1Então, umavezmais, veio a mim a Palavra de Yahweh, nestestermos:2 “Ó queridofilho do homem, vira a tuafaceparaJerusalém e pregacontra os santuários, os locaisonde o povotem se dedicado à idolatria.
3 E diz ao povo de Israel: Assimdiz o SENHOR: Eisque Eu me disponhocontra ti. Tirarei a espada da bainha e exterminarei o justo e o ímpio do meio de ti.
4Umavezque Eu vouaniquilar o justo e o ímpioindistintamente, é certoqueestareiempunhando a minhaespadacontratodos, desde o Sul, no Neguebe, até o Norte.
7 E quandolheindagarem: ‘Porque te lamentascomtamanhacomoção?’ Responderás: Ah, meupovo! É porcausadasterríveisnotíciasquechegaram ao meuconhecimento: Eisquetodocoração se derreterá de pavor e aflição; assimcomotodamãoperderá a força, e todo o espíritodesmaiará de angústia; todo o joelho se tornarácomoágua, incapaz de sustentar o corpo. Eis, portanto, que a destruiçãovemchegando! Não há a menordúvidasobre o horrorque se aproxima a galope! Palavra do Soberano, Yahweh, o SENHOR.
8 Em seguida, eisqueveio a mimmaisestaPalavra do SENHOR:9 “Ó filho do homem, abre a tuaboca e profetiza: AssimdizYahweh: Eisqueumaespadaestápronta: afiada e polida;10afiada e preparadapara a matança; polidapararesplandecercomorelâmpago na tempestade! Ora, porventuravamosregozijar-noscom o cetro do meufilhoJudá? A arrogância do meupovo, Judá, o fezrejeitartodos os meusconselhos e castigos.
12Grita e clama, ó filho do homem, porquanto a espadabrandirácontra o meupovo, o meufilhoJudá; contratodos os chefes de Israel. Elesestãoentregues ao fio da espada, juntamentecom o meupovo. Lamenta, pois, batendocomdesespero em teupeito!
13 É certoque a provachegará; e o queacontecerá se o cetro de Judá, quedespreza o juízo da espada, nãopudermaisexistir? Oráculo de Yahweh, o SENHORDeus.
14 Ó filho do homem, profetiza, pois, e bate as mãos, umacontra a outra. Que a espada do juízogolpeienãoumanemduas, mastrêsvezes. Eisque é umaespadadestinada à matança; quevemexecutarumaterrívelcarnificina, avançandosobre o povo de todos os lados!
15Portanto, paraquetodos os corações te derretam e muitossejam os quetombem, determineique a espadafossemanejadapara a matançajunto a todos os portões da cidade. Ah! Eisqueestaespadafoiconstituídaparaluzircomorelâmpago em meio à tempestade, e empunhadapara a chacina.
18Então, maisumavez, a Palavra de Yahwehveio a mim, dizendo:19 “Ó filho do homem, traçadoiscaminhos, porondevenha a espada do juízopelasmãos do rei da Babilônia. Ambosprocederão da mesmaterra; e coloca um marcoindicando o rumo da cidade.
20Demarcarás um caminhoquelevará o reicomsuaespada em punhopara a cidadeamonita de Rabá, e outrosinalqueindique o caminhoparaJudá, ondeficaJerusalém, a cidadecercada de muralhas.
21Porquanto o rei da Babilôniafaráumaparadaexatamente no local de ondepartem as suasestradasparasortearqualdoscaminhostomar. Elelançará a sortetomandoumaflechadentreduasretirada da aljava. Em seguidaconsultaráseusídolos de família e a aparência do fígado de umaovelha.
22Sendoassim, mediantesuamãodireitaserásorteada a flechacom a palavra ‘Jerusalém’, ondedeverásposicionarteuexército. Em seguidaeleordenará a preparaçãodosaríetes, os derrubadores de muralhas; e a matançateráiníciosob o grito de guerra. Os aríetesserãoempurradoscontra os portões da cidade; rampas de assaltoserãoconstruídas, e todas as manobraspara o grande e fulminantecertoacontecerão.
23Prepara-te, poisestaprofeciapareceráaosouvidosdosjudeuscomofalsopresságio ou previsãoinútil, porquehaviamfirmadoumaaliançacomjuramento; contudo, o reiinvasor os farárecordarcomclareza de toda a malignidadequecometeram, e os levarácativos.
24Sendoassim, eisqueYahweh, o SENHORSoberano, declara: Considerandoquefizestesvossamaldadeserlembrada, demonstrando as vossastransgressões em tudo o quefazem, deixandoclaro os vossoserros e pecados; porestesmotivossereisderrotados e levadoscativos.
26Portanto, assimdiz o EternoSoberano: Remove da tuacabeça o turbante! Lançafora a tuacoroa, teudiademareal. Nadamaisserácomoantes: os pobres e humildesserãoexaltados; e os arrogantes e poderososserãohumilhados.
27Ruína! Destruição! Sim, eisquefareicairsobre a cidadeenormecalamidade! Eisque Eu fareidelaumadesgraçaquenãoserárestauradaatéquevenhaaquele a quem Eu pessoalmenteentregarei a cidade! Eu, Yahweh, o SENHOR, tenhodito!”
28 “Ó queridoserhumano, filho do homem! Profetiza, pois, e anunciatudoquanto Eu, Yahweh, o SENHORDeus, estoudizendoaosamonitas, queestãoinsultando o povo de Israel. Vai e dize-lhesisto: Eisque a espada do juízoestáprontaparavosdestruir; estáafiadapara a grandematança, e polidaparabrandir e brilharcomo o relâmpago!
29Ora, amonitas! Afirmoque as vossasvisõessãofalsas, e todas as vossasprofeciasquepregaissãomentirosas. Soismalignos e perversos! O vossodiaestámuitopróximo, o dia do castigofinal. Eisque a minhaespadacairácompodersobre o vossopescoço!
31Derramareitoda a minhaindignaçãosobrecada um de vós; Eu mesmo te entregareinasmãos de homensbrutais e impiedosos, acostumados ao extermínio de pessoas e à destruiçãototal.
32 Tu servirás de combustívelparaalimentar o grandefogo em que se transformará a cidade; teusanguemancharátoda a tuaterra, e nuncamaissereislembrados; porque Eu, Yahweh, o SENHOR, tenhodito!”
Nenhum comentário ainda.