1ENTÃOtodos os filhos de Israelsaíram, e a congregação se ajuntou, perante o SENHOR em Mizpá, como se fora um só homem, desde Dã atéBerseba, comotambém a terra de Gileade.
2 E os principais de todo o povo, de todas as tribos de Israel, se apresentaram na congregação do povo de Deus; quatrocentosmilhomens de pé quetiravam a espada3 (Ouviram, pois, os filhos de Benjamimque os filhos de Israelhaviamsubido a Mizpá). E disseram os filhos de Israel: Falai, comosucedeuestamaldade?
10 E de todas as tribos de Israel, tomaremosdezhomens de cadacem, e cem de cadamil, e mil de cadadezmil, paraprovidenciaremmantimentopara o povo; paraque, vindoele a Gibeá de Benjamim, lhefaçamconforme a toda a loucuraquetemfeito em Israel.
13Dai-nos, pois, agoraaqueleshomens, filhos de Belial, queestão em Gibeá, paraque os matemos, e tiremos de Israel o mal. Porém os filhos de Benjamimnãoquiseramouvir a voz de seusirmãos, os filhos de Israel.
15 E contaram-se naqueledia os filhos de Benjamim, dascidades, vinte e seismilhomensquetiravam a espada, afora os moradores de Gibeá, de que se contaramsetecentoshomensescolhidos.
18 E levantaram-se os filhos de Israel, e subiram a Betel; e consultaram a Deus, dizendo: Quemdentrenóssubiráprimeiro a pelejarcontraBenjamim? E disse o SENHOR: Judásubiráprimeiro.
23 E subiram os filhos de Israel, e choraramperante o SENHORaté à tarde, e perguntaram ao SENHOR, dizendo: Tornar-me-ei a chegar à pelejacontra os filhos de Benjamim, meuirmão? E disse o SENHOR: Subicontraele.
26Entãotodos os filhos de Israel, e todo o povo, subiram, e vieram a Betel e choraram, e estiveramaliperante o SENHOR, e jejuaramaquelediaaté à tarde; e ofereceramholocaustos e ofertaspacíficasperante o SENHOR.
27 E os filhos de Israelperguntaram ao SENHOR (porquanto a arca da aliança de Deusestavaalinaquelesdias;28 E Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, estavaperanteelenaquelesdias), dizendo: Tornareiainda a pelejarcontra os filhos de Benjamim, meuirmão, ou pararei? E disse o SENHOR: Subi, queamanhã eu to entregarei na mão.
31Então os filhos de Benjamimsaíram ao encontro do povo, e desviaram-se da cidade; e começaram a feriralguns do povo, atravessando-os, comodasoutrasvezes, peloscaminhos (um dosquaissobeparaBetel, e o outroparaGibeápelocampo), unstrintadoshomens de Israel.
32Então os filhos de Benjamimdisseram: Estãoderrotadosdiante de nóscomodantes. Porém os filhos de Israeldisseram: Fujamos, e desviemo-los da cidadepara os caminhos.
33Entãotodos os homens de Israel se levantaram do seulugar, e ordenaram a peleja em Baal-Tamar; e a emboscada de Israelsaiu do seulugar, da caverna de Gibeá.
35Entãoferiu o SENHOR a Benjamimdiante de Israel; e destruíram os filhos de Israel, naqueledia, vinte e cincomil e cemhomens de Benjamim, todosdosquetiravam a espada.
36 E viram os filhos de Benjamimqueestavamferidos; porque os homens de Israelderamlugaraosbenjamitas, porquantoestavamconfiados na emboscadaquehaviampostocontraGibeá.
39Viraram-se, pois, os homens de Israel na peleja; e já Benjamimcomeçava a ferir, doshomens de Israel, quasetrintahomens, poisdiziam: Já infalivelmenteestãoderrotadosdiante de nós, como na pelejapassada.
40Então a nuvem de fumaçacomeçou a se levantar da cidade, comoumacoluna; e, virando-se Benjamim a olharparatrás de si, eisque a fumaça da cidadesubia ao céu.
42 E viraram as costasdiantedoshomens de Israel, para o caminho do deserto; porém a peleja os apertou; e os quesaíamdascidades os destruíram no meiodeles.
45Entãoviraram as costas, e fugirampara o deserto, à penha de Rimom; colheramaindadelespeloscaminhosunscincomilhomens; e de perto os seguiramatéGidom, e feriramdelesdoismilhomens.
48 E os homens de Israelvoltarampara os filhos de Benjamim, e os feriram ao fio da espada, desde os homens da cidadeatéaosanimais, até a tudoquanto se achava, comotambém a todas as cidades, quantasacharam, puseramfogo.
Nenhum comentário ainda.