1Deusordenou a Moisésquedesseaosisraelitasestasleis:2 — Se vocêcomprar um escravoisraelita, eledeverátrabalharseisanosparavocê. Mas no sétimoanoeleficarálivre, semter de pagarnada.
5 Se o escravodisserqueama a suamulher, os seusfilhos e o seudono e nãoquiserserposto em liberdade,6então o dono o levará ao lugar de adoração. Aliele o encostará na porta ou no batente da porta e furará a orelhadelecom um furador. Entãoeleseráseuescravoportoda a vida.
8 Se um homem a comprar e disserquequercasarcomela, masdepoisnãogostardela, eleterá de vendê-la novamente ao paidela. O seudononãopoderávendê-la a estrangeiros, poiselenãoagiudireitocomela.
10 Se um homemcasarcomumasegundamulher, deverácontinuar a dar à primeira a mesmaquantidade de alimentos e de roupas e os mesmosdireitosqueelapossuíaantes.
18 — Se duranteumabriga um homemferir o outrocomumapedra ou com um soco, elenãoserácastigado se aquelequefoiferidonãomorrer. Mas, se esteficar de cama,19 e maistarde se levantar, e começar a andarfora da casacom a ajuda de umabengala, entãoaqueleque o feriuterá de pagar o tempoque o outroperdeu e também as despesas do tratamento.
20 [20-21] — Se alguémferir a pauladas o seuescravo, e elemorrer na hora, o quebateuserácastigado. Mas, se o escravomorrer só um ou doisdiasdepois, o dononãoserácastigado. Pois a perda do escravo já é um castigopara o dono. Essaleivaletambémpara as escravas.
21 [20-21] — Se alguémferir a pauladas o seuescravo, e elemorrer na hora, o quebateuserácastigado. Mas, se o escravomorrer só um ou doisdiasdepois, o dononãoserácastigado. Pois a perda do escravo já é um castigopara o dono. Essaleivaletambémpara as escravas.
22 — Se algunshomensestiverembrigando e feriremumamulhergrávida, e porcausadissoelaperder a criança, massemmaiorprejuízopara a suasaúde, aqueleque a feriuseráobrigado a pagar o que o maridodelaexigir, de acordocom o que os juízesdecidirem.
23Mas, se a mulherforferidagravemente, o castigoserávidaporvida,24olhoporolho, dentepordente, mãopormão, pé por pé,25queimaduraporqueimadura, ferimentoporferimento, machucadurapormachucadura.
26 [26-27] — Se alguémferir o olho do seuescravo, e eleperder a vista, o escravoterá de serlibertadocomopagamentopeloolhoperdido. E, se alguémquebrar um dente do seuescravo, eleterá de serlibertadocomopagamentopelodente. Essaleivaletambémpara as escravas.
27 [26-27] — Se alguémferir o olho do seuescravo, e eleperder a vista, o escravoterá de serlibertadocomopagamentopeloolhoperdido. E, se alguémquebrar um dente do seuescravo, eleterá de serlibertadocomopagamentopelodente. Essaleivaletambémpara as escravas.
28 — Se um boichifrar um homem ou umamulher, e a pessoamorrer, o boideverásermorto a pedradas, e ninguémcomerá a suacarne. Mas o dono do boinãoserácastigado.
29Porém, se o boitinha o costume de chifrar as pessoas, e o seudonosabiadisso e não o prendeu, e o boimataralgumhomem ou algumamulher, o boiserámorto a pedradas. E o seudonotambémserámorto.
33 — Se alguémtirar a tampa de um poço ou se cavar um poço e não o tapar, e nelecair um boi ou um jumento,34essapessoaterá de pagar ao dono o preço do animal. Elafará o pagamento em dinheiro, porém o animalmortoseráseu.
35 Se o boi de um homemferir o boi de outro, e o boiquefoiferidomorrer, o boivivoserávendido, e o dinheiroserárepartidoentre os doishomens; e o boimortoserádivididotambémentre os dois.
Nenhum comentário ainda.