2 “Quemmatar um ladrãoenquantoeleestavaroubando a casa, nãoserácondenadoporhomicídio,3mas se issoacontecerdurante o dia, seráculpado de homicídio. “Quanto ao roubo, o ladrãoprecisarárestituir o queroubou. Se nãopuderdevolver ou pagar o queroubou, elemesmoserávendidocomoescravo. O dinheiro da vendaserviráparapagar o roubo.
7 “Se alguémpede a outrapessoaparaguardarprata ou objetos de valor, e um ladrãoroubaaquiloquefoiguardado, se o ladrãoforachado, pagará em dobro o queroubou.
9Semprequealguém se apossar de bois, jumentos, ovelhas, roupa ou qualquercoisaperdida, e alguémdisser: ‘Isto é meu’, as duaspartesenvolvidasapresentarão o casodiante de um tribunal. Aquelequeforcondenadopelotribunal, pagará o dobro do prejuízoquecausou ao seupróximo.
10 “Se alguémpede ao próximoparaguardar o seujumento, boi, ovelha, ou outroanimal, e o animalmorrer, ficarferido, ou forafugentado, semquealguémsaibaparaonde,11 a pessoadeveentãofazer um juramentosolenediante do SENHOR de quenãoroubou o animal. O donoaceitará a palavra, e nãoseráexigidaumarestituição da pessoa.
15Mas, se o donoestiverpresentequandoissoaconteceu, o quetomouemprestadonãoprecisarápagar o prejuízo. Se o animaleraalugado, bastapagar o preço do aluguel.
16 “Se um homemseduzirumamoçavirgemnãocomprometida e tiverrelaçõescomela, pagará o preço do seudote, e elaserásuamulher;17mas se o pai da moçaproibir o casamento, o sedutorpagará a ele o equivalente ao dotedasmoçasvirgens.
26 Se tomarcomogarantia a capa de alguém, nãoabuse! Devolva a capa a eleantes do pôr do sol,27porque a capa é o seucobertor. É a veste do seucorpo. Se vocêficarcomela, em quevai se deitar? Quandoeleclamar a mim, eu atenderei, porquesoumisericordioso.
Nenhum comentário ainda.