1 Em um dosdias em queJesusensinava ao povo no templo e anunciava o evangelho, sobrevieram os principaissacerdotes e os escribas, juntamentecom os anciãos,2 e falaram-lhenestestermos: Dize-nos: Comqueautoridadefazesessascoisas ou quem é o que te deuestaautoridade?
10 No tempopróprio, mandou um servoaoslavradores, paraquelhedessem do fruto da vinha; os lavradores, porém, depois de o espancarem, mandaram-no emborasemcoisaalguma.
19Naquelamesmahora, os escribas e os principaissacerdotesprocurarampôr-lhe as mãos, mastemeram o povo; poisperceberamque, em referência a eles, haviaditoestaparábola.
20Observando-o, enviaram-lheemissáriosque se fingiramjustos, para o apanhar em algumapalavra, de modoque o pudessementregar à jurisdição e à autoridade do governador.
21 E perguntaram-lhe: Mestre, sabemosquefalas, e ensinasretamente, e não te deixaslevar de respeitoshumanos, masensinas o caminho de Deussegundo a verdade;22 é-noslícito ou nãopagartributo a César?
27Chegandoalgunsdossaduceus, homensquenegam a ressurreição,28perguntaram-lhe: Mestre, Moisésnosdeixouescritoque, se morrer um homemcasado e nãodeixarfilhos, seuirmãocasecom a viúva e dê sucessão ao falecido.
29Havia, pois, seteirmãos: o primeirocasou e morreusemfilhos;30 o segundo31 e o terceirocasaramcom a viúva; e, assim, os sete e morreramsemdeixaremfilhos.
34Respondeu-lhesJesus: Os filhosdestemundocasam-se e dão-se em casamento;35masaquelesquesãojulgadosdignos de alcançar o mundovindouro e a ressurreiçãodentre os mortosnão se casam, nem se dão em casamento.
37Masque os mortosressuscitam, Moisés o indicou na passagem a respeito da sarça, onde se dizque o Senhor é o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
42Porque o próprioDavidisse no livrodosSalmos: Disse o Senhor ao meuSenhor: Senta-te à minhamãodireita,43atéque eu ponha os teusinimigosporescabelodosteuspés.
45Ouvindo-o todo o povo, disseJesus a seusdiscípulos:46Guardai-vosdosescribas, quequeremandarcomvestescompridas, gostamdassaudaçõesnaspraças, dosprimeirosassentosnassinagogas e dosprimeiroslugaresnosbanquetes;47 os quaisdevoram as casasdasviúvas e fazem, porpretexto, longasorações; esteshão de recebermuitomaiorcondenação.
Nenhum comentário ainda.