3EntãoJoabedisse: — Que o SENHOR, seuDeus, multipliqueestepovocemvezesmais! No entanto, meurei e senhor, nãosãotodoselesservos de meusenhor? Porquemeusenhorrequerisso? Porquetrazer, assim, culpasobreIsrael?
5Joabeapresentou a Davi o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel um milhão e cemmilhomensquepuxavam da espada; e em Judáeramquatrocentos e setentamilhomensquepuxavam da espada.
8EntãoDavi se dirigiu a Deus, dizendo: — Cometi um grandepecado ao fazertalcoisa. Masagorapeço-te queperdoes a iniquidade do teuservo, porquefizumagrandeloucura.
9Então o SENHORfalou a Gade, o vidente de Davi, dizendo:10 — Vá e diga a Davi: Assimdiz o SENHOR: “Eu lheofereçotrêsopções; escolhaumadelas, paraque eu a executecontravocê.”
11GadefoifalarcomDavi e lhedisse: — Assimdiz o SENHOR: “Escolha o quevocêquer:12 ou trêsanos de fome, ou queportrêsmesesvocêsejaconsumidodiantedosseusadversários, sendoalcançadopelaespadadosseusinimigos, ou queportrêsdias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra e o Anjo do SENHORcausemdestruição em todos os territórios de Israel.” Diga, agora, querespostadevodar ao que me enviou.
13EntãoDavidisse a Gade: — Estoumuitoangustiado. Porém é preferívelque eu caianasmãos do SENHOR, porquemuitassão as suasmisericórdias; nãoquerocairnasmãosdoshomens.
15Deusenviou um anjo a Jerusalém, para a destruir. Quandoestavapordestruí-la, o SENHORolhou, mudou de ideiaquanto a estemal e disse ao anjodestruidor: — Basta! Retire a suamão. O Anjo do SENHORestavajunto à eira de Ornã, o jebuseu.
16Daviergueu os olhos e viu o Anjo do SENHOR, queestavaentre a terra e o céu, com a espadadesembainhada na mãoestendidacontraJerusalém. EntãoDavi e os anciãos, vestidos de pano de saco, se prostraramcom o rosto em terra.
17DavifalouparaDeus: — Poracasonãofui eu quemmandoucontar o povo? Eu é quepequei e fizessemal. Masestasovelhas o quefizeram? Ah! SENHOR, meuDeus, que a tuamãosejacontramim e contra a casa de meupai, masnãocontra o teupovo, paracastigá-lo.
22Davidisse a Ornã: — Dê-me estelugar da eira, a fim de edificarnele um altar ao SENHOR, paraquecesse a praga de sobre o povo. Venda-me estelugarpeloseudevidovalor.
23EntãoOrnãdisse a Davi: — Que o rei, meusenhor, a tomepara si e façadela o quebemquiser. Eisquedou os boispara o holocausto, o debulhador de cereaispara a lenha e o trigopara a oferta de cereais; doutudo.
24Porém o reiDavidisse a Ornã: — Não! Eu voucomprarpeloseuinteirovalor. Porquenãotomarei o que é seuparadar ao SENHOR, nemoferecereiholocaustoquenão me custenada.
26Edificouali um altar ao SENHOR, ofereceuneleholocaustos e sacrifíciospacíficos e invocou o SENHOR, quelherespondeucomfogo do céusobre o altar do holocausto.
Nenhum comentário ainda.