpríncipescomele, de cadacasapaterna um príncipe de todas as tribos de Israel; e cada um eracabeça da casa de seuspaisentre os grupos de milhares de Israel.
15Indoelesaosfilhos de Rúben, aosfilhos de Gade e à meiatribo de Manassés, à terra de Gileade, falaram-lhes, dizendo:16Assimdiztoda a congregação do SENHOR: Queinfidelidade é esta, quecometestescontra o Deus de Israel, deixando, hoje, de seguir o SENHOR, edificando-vos um altar, paravosrebelardescontra o SENHOR?
17Acaso, nãonosbastou a iniquidade de Peor, de queatéhojenãoestamosaindapurificados, postoquehouvepraga na congregação do SENHOR,18paraque, hoje, abandoneis o SENHOR? Se, hoje, vosrebelaiscontra o SENHOR, amanhã, se irarácontratoda a congregação de Israel.
19 Se a terra da vossaherança é imunda, passai-vospara a terra da possessão do SENHOR, ondehabita o tabernáculo do SENHOR, e tomaipossessãoentrenós; nãovosrebeleis, porém, contra o SENHOR, nemvosrebeleiscontranós, edificando-vosaltar, afora o altar do SENHOR, nossoDeus.
20NãocometeuAcã, filho de Zera, infidelidade no tocante às coisascondenadas? E nãoveioirasobretoda a congregação de Israel? Poisaquelehomemnãomorreusozinho na suainiquidade.
21Então, responderam os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meiatribo de Manassés e disseramaoscabeçasdosgrupos de milhares de Israel:22 O Poderoso, o Deus, o SENHOR, o Poderoso, o Deus, o SENHOR, ele o sabe, e Israelmesmo o saberá. Se foi em rebeldia ou porinfidelidadecontra o SENHOR, hoje, nãonospreserveis.
23 Se edificamosaltarparanosapartarmos do SENHOR, ou para, sobreele, oferecermosholocausto e oferta de manjares, ou, sobreele, fazermosofertapacífica, o SENHORmesmo de nós o demande.
25Pois o SENHORpôs o Jordãoporlimiteentrenós e vós, ó filhos de Rúben e filhos de Gade; nãotendesparte no SENHOR; e, assim, bempoderiam os vossosfilhosapartar os nossos do temor do SENHOR.
26Peloquedissemos: preparemo-nos, edifiquemos um altar, nãoparaholocausto, nemparasacrifício,27mas, paraqueentrenós e vós e entre as nossasgeraçõesdepois de nós, nossejatestemunho, e possamosservir ao SENHORdiantedelecom os nossosholocaustos, e os nossossacrifícios, e as nossasofertaspacíficas; e paraquevossosfilhosnãodigamamanhã a nossosfilhos: Nãotendesparte no SENHOR.
28Peloquedissemos: quandosucederque, amanhã, assimnosdigam a nós e às nossasgerações, então, responderemos: vede o modelo do altar do SENHORquefizeramnossospais, nãoparaholocausto, nemparasacrifício, masparatestemunhoentrenós e vós.
29Longe de nós o rebelarmo-noscontra o SENHOR e deixarmos, hoje, de seguir o SENHOR, edificandoaltarparaholocausto, oferta de manjares ou sacrifício, afora o altar do SENHOR, nossoDeus, queestáperante o seutabernáculo.
30Ouvindo, pois, Fineias, o sacerdote, e os príncipes da congregação, e os cabeçasdosgrupos de milhares de Israelquecomeleestavam as palavrasquedisseram os filhos de Rúben, os filhos de Gade e os filhos de Manassés, deram-se porsatisfeitos.
31 E disseFineias, filho de Eleazar, o sacerdote, aosfilhos de Rúben, aosfilhos de Gade e aosfilhos de Manassés: Hoje, sabemosque o SENHORestá no meio de nós, porquantonãocometestesinfidelidadecontra o SENHOR; agora, livrastes os filhos de Israel da mão do SENHOR.
32Fineias, filho do sacerdoteEleazar, e os príncipes, deixando os filhos de Rúben e os filhos de Gade, voltaram da terra de Gileadepara a terra de Canaã, aosfilhos de Israel, e deram-lhesconta de tudo.
33Comestarespostaderam-se porsatisfeitos os filhos de Israel, os quaisbendisseram a Deus; e nãofalarammais de subir a pelejarcontraeles, paradestruírem a terra em quehabitavam os filhos de Rúben e os filhos de Gade.
Nenhum comentário ainda.