1Sãoestes os estatutosquevocêapresentaráaosfilhos de Israel:2 — Se vocêcomprar um escravohebreu, eletrabalharáparavocêduranteseisanos; mas no sétimoanoserálivre, de graça.
5Porém, se o escravoexpressamentedisser: “Eu amo o meudono, a minhamulher e os meusfilhos; nãoqueroserlivre”,6então o dono do escravo o levaráaosjuízes, e o faráchegar à porta ou à ombreira da porta, e o seudonofurará a orelhadelecom um furador; e eleseráseuescravoparasempre.
8 Se elanãoagradar ao seusenhor, que se comprometeu a casarcomela, eleterá de permitirqueelasejaresgatada; nãopoderávendê-la a um povoestranho, poisissoserádeslealdadeparacomela.
18 — Se doisbrigarem e um ferir o outrocomumapedra ou com o punho, e o feridonãomorrer, masficar de cama;19 se ele se levantaroutravez e andarfora, apoiado no seubordão, entãoseráabsolvidoaqueleque o feriu; somentelhepagará o tempoqueperdeu e farácomquesejacompletamentecurado.
20 — Se alguémferir o seuescravo ou a suaescravacom um bordão, e o feridomorrerlogo, serápunido;21porém, se elesobreviverpor um ou doisdias, o dononãoserápunido, porque o escravo é propriedadesua.
22 — Se homensbrigarem e feriremumamulhergrávida, e foremcausa de queaborte, porémsemmaiordano, aquelequeferiuseráobrigado a indenizarsegundo o quelheexigir o marido da mulher; e pagarácomo os juízeslhedeterminarem.
23Mas, se houverdanograve, então o castigoserávidaporvida,24olhoporolho, dentepordente, mãopormão, pé por pé,25queimaduraporqueimadura, ferimentoporferimento, golpeporgolpe.
29Mas, se o boi já antescostumavachifrar, e o seudonosabiadisso e não o prendeu, e o boimatar um homem ou umamulher, o boiseráapedrejado, e tambémserámorto o seudono.
33 — Se alguémdeixarabertaumacova ou se alguémcavarumacova e não a tapar, e nelacair um boi ou um jumento,34 o dono da covapagará o valor do animal; pagarádinheiro ao seudono, mas o animalmortoseráseu.
Nenhum comentário ainda.