1Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:2Filho do homem, olhaparaJerusalém, e deixacair a tuapalavrapara os santuários, e profetizacontra a terra de Israel.
4Visto, pois, queexterminarei do meio de ti o justo e o ímpio, porisso a minhaespadasairá da suabainhacontratodacarne, desde o Sulaté o Norte;5 e saberátoda a carneque eu, Jeová, tirei da bainha a minhaespada; para lá não se tornarámais.
7Quando te disserem: Porquesuspiras tu? Dirás: Porcausadasnovas, porqueelasvêm. Todos os corações se derreterão, todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhosficarãofracoscomoágua; eisqueelasvêm e se cumprirão, diz o SenhorJeová.
8Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:9Filho do homem, profetiza e dize: Assimdiz o Senhor: A espada, a espada, estáafiada e polida;10estáafiadaparafazerumamatança; estápolidaparasercomorelâmpago. Havemos, pois, de nosalegrar? A vara de meufilhodesprezatodas as árvores.
12Grita e uiva, filho do homem, poiselaestásobre o meupovo, estásobretodos os príncipes de Israel. Estes, juntamentecom o meupovo, estãoentregues à espada; portanto, dá pancadas na tuacoxa.
14 Tu, pois, filho do homem, profetiza e batecom as mãosuma na outra; e dobre-se a espadatrêsvezes, a espadadosmortalmenteferidos. É a espada do grandequeestámortalmenteferido, a que os rodeia.
15Pus a ponta da espadacontratodas as suasportas, paraque se lhesderreta o coração e se lhesmultiplique o tropeçar. Ah! Elaestáfeitacomorelâmpago, estáaguçadaparamatar.
18 De novo, veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:19Também tu, filho do homem, traçadoiscaminhosporondevenha a espada do rei de Babilônia. De uma só terrasairãoambos; marca um lugar; marca-o no princípio do caminho da cidade.
21Pois o rei de Babilôniapara na encruzilhada, no princípiodosdoiscaminhos, parausar de adivinhações; sacode as setas, consulta os terafins, examina os rins.
22 Na suamãodireita, achava-se a adivinhaçãosobreJerusalém, paradispor os aríetes, paraabrir a bocacomordens de matar, paralevantar a vozcomalarido, parapôr os aríetescontra as portas, paralevantarterraplenos, paraedificarfortes.
24Portanto, assimdiz o SenhorJeová: Porquefizestesquesejalembrada a vossainiquidade, sendodescobertas as vossastransgressões, de maneiraque em todos os vossosfeitosaparecem os vossospecados; porquantosoislembrados, sereisapanhadoscom a mão.
25 Ó tu, ímpiomortalmenteferido, príncipe de Israel, cujodia é chegado, no tempo em quetermina a iniquidade;26assimdiz o SenhorJeová: Remove o diadema e tira a coroa; o que é nãomaisserá o mesmo; exalte-se o queestáabatido, e abata-se o queestáexaltado.
28 Tu, filho do homem, profetiza e dize: Assimdiz o SenhorJeováacercadosfilhos de Amom e acerca do opróbriodeles; dize: A espada, a espadaestádesembainhada, para a matançaestápolida, a fim de quedevore, quesejacomorelâmpago;29 no tempo em quepara ti veemvaidade e adivinhammentiras, para te poremsobre os pescoçosdosímpiosqueestãomortalmenteferidos, cujodia é chegado, no tempo em quetermina a iniquidade.
Nenhum comentário ainda.