1Entãosaíramtodos os filhos de Israel, desde Dã atéBerseba, e desde a terra de Gileade, e a congregação, como se fora um só homem, se ajuntoudiante do senhor em Mizpá.
2 Os homensprincipais de todo o povo, de todas as tribos de Israel, apresentaram-se na assembléia do povo de Deus; eramquatrocentosmilhomens de infantariaquearrancavam da espada.
3 (Ora, ouviram os filhos de Benjamimque os filhos de Israelhaviamsubido a Mizpá). E disseram os filhos de Israel: Dizei-nos, de quemodo se cometeuessamaldade?
4Entãorespondeu o levita, marido da mulherqueforamorta, e disse: Chegueicom a minhaconcubina a Gibeá, quepertence a Benjamim, paraalipassar a noite;5 e os cidadãos de Gibeá se levantaramcontramim, e cercaram e noite a casa em que eu estava; a mimintentarammatar, e violaram a minhaconcubina, de maneiraquemorreu.
6Entãopeguei na minhaconcubina, dividi-a em pedaços e os envieiportodo o país da herança de Israel, porquantocometeramtalabominação e loucura em Israel:7Eisaquiestaistodosvós, ó filhos de Israel; dai a vossapalavra e conselhonestecaso.
9Masisto é o quefaremos a Gibeá: subiremoscontraelaporsorte;10tomaremos, de todas as tribos de Israel, dezhomens de cadacem, cem de cadamil, e mil de cadadezmil, paratrazeremmantimentopara o povo, a fim de que, vindoele a Gibeá de Benjamim, lhefaçaconformetoda a loucuraqueelafez em Israel.
13Entregai-nos, pois, agoraaqueleshomens, filhos de Belial, queestão em Gibeá, paraque os matemos, e extirpemos de Israelestemal. Mas os filhos de Benjamimnãoquiseramdarouvidos à voz de seusirmãos, os filhos de Israel;14pelocontrário, dassuascidades se ajuntaram em Gibeá, parasaírem a pelejarcontra os filhos de Israel:15Ora, contaram-se naquelediadosfilhos de Benjamim, vindosdassuascidades, vinte e seismilhomensquearrancavam da espada, afora os moradores de Gibeá, de que se sentaramsetecentoshomensescolhidos.
18Então, levantando-se os filhos de Israel, subiram a Betel, e consultaram a Deus, perguntando: Quemdentrenóssubiráprimeiro a pelejarcontraBenjamim ? Respondeu o Senhor: Judásubiráprimeiro.
23 E subiram os filhos de Israel, e choraramperante o Senhoraté a tarde, e perguntaram-lhe: Tornaremos a pelejarcontra os filhos de Benjamim, nossoirmão? E disse o Senhor: Subicontraeles.
25Também os de Benjamim, nessemesmodia, saíram de Gibeá ao seuencontro e derrubaramporterramaisdezoitomilhomens, sendotodosestesdosquearrancavam da espada.
26Entãotodos os filhos de Israel, o exércitotodo, subiram e, vindo a Betel, choraram; estiveramalisentadosperante o Senhor, e jejuaramaquelediaaté a tarde; e ofereceramholocaustos e ofertaspacíficasperante ao Senhor.
27Consultaram, pois, os filhos de Israel ao Senhor (porquanto a arca do pacto de Deusestavaalinaquelesdias;28 e Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, lheassistia), e perguntaram: Tornaremosainda a sair à pelejarcontra os filhos de Benjamim, nossoirmão, eu desistiremos? Respondeu o Senhor: Subi, porqueamanhã vo-losentregareinasmãos.
31Então os filhos de Benjamimsaíram ao encontro do povo, e foramatraídos da cidade. e começaram a ferir o povocomodasoutrasvezes, matandounstrintahomens de Israel, peloscaminhos, um dosquaissobeparaBetel, e o outroparaGibeápelocampo.
32Peloquedisseram os filhos de Benjamim: Vãosendoderrotadosdiante de nóscomodantes. Mas os filhos de Israeldisseram: Fujamos, e atraiamo-los da cidadepara os caminhos.
33Entãotodos os homens de Israel se levantaram do seulugar, e ordenaram a batalha em Baal-Tamar; e a emboscada de Israelirrompeu do seulugar, a oeste de Geba.
35Então o Senhorderrotou a Benjamimdiantedosfilhos de Israel, quedestruíramnaquelediavinte e cincomil e cemhomens de Benjamim, todosestesdosquearrancavam da espada.
36Assim os filhos de Benjamimviramqueestavamderrotados; pois os homens de Israelhaviamcedidoterrenoaosbenjamitas, porquantoestavamconfiados na emboscadaquehaviampostocontraGibea;37 e a emboscada, apressando-se, acometeu a Gibeá, e prosseguiucontraela, ferindo ao fio da espadatoda a cidade:38Ora, os homens de Israeltinhamdeterminadocom a emboscada um sinal, queerafazerlevantar da cidadeumagrandenuvem de fumaça.
39Viraram-se, pois, os homens de Israel na peleja; e já Benjamimcemeçara a atacar es homens de Israel, havendomortounstrintadeles; peloquediziam: Certamentevãosendoderrotadosdiante de nós, como na primeirabatalha.
40Masquando o sinalcomeçou a levantar-se da cidade, numacoluna de fumaça, os benjamitasolharamparatrás de si, e eisquetoda a cidadesubia em fumaça ao céu.
42Portanto, virando as costasdiantedoshomens de Israel, fugirampara o caminho do deserto; porém a peleja os apertou; e os quesaíamdascidades os destruíam no meiodeles.
45Então os restantes, virando as costasfugiramparadeserto, até a penha de Rimom; mas os filhos de Israelcolheramdelespeloscaminhosaindacincomilhomens; e, seguindo-os de pertoatéGidom, mataramdelesmaisdoismil.
48 E os homens de Israelvoltarampara os filhos de Benjamim, e os passaram ao fio da espada, tanto os homens da cidadecomo os animais, tudoquantoencontraram; e a todas as cidadesqueacharampuseramfogo.
Nenhum comentário ainda.