1Saíramtodos os filhos de Israel, e a congregação se ajuntouperante o SENHOR em Mispa, como se fora um só homem, desde Dã atéBerseba, comotambém a terra de Gileade.
2 Os príncipes de todo o povo e todas as tribos de Israel se apresentaram na congregação do povo de Deus. Haviaquatrocentosmilhomens de pé, quepuxavam da espada.
4Então, respondeu o homemlevita, marido da mulherqueforamorta, e disse: Chegueicom a minhaconcubina a Gibeá, cidade de Benjamim, parapassar a noite;5 os cidadãos de Gibeá se levantaramcontramim e, à noite, cercaram a casa em que eu estava; intentarammatar-me e violaram a minhaconcubina, de maneiraquemorreu.
10Tomaremosdezhomens de cem de todas as tribos de Israel, e cem de mil, e mil de dezmil, paraprovidenciaremmantimentopara o povo, a fim de queeste, vindo a Gibeá de Benjamim, faça a elaconformetoda a loucuraquetemfeito em Israel.
13Dai-nos, agora, os homens, filhos de Belial, queestão em Gibeá, paraque os matemos e tiremos de Israel o mal; porémBenjamimnãoquisouvir a voz de seusirmãos, os filhos de Israel.
15 E contaram-se, naqueledia, os filhos de Benjamimvindosdascidades; eramvinte e seismilhomensquepuxavam da espada, afora os moradores de Gibeá, de que se contavamsetecentoshomensescolhidos.
18Levantaram-se os israelitas, subiram a Betel e consultaram a Deus, dizendo: Quemdentrenóssubirá, primeiro, a pelejarcontraBenjamim? Respondeu o SENHOR: Judásubiráprimeiro.
23Antes, subiram os filhos de Israel, e choraramperante o SENHORaté à tarde, e consultaram o SENHOR, dizendo: Tornaremos a pelejarcontra os filhos de Benjamim, nossoirmão? Respondeu o SENHOR: Subicontraele.
25Também os de Benjamim, no diaseguinte, saíram de Gibeá de encontro a eles e derribaramaindaporterramaisdezoitomilhomens, todosdosquepuxavam da espada.
26Então, todos os filhos de Israel, todo o povo, subiram, e vieram a Betel, e choraram, e estiveramaliperante o SENHOR, e jejuaramaquelediaaté à tarde; e, perante o SENHOR, ofereceramholocaustos e ofertaspacíficas.
27 E os filhos de Israelperguntaram ao SENHOR (porquanto a arca da Aliança de Deusestavaalinaquelesdias;28 e Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, ministravaperanteelanaquelesdias), dizendo: Tornaremos a sairainda a pelejarcontra os filhos de Benjamim, nossoirmão, ou desistiremos? Respondeu o SENHOR: Subi, queamanhã eu os entregareinasvossasmãos.
31Então, os filhos de Benjamimsaíram de encontro ao povo, e, deixando-se atrairparalonge da cidade, começaram a feriralguns do povo, e mataram, comodasoutrasvezes, unstrintadoshomens de Israel, pelasestradas, dasquaisumasobeparaBetel, a outra, paraGibeá do Campo.
32Então, os filhos de Benjamimdisseram: Vãoderrotadosdiante de nóscomodantes. Porém os filhos de Israeldisseram: Fujamos e atraiamo-los da cidadepara as estradas.
33Todos os homens de Israel se levantaram do seulugar e se ordenarampara a peleja em Baal-Tamar; e a emboscada de Israelsaiu do seulugar, dasvizinhanças de Geba.
35Então, feriu o SENHOR a Benjamimdiante de Israel; e mataram os filhos de Israel, naqueledia, vinte e cincomil e cemhomens de Benjamim, todosdosquepuxavam da espada;36assim, viram os filhos de Benjamimqueestavamferidos. Os homens de Israelretiraram-se perante os benjamitas, porquantoestavamconfiados na emboscadaquehaviampostocontraGibeá.
39Então, os homens de Israeldeviamvoltar à peleja. ComeçaraBenjamim a ferir e havia já matadounstrintaentre os homens de Israel, porquediziam: Comefeito, já estãoderrotadosdiante de nós, como na pelejaanterior.
40Então, a nuvem de fumaçacomeçou a levantar-se da cidade, como se foraumacoluna; virando-se Benjamim a olharparatrás de si, eisquetoda a cidadesubia em chamaspara o céu.
45Então, viraram e fugirampara o deserto, à penhaRimom; e, na respiga, mataramaindapeloscaminhosunscincomilhomens, e de perto os seguiramatéGidom, e feriramdelesdoismilhomens.
48 Os homens de Israelvoltarampara os filhos de Benjamim e passaram a fio de espadatudo o querestou da cidade, tantohomenscomoanimais, em suma, tudo o queencontraram; e também a todas as cidadesqueacharampuseramfogo.
Nenhum comentário ainda.