2Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:3Filho do homem, falaaosanciãos de Israel e dize-lhes: Assimdiz o SenhorJeová: Acaso, soisvósvindos a consultar-me? Pelaminhavida, diz o SenhorJeová, não me deixareiserconsultado de vós.
4Acaso, os julgarás, filho do homem; acaso, os julgarás? Faze-os conhecer as abominações de seuspais5 e dize-lhes: Assimdiz o SenhorDeus: No dia em queescolhi a Israel, e levantei a minhamãopara a estirpe da casa de Jacó, e me dei a conhecer a eles na terra do Egito, quandolevantei a minhamãoparaeles, dizendo: Eu souJeovávossoDeus,6naqueledia, levantei a minhamãoparaeles, jurandoque eu os tiraria da terra do Egitoparaumaterraquelhestinhaespiado, quemanaleite e mel, a qual é a glória de todas as terras.
8Masrebelaram-se contramim e não me quiseramouvir; nãolançaram de si cada um as abominaçõesdosseusolhos, nemabandonaram os ídolos do Egito; então, eu dissequederramaria o meufurorcontraeles, paracumprircontraeles a minhaira no meio da terra do Egito.
9Mas o fizporamor do meunome, paraqueelenãofosseprofanado à vistadasnações no meiodasquaisestavam, a cujosolhos eu me dei a conhecer a eles, tirando-os da terra do Egito.
13Mas a casa de Israelrebelou-se contramim no deserto; nãoandaramnosmeusestatutos e rejeitaram os meusjuízos, os quais, se os observar o homem, viveráporeles; e profanaramgrandemente os meussábados. Então, eu dissequederramaria o meufurorsobreeles no deserto, para os consumir.
15Demais, levanteitambém as minhasmãosparaeles no deserto, jurandoque eu não os introduziria na terraquelheshaviadado, quemanaleite e mel, a qual é a glória de todas as terras;16porquerejeitaram os meusjuízos, e nãoandaramnosmeusestatutos, e profanaram os meussábados. Pois o seucoração ia após os seusídolos.
19 Eu souJeová, vossoDeus. Andainosmeusestatutos, e guardai os meusjuízos, e praticai-os;20santificai os meussábados, e elesservirão de sinalentremim e vósparaquesaibaisque eu souJeová, vossoDeus.
21 Os filhos, porém, rebelaram-se contramim; nãoandaramnosmeusestatutos, nemguardaram os meusjuízospara os praticarem, os quais, se os observar o homem, viveráporeles; profanaram os meussábados. Então, eu disseque eu derramariasobreeles o meufuror, paracumprircontraeles a minhaira no deserto.
23Demais, levantei eu a minhamãoparaeles no deserto, jurandoque os espalhariaentre as nações e os dispersariapelospaíses;24porquenãotinhamexecutado os meusjuízos, mastinhamrejeitado os meusestatutos, profanado os meussábados, e os seusolhosiamapós os ídolos de seuspais.
25Aindamais: dei-lhestambém eu estatutosquenãoerambons, juízospelosquaisnãohaviam de viver;26 e os contamineinosseusprópriosdons, porquantofaziampassarpelofogotodos os queabrem a madre, paraque eu os fizessedesolados, a fim de saberemelesque eu souJeová.
27Portanto, filho do homem, fala à casa de Israel e dize-lhes: Assimdiz o SenhorJeová: Aindanisso me blasfemaramvossospais, quecometeramcontramimumatransgressão.
28Pois, tendo-os eu introduzido na terra a respeito da quallevantei a minhamão, jurandoquelhadaria a eles, então, olharamparatodos os outeirosaltos e todas as árvoresfrondosas, e aliofereceram os seussacrifícios, e aliapresentaram a provocaçãodassuasofertas. Tambémalipuseram os seussuavescheiros e aliderramaram as suaslibações.
30Peloquedize à casa de Israel: Assimdiz o SenhorJeová: Acaso, vósvoscontaminais a vósmesmossegundo a maneira de vossospais? E idesvósfornicandoapós as suasabominações?
31 Ao oferecerdes os vossosdons, quandofazeispassarpelofogovossosfilhos, vósvoscontaminaiscomtodos os vossosídolosaté o dia de hoje. Hei eu de serconsultadoporvós, ó casa de Israel? Pelaminhavida, diz o SenhorJeová, nãosereiconsultado de vós;32 o queentra na vossamente de maneiraalgumasucederá; poisvósdizeis: Seremoscomo as nações, como as famíliasdospaíses, servindo ao pau e à pedra.
33Pelaminhavida, diz o SenhorJeová, certamente, commãoforte, combraçoestendido e comfurorderramado, hei de serreisobrevós;34tirar-vos-ei dospovos e vosajuntareidospaíses em quevosachaisespalhados, commãoforte, combraçoestendido e comfurorderramado;35levar-vos-ei ao desertodospovos e ali, face a face, entrarei em juízoconvosco.
37Far-vos-ei passardebaixo da vara e vosfareientrar no vínculo da aliança;38separareidentrevós os rebeldes e os quecontramimtransgridem; da terradassuasperegrinações os fareisair, porémelesnãoentrarão na terra de Israel; e sabereisque eu souJeová.
39Quanto a vós, ó casa de Israel, assimdiz o SenhorJeová: Ide, servicada um de vós os seusídolos; contudo, maistarde me ouvireis e nãoprofanareismais o meusantonomecom os vossosdons e com os vossosídolos.
40Pois no meusantomonte, no montealto de Israel, diz o SenhorJeová, ali me servirátoda a casa de Israel, todaela, na terra. Ali, os aceitarei e alirequererei as vossasofertas e as primíciasdasvossasoblações, juntamentecomtodas as vossascoisassantas.
41Comosuavecheiro, vosaceitarei, quando eu vostirardospovos e vosajuntardospaíses em quetendessidoespalhados; eu sereisantificado em vós à vistadasnações.
43Ali, voslembrareisdosvossoscaminhos e de todos os vossosfeitospelosquaisvostendescontaminado a vósmesmos; e tereisnojo em vósporcausa de todas as vossasmaldadesquetendescometido.
44Sabereisque eu souJeová, quando o tiverfeitoporamor do meunome e nãoconforme os vossosmauscaminhos, nemconforme os vossosfeitoscorruptos, ó casa de Israel, diz o SenhorJeová.
45Veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:46Filho do homem, olhapara o Sul, e deixacair a tuapalavrapara o Sul, e profetizacontra o bosque do campo do Neguebe.
47Dize ao bosque do Neguebe: Ouve a palavra de Jeová: Assimdiz o SenhorJeová: Eisqueacenderei em ti um fogoquedevorará em ti todaárvoreverde e todaárvoreseca; não se apagará a chamaflamejante, e porelaserãoqueimadostodos os rostosdesde o Sulaté o Norte.
Nenhum comentário ainda.