2Quandoouviramquelhesfalava na línguadoshebreus, fizeramaindamaiorsilêncio. E eleprosseguiu:3Soujudeu, nascido em Tarso da Cilícia, mascriadonestacidade. Fuiinstruído de acordocom o rigor da lei de nossospais, aospés de Gamaliel, sendozelosoparacomDeus, assimcomo o soistodosvós no dia de hoje.
4PerseguiesteCaminhoaté a morte, algemando e mandandoaprisionartantohomenscomomulheres,5 e o sumosacerdote é minhatestemunhaacercadisso, assimcomotambémtodo o conselhodoslíderesreligiosos. Delestambémrecebicartaspara os irmãos e prosseguiparaDamasco, a fim de trazeralgemadosparaJerusalém os quealiestivessem, paraquefossemcastigados.
12 Um homempiedososegundo a lei, chamadoAnanias, quetinhabomtestemunho de todos os judeusquealimoravam,13veio ao meuencontro e, pondo-se de pé ao meulado, disse-me: Saulo, irmão, volta a ver. Naquelamesmahora eu o vi.
17QuandovolteiparaJerusalém, enquantoorava no templo, tiveumavisão;18 e vi aqueleque me dizia: Apressa-te e sailogo de Jerusalém; porquenãoaceitarão o teutestemunho a respeito de mim.
23Enquantogritavam, tiravam as suascapas e jogavampoeirapara o ar;24então o comandantemandouquePaulofosselevadopara a fortaleza, ordenandoquefosseinterrogadosobchicotadas, parasaber a razão de gritaremassimcontraele.
25Quando já o haviamamarrado, preparando-se parachicoteá-lo, Paulodisse ao centuriãoquealiestava: É permitidochicotear um cidadãoromano, semeletersidocondenado?
29Então, aquelesqueestavamparainterrogá-lo recuaram de imediato. Atémesmo o comandante, quandosoubequePauloeracidadãoromano, ficoucommedo, pois o haviaamarrado.
30 No diaseguinte, querendosaber ao certoqualera a acusaçãodosjudeus, o comandantesoltouPaulo e mandouque os principaissacerdotes e todo o Sinédrio se reunissem. E, trazendoPaulo, apresentou-o diantedeles.
Nenhum comentário ainda.