2 [2-4] Quemrouboudeverápagarporaquiloqueroubou. Se nãotivercomquepagar, entãodeveráservendidocomoescravoparapagarporaquiloqueroubou. Se o animalroubado, sejaboi, jumento ou ovelha, forencontradovivocom a pessoaque o roubou, elapagarádoispor um. — Se um ladrãoforapanhadoroubando de noiteumacasa e formorto, quem o matarnãoseráculpadopelamorte do ladrão. Mas, se issoacontecerdurante o dia, eleseráculpado de assassinato.
3 [2-4] Quemrouboudeverápagarporaquiloqueroubou. Se nãotivercomquepagar, entãodeveráservendidocomoescravoparapagarporaquiloqueroubou. Se o animalroubado, sejaboi, jumento ou ovelha, forencontradovivocom a pessoaque o roubou, elapagarádoispor um. — Se um ladrãoforapanhadoroubando de noiteumacasa e formorto, quem o matarnãoseráculpadopelamorte do ladrão. Mas, se issoacontecerdurante o dia, eleseráculpado de assassinato.
4 [2-4] Quemrouboudeverápagarporaquiloqueroubou. Se nãotivercomquepagar, entãodeveráservendidocomoescravoparapagarporaquiloqueroubou. Se o animalroubado, sejaboi, jumento ou ovelha, forencontradovivocom a pessoaque o roubou, elapagarádoispor um. — Se um ladrãoforapanhadoroubando de noiteumacasa e formorto, quem o matarnãoseráculpadopelamorte do ladrão. Mas, se issoacontecerdurante o dia, eleseráculpado de assassinato.
5 — Se alguémdeixarque os seusanimaispastemnumcampo ou numaplantação de uvas, ou se os largarparacomerem as colheitas de outraspessoas, essealguémpagarácom o melhor do seuprópriocampo ou com o melhor da suaprópriaplantação de uvas.
6 — Se alguémacenderumafogueira no seucampo, e o fogopegarnosespinheiros e se espalharpelocampo de outrohomem e destruir os feixes de trigo ou as plantaçõesque já estiveremmaduras, aquelequeacendeu a fogueirapagarátodos os prejuízos.
9 — Se umapessoaficarcom um boi, um jumento, umaovelha, roupas ou qualquercoisaperdida, e apareceralguémdizendoque é o dono, o casodeveráserlevadoaté o lugar de adoração. AquelequeDeusdeclararculpadopagará ao dono o dobro.
10 — Se alguémentregar um animalpara o seuvizinhotomarconta, sejajumento, boi, ovelha ou outroanimalqualquer, e o animalmorrer ou ficaraleijado, ou se forroubadosemqueninguémveja o roubo,11 o homemquetomoucontadeverájurar em nome de Deus, o SENHOR, quenãoroubou o animal. Se o animalnãotiversidoroubado, o donoaceitará o juramento, e o outronãoprecisarápagarnada.
27Pois a capa é a únicacoisaqueeletemcomque se cobrirquandodorme, paraesquentar o corpo. Sem a capa, elenãotemnadacomque se cobrir. Quandoeleclamar a mimpedindoajuda, eu o atenderei, poissoubondoso.
30Entregue-me o primeirofilhotedassuasvacas e dassuasovelhas. Deixeque o primeirofilhotemachofiquecom a mãesetedias; porém, no oitavodia, ofereça-o a mim.
Nenhum comentário ainda.