1Saíramtodos os filhos de Israel, e reuniu-se peranteJeová em Mispa a congregaçãocomo se fora um só homem, desde Dã atéBerseba, comotambém a terra de Gileade.
2 Os homensprincipais de todo o povo, a saber, de todas as tribos de Israel, apresentaram-se na assembleia do povo de Deus, em número de quatrocentosmilquetiravam a espada.
3 (Ouviram os filhos de Benjamimque os filhos de Israelhaviamsubido a Mispa.) Disseram os filhos de Israel: Dizei-nos, de quemodo se cometeuestamaldade?
5 Os cidadãos de Gibeálevantaram-se contramim e cercaram de noite a casa em que eu estava; a mim me tencionarammatar e a minhaconcubina a violaram, de maneiraquemorreu.
6Então, peguei na minhaconcubina, dividi-a em pedaços e enviei-os portodo o país da herança de Israel, porquecometeramtalabominação e loucura em Israel.
9Porémisto é o quefaremos a Gibeá; subiremoscontraelaporsorte;10tomaremos de todas as tribos de Israeldezhomens de cadacem, e cem de cadamil, e mil de cadadezmilparaprocuraremvíverespara o povo, a fim de que, vindo a Gibeá de Benjamim, lhedeem o pago de toda a loucuraquefez em Israel.
13Entregai-nos, agora, os homens, filhos de Belial, queestão em Gibeá, paraque os façamosmorrer e paraquetiremos de Israelestemal. PorémBenjamimnãoquisouvir a voz de seusirmãos, os filhos de Israel.
15Contaram-se naqueledia os filhos de Benjamim, dascidades, vinte e seismilhomensquetiravam a espada, afora os habitantes de Gibeá, de que se contaramsetecentoshomensescolhidos.
18Tendo-se levantado os filhos de Israel, subiram a Betel e consultaram a Deus, perguntando: Quem de nóssubiráprimeiroparapelejarcontra os filhos de Benjamim? RespondeuJeová: Judásubiráprimeiro.
23Subiram os filhos de Israel e choraramdiante de Jeováaté à tarde, e perguntaram-lhe: Tornarei a pelejarcontra os filhos de meuirmãoBenjamim? RespondeuJeová: Subicontraeles.
26Todos os filhos de Israel e todo o povosubiram a Betel, choraram, ali se assentaramdiante de Jeová e jejuaramaquelediaaté à tarde. Diante de Jeováofereceramholocaustos e ofertaspacíficas.
27 Os filhos de Israelperguntaram a Jeová (porque a arca da aliança de Deusestavaalinaquelesdias,28 e Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, lheassistia): Tornareiainda a sair à pelejacontra os filhos de meuirmãoBenjamim, ou desistirei? RespondeuJeová: Subi, porqueamanhãtosentregareinasmãos.
31Saíram os filhos de Benjamim ao encontro do povo e foramatraídos da cidade; comodasoutrasvezes, começaram a ferir e mataram do povounstrintahomens de Israel no campo, pelasestradas, umadasquaissobeparaBetel, e a outra, paraGibeá.
32Disseram os filhos de Benjamim: Estãoderrotadosdiante de nóscomodantes. Porém os filhos de Israeldisseram: Fujamos, e atraiamo-los da cidadepara as estradas.
33Todos os homens de Israel se levantaram do seulugar e ordenarambatalha em Baal-Tamar. A emboscada de Israelsurgiu de repente do seulugar ao ocidente de Gibeá.
36Assim, os filhos de Benjamimviramqueestavamderrotados; pois os homens de Israelcederamlugar a Benjamim, porqueconfiaram na emboscadaquehaviampostocontraGibeá.
38 Os homens de Israeltinhamcombinadocom a emboscadaquefizessesubirumanuvem de fumocomosinal do tempo39 em quedeviamvoltar ao combate. Benjamimcomeçou a ferir e a matardoshomens de Israelquasetrintapessoas, poisdisseram: Semdúvidaestãoderrotadosdiante de nós, como na pelejaanterior.
42Portanto, viraram as costasdiantedosfilhos de Israel em busca do caminho do deserto; porém a peleja os apertou; os dascidades os destruíram ao passarporeles.
45Então, viraram as costas e fugirampara o desertoaté a penha de Rimom. Rabiscaramdelesnasveredasaindacincomilhomens; seguiram-nos de pertoatéGidom e mataramdelesunsdoismilhomens.
48 Os filhos de Israelvoltarampara os filhos de Benjamim e feriram ao fio da espada a cidadecom os homens e animais e tudo o que se achavaali; alémdisso, puseramfogo a todas as cidadesqueacharam.
Nenhum comentário ainda.