1Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao montedasOliveiras, Jesusenvioudoisdiscípulos,2dizendo-lhes: — Vãoaté a aldeiaqueestádiante de vocês e logoencontrarãopresaumajumenta e, comela, um jumentinho. Desprendam e tragamparamim.
4Ora, istoaconteceupara se cumprir o quefoiditopormeio do profeta:5 “Digam à filha de Sião: Eisque o seuReivematévocê, humilde, montado em jumenta, e numjumentinho, cria de animal de carga.”
6Indo os discípulos e tendofeitocomoJesuslheshaviaordenado,7trouxeram a jumenta e o jumentinho. Entãopuseram em cimadeles as suascapas, e sobreelasJesusmontou.
9 E as multidões, tanto as queiamadiantedelecomo as que o seguiam, clamavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o quevem em nome do Senhor! Hosananasmaioresalturas!”
15Mas, quando os principaissacerdotes e os escribasviram as maravilhasqueJesusfazia e as criançasquegritavam no templo: “Hosana ao Filho de Davi!”, ficaramindignados e perguntaram a Jesus:16 — Vocêestáouvindo o queestãodizendo? Jesusrespondeu: — Sim! Vocêsnuncaleram: “Da boca de pequeninos e crianças de peitotiraste o perfeitolouvor”?
19 E, vendoumafigueira à beira do caminho, aproximou-se dela, masnãoencontrounada, a nãoserfolhas. EntãoJesusdisse à figueira: — Nuncamaisnasçafruto de você! E a figueirasecouimediatamente.
21 Ao queJesuslhesdisse: — Em verdadelhesdigoque, se tiverem fé e nãoduvidarem, nãosomentefarão o quefoifeito à figueira, masatémesmo, se disserem a estemonte: “Levante-se e jogue-se no mar”, assimseráfeito.
23Jesusentrou no templo e, quando já estavaensinando, os principaissacerdotes e os anciãos do povo se aproximaramdele e perguntaram: — Comqueautoridadevocêfazestascoisas? E quemlhedeuestaautoridade?
31Qualdosdoisfez a vontade do pai? Elesresponderam: — O primeiro. EntãoJesusdisse: — Em verdadelhesdigoque os publicanos e as prostitutasestãoentrando no Reino de Deusprimeiroquevocês.
32PorqueJoãoveioatévocês no caminho da justiça, e vocêsnãoacreditaramnele; no entanto, os publicanos e as prostitutasacreditaram. Vocês, porém, mesmovendoisso, não se arrependeramdepoisparaacreditarnele.
33 — Escutemoutraparábola. Havia um homem, dono de terras, queplantouumavinha. Pôsumacerca em voltadela, construiunela um lagar, edificouumatorre e arrendou a vinha a unslavradores. Depois, ausentou-se do país.
42EntãoJesusperguntou: — VocêsnuncaleramnasEscrituras: “A pedraque os construtoresrejeitaram, essaveio a ser a pedraangular. Istoprocede do Senhor e é maravilhosoaosnossosolhos”?
45 Os principaissacerdotes e os fariseus, ouvindoestasparábolas, entenderamqueJesusfalava a respeitodeles;46 e, emboraquisessemprendê-lo, tinhammedodasmultidões, porqueestas o consideravamcomoprofeta.
Nenhum comentário ainda.